Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura

Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 2 de 29Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 3 de 29Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira, VigaCentro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 5 de 29Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Mais Imagens+ 24

Oliveira de Azeméis, Portugal
  • Arquitetos: aste arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4109
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aste Arquitectura, AutoDesk, GRAPHISOFT, Lomboser
  • Arquiteto Líder: Ana Isabel da Costa e Silva
  • Colaboradores: Orlando Guimarães, Pedro Coutinho, Raquel Fortuna Lima
  • Engenharia: FMS Group
  • Paisagismo: aste arquitectura
  • Cidade: Oliveira de Azeméis
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve como objetivo a construção de um Centro Tecnológico para a montagem de precisão de máquinas CNC de furação profunda e fresagem, com uma área de implantação de 2800 m2, para a CHETO CORPORATION S.A.. Os terrenos disponíveis resultaram da unificação de dois lotes no Centro Empresarial da Ul/Loureiro, cuja capacidade máxima de implantação era de 6500 m2.

Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 8 de 29
© José Campos
Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 3 de 29
© José Campos
Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 11 de 29
© José Campos

O programa previsto incluía áreas de administração, engenharia e investigação, serviços para funcionários, convívio e alimentação, treino e montagem de precisão de máquinas CNC de furação profunda e fresagem. O volume do Centro Tecnológico delimitado em três, localiza-se de forma excêntrica relativamente à largura do lote, pretende destacar a divisão programática entre áreas administrativa e de montagem, entre os quais se localiza um volume, que ao desalinhar dos outros dois, afirma, desse modo, a entrada principal. Exatamente do lado oposto, no espaço resultante desse alinhamento, é projetado um espaço social externo para os funcionários. A relação entre os três volumes é feita com planos de vidro, que os separa e permite, simultaneamente, a entrada de luz, lateral e zenital, no espaço mais interno do conjunto.

Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© José Campos
Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 23 de 29
Planta - Baixa
Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 12 de 29
© José Campos
Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 14 de 29
© José Campos

Procurando a integração na paisagem, atualmente vazia de construções, mas imaginando-a, mais tarde, pontuada por volumes característicos de uma linguagem industrial, assume-se a fachada exterior do primeiro volume, abstrata e texturizada, definida por um conjunto de grelhas de aço inoxidável, material também utilizado na produção das máquinas da empresa. Com o objetivo de valorizar o espaço interior industrial, o qual servirá estadias de maior permanência, os interiores, onde se realiza a divisão programática necessária, são realizados com madeira, material simbólico cujo objetivo reside na procura do conforto da ‘casa de madeira’, característica, habitualmente, encontrada no espaço doméstico. Assim, a casca externa, composta por estruturas de aço, abriga as estruturas de madeira que se assemelham aos espaços de maior proximidade ao ser humano.

Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura - Imagem 21 de 29
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3720 Oliveira de Azeméis, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Tecnológico CHETO / aste arquitectura" 24 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978955/centro-tecnologico-cheto-aste-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.