Restaurante Metasequoia Grove / goa

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Exterior, Orla, JanelaRestaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de ExteriorRestaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Vidro, JanelaRestaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de InterioresRestaurante Metasequoia Grove / goa - Mais Imagens+ 20

Suzhou, China
  • Arquitetos: goa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  416
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yilong Zhao, Lanzhen
  • Cidade: Suzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Exterior, Orla, Janela
© Yilong Zhao

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Restaurante Metasequoia Grove projetado por GOA está localizado na vila de Shan Wan, Distrito de Wujiang, Suzhou, China. Em 2020, o governo chinês lançou a proposta de revitalização rural "Wujiang — Beautiful Village". As áreas ao redor de Zhongjiadang e Suzhou seriam as primeiras áreas de lançamento do programa. A proposta visa promover a agricultura, a cultura e o turismo locais como motores significativos, e o projeto está na zona de lançamento. Os arquitetos do GOA primeiro observaram um complexo de lazer de baixo crescimento no lado oeste do vilarejo de San Wan, servindo como uma acolhedora área social pública para toda a comunidade. Como a primeira fase do projeto, o Restaurante Metasequoia Grove está localizado na extremidade oeste, o local não funciona apenas como um restaurante para os visitantes, mas também como um pequeno salão de banquetes multifuncional para a realização de eventos públicos. O projeto do restaurante tem o objetivo de trazer mais oportunidades de emprego e benefícios econômicos sustentáveis para a área.

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Yilong Zhao

Paisagem Arquitetônica. Como uma vila tradicional da região de Jiangnan, situada na vasta planície pantanosa de Taihu, a vila de Shan Wan foi construída à beira da água. A água, o céu e a aldeia constituem um espetáculo magnífico que se estende em serenidade. Em vez de ser uma construção arquitetônica, o Restaurante Metasequoia Grove é mais uma paisagem que mergulha em seu contexto natural e eventualmente se torna parte da natureza. O local proporciona um momento de alegria junto à água e uma experiência pacífica na natureza, onde a arquitetura permite novas formas de ver a paisagem.

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Exterior, Janela
© Yilong Zhao

Da natureza à artificialidade. Um trecho de aldeias existentes serpenteia a leste do local, e vastas extensões de terras agrícolas e bosques cobrem o oeste e o norte. Um bosque de árvores metasequoias calmamente ao lado de uma enorme extensão de água no sul torna-se o único horizonte natural neste terreno plano. As copas das árvores são abstraídas e traduzidas em uma linguagem arquitetônica puramente geométrica, um tronco piramidal, e aplicadas ao restaurante como um ícone de destaque e uma inspiração modular para o projeto. O módulo de tronco piramidal tem três tamanhos e forma uma ordem modular de pequeno a médio porte conforme a relação matemática do comprimento lateral do quadrado na parte inferior, na proporção 2:3:4. Três diferentes escalas se misturam e se agrupam, formando uma estrutura de copa contínua que traça um perfil de floresta artificial na natureza para simular o processo generativo dos meios naturais.

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Exterior
© Yilong Zhao

O controle da altura total é inferior a 12 m. Cada módulo de tronco piramidal é fechado por uma claraboia que permite que a luz natural entre no espaço de forma mais moderada. O sistema de cobertura é dividido em três camadas: painéis de alumínio perfurado personalizados na camada externa, texturas como as copas das árvores metasquoias, vidro como uma camada intermediária introduzindo maior luminosidade, e painéis de madeira ripada cobrem a camada interna.

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Imagem 15 de 25
Modelo Estrutural Cobertura
Restaurante Metasequoia Grove / goa - Imagem 16 de 25
Maquete Cobertura

Os quadros do beiral. O projeto oferece aos visitantes uma nova perspectiva para vivenciar a paisagem. Os beirais são uniformemente rebaixados para 2,7 m, emoldurando a linha do horizonte da paisagem pantanosa que captura a vastidão e a tranquilidade na imaginação de uma pintura tradicional chinesa. As aberturas de ar são colocadas ao nível do solo ao lado das janelas para reduzir a interferência visual. De pé sob o beiral e olhando para fora, a imensidão e a tranquilidade do pântano liso parecem ser capturadas na paisagem. As saídas de ar também são colocadas ao nível do solo para reduzir as interferências visuais no interior do telhado de baixa cornija.

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Interiores, Fachada
© Yilong Zhao
Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Interiores
© Yilong Zhao

Para enfatizar a leveza da cobertura, os pilares do restaurante são minimizadas para 10, dispostos em torno das bordas internas do interior. Cada coluna de baixa sustentação é agrupada por um conjunto de 3 esbeltos pilares de aço com um diâmetro de 10 cm. Apenas 11 colunas de aço, com um diâmetro de 15 cm, estão dispostas ao longo da borda do terraço exterior sob o beiral. Cada conjunto se alinha com uma borda correspondente da estrutura da cobertura e das esquadrias, unidas por cores.

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Vidro, Janela
© Yilong Zhao

O projeto também adota uma série de estratégias para maximizar a transparência entre interior e exterior, ofuscando as fronteiras. Por exemplo, o material de pavimentação do restaurante para o terraço permite uma sensação de extensão do ambiente conectando-se com uma paisagem aquática periférica infinita, que se integra com o corpo de água existente, para criar coerência entre a arquitetura e o pântano natural. Além disso, janelas personalizadas do piso ao teto com mais de 2 m de largura e caixilhos estreitos aumentam a grande abertura visual do espaço.

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Interiores, Fachada
© Yilong Zhao
Restaurante Metasequoia Grove / goa - Fotografia de Interiores
© Yilong Zhao

O Restaurante Metasequoia Grove é um pequeno e icônico projeto térreo, originado a partir de um programa governamental de revitalização rural. Embora ainda não esteja oficialmente aberto, os visitantes já apareceram. Ao misturar suavemente a paisagem ribeirinha com uma delicada textura rústica, o projeto valoriza a experiência do magnífico cenário natural com a arquitetura, construindo uma nova paisagem para a vila existente.

Restaurante Metasequoia Grove / goa - Imagem 17 de 25
Maquete
Restaurante Metasequoia Grove / goa - Imagem 18 de 25
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Metasequoia Grove / goa" [Restaurant of Metasequoia Grove in Shan Wan Village / goa] 18 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979825/restaurante-metasequoia-grove-goa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.