Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects

Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Arcada, Arco, PilarCentro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Arcada, ArcoCentro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Arcada, ArcoCentro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Exterior, CercaCentro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1460
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Arquitetos Líderes: Vo Trong Nghia, Nguyen Tat Dat
  • Equipe De Projeto: Nguyen Van An, Tu Minh Dong, Bui Quang Huy, Manh Trong Danh, Thai Khac Phuc
  • Cidade: Phu Quoc
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Arcada, Arco, Pilar
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Vinpearl é o centro de boas-vindas do plano diretor do resort Grand World Phu Quoc que, por sua vez, é peça central do enorme complexo Phu Quoc United Center. O cliente nos pediu uma estrutura de bambu que incorporasse a cultura vietnamita e se tornasse símbolo de todo o projeto do plano diretor, atraindo turistas para o Grand World Phu Quoc. O projeto é enorme, com uma área construída de 1.460 m2. Conseguimos satisfazer os desejos do cliente criando uma estrutura de bambu única que incorpora a cultura vietnamita e também é um símbolo do Grand World Phu Quoc. O lótus e o tambor de bronze, dois símbolos tradicionais vietnamitas, são esculpidos nas densas camadas da grade de bambu, expressando aspectos culturais tradicionais do Vietnã.

Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco
© Hiroyuki Oki
Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Imagem 18 de 26
Implantação
Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Arcada, Arco
© Hiroyuki Oki

Em termos de sustentabilidade, o projeto tem alta eficiência energética e faz uso de materiais naturais e de baixo custo, tanto no projeto quanto na construção, usando apenas cordas e pinos de bambu como conectores das peças da estrutura. Não há uso de ar-condicionado e a iluminação artificial é mínima, sendo necessária apenas durante a noite.

Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Arcada, Arco
© Hiroyuki Oki

O Projeto Vinpearl é, antes de tudo, uma enorme estrutura de bambu de 42 mil peças. O processo de construção com bambu é único. Nós aperfeiçoamos esse processo em termos de transporte, pois tivemos que levar os bambus para uma ilha, e precisão, devido à união de vários sistemas dentro de um mesmo projeto. O sistema de conexões foi um desafio, já que muitos sistemas estruturais foram utilizados e os detalhes são complexos.

Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Arco, Pilar
© Hiroyuki Oki
Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Imagem 22 de 26
Corte

O sistema estrutural de Vinpearl Phu Quoc é híbrido. Ele combina sistemas de arcos, domos e grelhas, resultado do nosso conhecimento acumulado no uso de bambu com várias soluções estruturais. Um sistema híbrido une várias formas diferentes, criando uma estética única para o projeto. Uma borda em balanço, por exemplo, requer o uso de contraventamentos como elementos estruturais secundários em comparação com os elementos estruturais principais.

Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Hiroyuki Oki
Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Interiores, Arcada, Pilar, Arco
© Hiroyuki Oki

A qualidade espacial deste projeto é influenciada pelos sistemas estruturais híbridos. Embora a estrutura seja complexa, com camadas densas de sistemas interligados, o espaço é muito aberto e transparente, ficando completamente aberto devido à natureza dos sistemas empregados e à forma como os elementos de bambu se conectam. Isso se deve ao nosso sistema de junção simples, com cordas e elementos de fixação de baixo custo. A natureza modular dos contraventamentos de nossas estruturas também aumenta a transparência da estrutura.

Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Aço, Corrimão
© Hiroyuki Oki
Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Imagem 26 de 26
Diagrama

O sistema em grelha permite a ventilação natural no espaço interno. A transparência do espaço, o sistema de grelha e o percurso de arcos ao longo de toda a estrutura conecta o interior ao exterior. As aberturas e transparências também permitem que a iluminação natural venha pela lateral e pela abertura na cobertura. A luz entra cheia de beleza e, junto com a cor natural do bambu, cria um ambiente aconchegante e intimista, mesmo que a estrutura seja muito aberta em termos de fluxo de ar. Esculpimos um lótus e um tambor dentro do espaço da grelha. A grade é muito precisa e combinada com arcos e cúpulas de bambu, surpreende as pessoas que chegam no espaço.

Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Exterior, Cerca
© Hiroyuki Oki

Vinpearl Phu Quoc é um projeto ideal para mostrar o significado e a originalidade de nossa arquitetura de bambu devido às nossas principais características:

  • Utiliza material natural sem nenhum tratamento químico, totalizando 42.000 colmos.
  • É uma estrutura de bambu puro.
  • É energeticamente eficiente, usando material natural e sustentável de baixo custo.
  • Expressa símbolos tradicionais vietnamitas.

Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects - Fotografia de Exterior
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Phú Quốc, Phu Quoc, Kien Giang, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de recepção do Grand World Phu Quoc / VTN Architects" [Grand World Phu Quoc Welcome Center / VTN Architects] 05 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979676/centro-de-recepcao-do-grand-world-phu-quoc-vtn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.