Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó

Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaReabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Exterior, Porta, Tijolo, FachadaReabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, PilarReabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Interiores, Viga, PilarReabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Mais Imagens+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  917
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Flajszer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AICOMAR, FORESTAL VIC, GILTEULADES, Guardian Glass, Gutex, MAUSA, SYLVERCO
  • Arquitetos Líderes: Nil Brullet Francí, Maria Morillo Sedó
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Andrés Flajszer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo industrial Can Luna situa-se no noroeste de La Garriga, adjacente ao rio Congost (que delimita a área urbana) e numa posição chave para o desenvolvimento urbano do município.

Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar, Viga
© Andrés Flajszer
Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Andrés Flajszer

A Câmara Municipal pretende transformar todo o complexo, composto por três grandes armazéns, num novo espaço sócio-cultural. A transformação será realizada em 3 fases das quais, de momento, apenas a primeira (a correspondente à nave central) foi realizada, onde está previsto desenvolver um espaço polivalente, ou seja, um grande espaço na nave para realizar todo o tipo de atividades com os seus serviços correspondentes. O projeto teve em conta a renovação de todo o complexo.

Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Exterior
© Andrés Flajszer
Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Imagem 25 de 27
Planta

A primeira ação proposta é o esvaziamento do pátio central do Can Luna (com a consequente demolição dos volumes anexos) de tal forma que recupera a sua aparência original, assume uma dimensão urbana e recupera um espaço de conexão bastante amplo, a partir do qual se pode aceder aos armazéns.

Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Pilar
© Andrés Flajszer

A demolição dos volumes anexos permite a realização de um dos pontos fortes do projeto: a construção de uma nova galeria de acesso que funciona como organizador das circulações, permite um acesso flexível, e funciona como gestor climático. Ou seja, como um regulador higrotérmico e leve: no Inverno fecha as suas aberturas e capta a radiação, no Verão estas abrem-se para ventilar as clarabóias, e a vegetação e a saliência protegem a fachada da radiação. A construção da galeria é compatível com a implementação em fases solicitada pela Câmara Municipal. Na primeira fase, que já foi construída, a parte em frente do edifício remodelado foi executada. Em fases sucessivas, a galeria será completada à medida que o resto dos edifícios forem reabilitados.

Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Exterior
© Andrés Flajszer
Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Interiores
© Andrés Flajszer

A remodelação da própria nave B procura potencializar a sua arquitetura e adaptar o espaço às novas exigências funcionais. O primeiro ponto a ser abordado foi tentar conservar o elemento mais característico do edifício, o seu telhado de cerâmica com as poderosas treliças de madeira que organizam o espaço interno, para o qual foi necessário reforçar tanto as treliças como os remoinhos.

Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Fachada, Pilar
© Andrés Flajszer
Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Imagem 26 de 27
Seção construtiva

Os peitoris das janelas foram então demolidos para alcançar dois efeitos essenciais: gerar aberturas muito mais amplas que permitem uma melhor luz solar no interior e criar múltiplos acessos ao interior da Nave. Ao mesmo tempo, as janelas da fachada foram restauradas, projetando as vistas para o exterior. Esta dupla intervenção, embora mantendo a morfologia prototípica das paredes e aberturas dos edifícios industriais, consegue uma grande permeabilidade visual que atravessa o edifício, ligando o pátio do Can Luna, a galeria de acesso, o interior do edifício e o espaço verde do rio Congost.

Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó - Fotografia de Exterior, Janela
© Andrés Flajszer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Garriga, Barcelona, ​​Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó" [Rehabilitación Can Luna / Nil Brullet Arquitectura + Maria Morillo Sedó] 09 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979737/reabilitacao-can-luna-nil-brullet-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.