Cruzamentos entre Arte e Arquitetura no México Moderno

O início do século XX no México é marcado por uma série de transformações sociais, culturais e políticas. As influências artísticas neoclássicas europeias começaram a ser altamente questionadas e o muralismo, como estratégia de educação ao povo mexicano adotada pelo Governo, passou a incorporar novas narrativas incluindo as culturas indígenas e ancestrais, celebrando o processo revolucionário.
As práticas entre artistas e arquitetos aconteceram de modo intenso a partir deste período. O curso busca aprofundar e discutir os cruzamentos entre arte e arquitetura, entre 1910 e 1979, tomando como base a produção de importantes expoentes deste período: Juan O´Gorman e Diego Rivera (anos 1920-1930); Mario Pani e Carlos Mérida (a construção da Cidade Universitária e a integração plástica nos anos 1940-1950), Luis Barragán e Mathias Goeritz (anos 1940-1950); Pedro Ramírez Vázquez e La Ruta de la Amistad (1968), finalizando com o Espacio Escultorico (1979).

Aula 01 — Juan O´Gorman e Diego Rivera: Arquitetura após a Revolução e o Muralismo Mexicano

Aula 02 — Mario Pani e Carlos Mérida: a construção da Cidade Universitária e a integração plástica

Aula 03 — Luis Barragán e Mathias Goeritz: por uma arquitetura emocional

Aula 04 — Pedro Ramírez Vázquez, La Ruta de la Amistad e o Espacio Escultórico

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Cruzamentos entre Arte e Arquitetura no México Moderno" 07 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979881/cruzamentos-entre-arte-e-arquitetura-no-mexico-moderno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.