Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura

Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Exterior, JanelaCentro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCentro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCentro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de ExteriorCentro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Mais Imagens+ 15

San Ignacio, Argentina
  • Arquitetos: ENNE Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  72
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografías:Elisa Keo,
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACINDAR, Aluar, Durlock, Isover, Nemetschek, Sika, Sinteplast, Ternium, Trimble Navigation, VASA
  • Arquitetos Responsáveis: Marcela Gadea, Matías Taborda
  • Arquiteto Associado: Eduardo Varela
  • Engenharia: Alberto Andrada
  • Colaboradora: Rocío Danchuk
  • Cidade: San Ignacio
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Elisa Keo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Podemos afirmar que este edifício pode ser entendido através do seu uso: um posto de informação turística. Mas essa afirmação não deve ser entendida a partir de um funcionalismo programático, mas sim do que representa uma instalação que impulsiona a visita a diferentes atrativos. Costuma-se associar que estes tipos de edifícios devem ter uma forma icônica, e muitas vezes associada alegoricamente aos destinos que promovem. Estávamos enfrentando esse problema em uma parte bastante caótica da cidade. Caracterizado pela alta velocidade na Estrada Nacional 12 e sua via coletora, uma transição entre urbanidade e ruralidade, e por diversas arquiteturas infraestruturais e institucionais como a rodoviária e uma delegacia de polícia. Além disso, sendo um edifício do Estado (financiamento do Governo Nacional e execução do Governo Provincial), teria um orçamento limitado e também pouco investimento na sua manutenção a longo prazo.

Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Elisa Keo
Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Elisa Keo

Perante estas variáveis, e após sucessivos cortes orçamentais durante o processo de projeto, o edifício é resolvido com base nas seguintes decisões: Uma praça, um vazio, faz a intermediação entre as vias de circulação rápida e o edifício. Esta será construída numa fase posterior e servirá para acolher eventos culturais, feiras de artesanato e promoções de turismo ao ar livre. O edifício é um paralelepípedo de 6x12x6 metros, disposto no nível mais alto do lote. Como se fosse um maciço, está "vazio" em uma parte para abrigar o programa de serviço público. E continua “pleno” nas áreas destinadas a serviços, infraestruturas de acolhimento e onde é necessário gerar estratégias passivas de atenção ao rigoroso clima local, caracterizado por alta temperatura, alta umidade e forte incidência solar. A imagem estereotômica do edifício é reforçada pela sua pele em "asperón rojo", uma pedra local com bom comportamento térmico e envelhecimento nobre. Em sua imagem forte e no cromatismo de sua superfície, o edifício começa a estabelecer relações de pertencimento com as arquiteturas pré-existentes: os vestígios, patrimônio da humanidade, do complexo jesuíta-guarani; e cada vez mais próximo, na arquitetura popular que encontra no "asperón" um revestimento preferido.

Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Interiores
Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Interiores
Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Imagem 12 de 20
Planta
Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Imagem 14 de 20
Corte
Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Imagem 10 de 20
Iso

Desta forma, a iconicidade é construída através do vazio da praça, da forma abstrata e da pele de arenito. Assim, a arquitetura proposta é um aglomerado de decisões simples, quase simplistas, que buscam construir uma resposta sintética que aborde todas as complexidades do projeto descrito.

Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Elisa Keo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:N3322 San Ignacio, Misiones, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura" [Centro de información turística San Ignacio / ENNE Arquitectura] 03 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979511/centro-de-informacao-turistica-san-ignacio-enne-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.