Casa Rampa / Baquio Arquitectura

Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Imagem 1 de 31
© Andrés Villota

Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa Rampa / Baquio Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa Rampa / Baquio Arquitectura - Imagem 4 de 31Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Fotografia de Interiores, CercaCasa Rampa / Baquio Arquitectura - Mais Imagens+ 26

Quito, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Villota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoCAD, Indumadera, Photoshop, SketchUp
  • Arquiteto Responsável: Jose Granda
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Andrés Villota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se uma casa unifamiliar localizada no Valle de los Chillos, na cidade de Quito, Equador. O cliente é um senhor idoso que estabelece como principal requisito uma casa sem escadas ou obstáculos, uma moradia com fácil locomoção.

Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Andrés Villota

Além disso, o terreno possui um desnível de cinco metros, formando os dois parâmetros fundamentais do projeto que estabelecem as regras claras do jogo.

Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Imagem 4 de 31
© Andrés Villota
Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Imagem 27 de 31
Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Andrés Villota

O principal objetivo do projeto é ser inclusivo em todos os níveis, por isso, começa estabelecendo um eixo principal de circulação que liga dois níveis, a área social e a área privada. Este eixo é uma rampa com inclinação de 12% em um espaço de pé-direito duplo que conecta o pavimento superior ao inferior. Para destacar esse mesmo eixo, a rampa é composta por um material diferente do restante da casa de tijolo e aço. A rampa é, portanto, moldada em concreto com um leve pigmento vermelho para complementar a alvenaria de tijolos implementada neste espaço. Nas duas áreas adjacentes à rampa, utiliza-se madeira laminada, como estrutura, e vidro. O projeto utiliza esquadrias de madeira como composição rítmica que unificará os espaços e móveis da casa.

Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Imagem 11 de 31
© Andrés Villota
Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Imagem 22 de 31
Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Imagem 13 de 31
© Andrés Villota

Para a área privada e pública são propostos eixos a cada cinquenta metros, os mesmos que definirão os serviços e, por sua vez, o ritmo dos pilares de madeira para as fachadas frontal e posterior. A área social não apresenta hierarquias, podendo ser ocupada de acordo com a interação no espaço. O pavimento superior é o que contém a área pública e se abre para o pátio frontal, em direção à rua. O térreo contém a área privada com dois quartos e um espaço neutro (da mesma forma, a ser ocupado de maneiras diferentes no futuro) todos abertos para o quintal.

Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta
© Andrés Villota
Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Imagem 21 de 31
Casa Rampa / Baquio Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Andrés Villota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rampa / Baquio Arquitectura" [Casa rampa / Baquio Arquitectura] 29 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979194/casa-rampa-baquio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.