Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects

Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de ExteriorCasa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim, Viga, Aido, PátioCasa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de InterioresCasa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimCasa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Mais Imagens+ 42

Buon Ma Thuot, Vietnã
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Damsan, Hafele, MaiHoang Paint, Moc Nhien, Panasonic
  • Equipe De Projeto: Dang Anh Khoa, Tran Quoc Nhat, Le Duc Duy, Pham Dang Toan Dien, Dang Thanh Phat, Phan Trong Hiep
  • Cidade: Buon Ma Thuot
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. BMT é a nossa maneira de recontar a história de belas memórias que pertencem a um jovem casal, de seu amor pela natureza e os valores fundamentais da vida. Eles nos contaram histórias sobre sua infância, quando nasceram e cresceram na beleza poética simples da casa com telhado de telha cerâmica cercada por um jardim verdejante, do som poético e hipnotizante do chilrear dos pássaros harmonizando-se com o córrego correndo no jardim frontal.

Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Jardim, Floresta
© Hiroyuki Oki
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Imagem 35 de 47
Planta - Térreo
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroyuki Oki
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira, Jardim, Pátio, Aido
© Hiroyuki Oki

A nova casa está localizada em uma área urbana promissora ao norte da cidade de Buon Ma Thuot, Vietnã. Como a maioria dos projetos atuais de planejamento de localidades urbanas e rurais com infraestrutura e sistemas de tráfego concluídos, nos foi atribuído um terreno quadrado e plano, apesar de estarmos localizados no planalto. Nosso principal objetivo era criar uma casa que pudesse resistir ao clima local, mantendo a singularidade e familiaridade da arquitetura tradicional e, ao mesmo tempo, suscitar novas descobertas. Trabalhamos na concepção de uma casa que esperamos ser o lugar que representará as belas memórias do casal e o início de um futuro para sua família.

Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Iluminação, Viga
© Hiroyuki Oki
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Imagem 36 de 47
Planta - Primeiro Pavimento
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Interiores
© Hiroyuki Oki

As unidades funcionais foram criadas de maneira natural e contínua, com áreas comuns e privadas separadas de forma clara, porém delicada. Pretendíamos que as fronteiras entre os espaços fossem quase inexistentes, sem a presença de áreas principais e de apoio, de modo que cada pedaço da casa, o jardim, o riacho, estivessem todos conectados, não separados e dependentes uns dos outros para criar os valores fundamentais da construção. No que diz respeito à construção da casa, o térreo é constituído pela sala de estar e pela cozinha, ligadas por uma passagem que flutua sobre o córrego. A zona de descanso situa-se na parte posterior, rodeada pela privacidade e sossego do jardim. No primeiro andar está a área de leitura e home office, com 2 quartos interligados e separados pela vegetação.

Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Exterior
© Hiroyuki Oki
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim, Viga, Aido, Pátio
© Hiroyuki Oki

As atividades diárias nesta casa são incentivadas a se espalhar pelas diferentes áreas, todas em direção ao jardim principal (o coração do projeto). A partir daí, os blocos funcionais são conectados pelos espaços de vegetação aninhados sob a cobertura espaçosa, onde os habitantes podem se misturar com a natureza. Estes espaços de amortecimento dentro e fora da casa são projetados a fim de permitir a circulação natural do ar para que tanto as áreas fechadas quanto as abertas possam aproveitar ao máximo a natureza, receber luz solar e fluxo de ar ao longo do dia. As estruturas da cobertura representam a morfologia arquitetônica de acordo com a evolução dos blocos funcionais de baixo para cima. O declive suave proporciona ao volume uma altura mais baixa e reduz gradualmente a luz solar direta para a área interna. Observado à distância, o telhado cria um ritmo sobreposto, mas flexível.

Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Exterior
© Hiroyuki Oki
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Imagem 37 de 47
Corte
Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
© Hiroyuki Oki

Os materiais utilizados são concreto aparente, madeira e pedra, todos orgânicos e ecologicamente corretos, com um toque local, mas garantindo a conveniência de um estilo de vida moderno. Dois anos após a construção da Casa BMT, sentimos fortemente a existência dos valores tradicionais trazidos da casa da infância do casal, como estão ligados e transformados no presente e no futuro, já que esta casa será o lugar onde seus filhos crescerão enquanto são nutridos pelo encanto da natureza. Queremos transmitir, através deste projeto, o chamado para proteger e estender o espírito da arquitetura tradicional em meio ao ritmo agitado da vida urbana, e como cada projeto arquitetônico pode ser criado para abrigar e nutrir a beleza da alma.

Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Terraço
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BMT / K.A Studio + AD9 Architects" [BMT House / K.A Studio + AD9 Architects] 04 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979378/casa-bmt-ka-studio-plus-ad9-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.