Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de ExteriorBiblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de ExteriorBiblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Exterior, FachadaBiblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores, CadeiraBiblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Mais Imagens+ 20

Montreal, Canadá
  • Arquitetos Responsáveis: Stephan Chevalier, Sergio Morales e François Lemoine. Arquitetos: Alexandre Massé, Julie Rondeau, Gabriel Lanthier, Céline Leclerc, Christian Aubin, Ève Beaumont-Cousineau, Catherine St-Marseille, Simon Barrette, Geneviève Riopel
  • Consultoria: Bouthillette Parizeau, SDK, Équipe Laurence
  • Cidade: Montreal
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Exterior
Cortesia de Chevalier Morales

Descrição enviada pela equipe de projeto. Definida como a combinação de um parque e um shopping center, ambos considerados como "terceiros lugares" altamente frequentados, esta biblioteca inovadora incorpora uma visão ecossistêmica onde os programas e as relações entre eles são desenvolvidos com o mesmo nível de atenção. É uma verdadeira rede social de troca de informações que se configura em uma complexa estrutura de circulação renovando a experiência da biblioteca a cada visita.

O projeto da Biblioteca Pública Pierrefonds também inova na relação com a paisagem, na abordagem tecnológica discreta participando ativamente da cenografia e na exposição das coleções. Estes últimos estão estruturados em torno de polos temáticos para melhorar a acessibilidade.

A estratégia geral de planejamento desta biblioteca inovadora e altamente tecnológica foi inspirada na eficiência pragmática de shopping centers, estações de trem e aeroportos, evitando suas falhas.”

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Exterior
Cortesia de Chevalier Morales

A combinação de um parque ideal e um shopping center. Ao examinar os antigos planos diretores de Pierrefonds-Roxboro, os arquitetos se depararam com uma imagem gráfica representando os principais critérios de planejamento para espaços verdes no distrito. O desenho mostrava um parque idealizado em um terreno genérico. O parque foi dividido em várias áreas, com base nas faixas etárias e tipos de atividades: espaços verdes, espaços de descanso, zonas de lazer, redes de troca, etc.; semelhante ao planejamento da biblioteca.

Um estudo aprofundado deste documento, aliado a uma reorganização das várias áreas, especialmente dos espaços verdes, tornou-se um dos alicerces do projeto. Um jardim interior surgiu como resultado dessas explorações. Criado por um processo de extração, o jardim permite que a luz e parte da envolvente natural cheguem ao coração do volume existente. O jardim também funciona como ponto de referência para os usuários e funcionários da biblioteca.

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Chevalier Morales
Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores, Prateleira, Vidro
Cortesia de Chevalier Morales

Típica de ambientes suburbanos e muitas vezes criticada, a tipologia de shopping center também foi investigada. Edifícios genéricos, obedientes aos requisitos funcionais e econômicos, os shopping possuem um ou vários pontos focais. Esses centros de atividades e trocas são quase sempre encimados por uma grande claraboia acentuando a composição.

Outra característica importante do shopping é sua rede de circulação alimentada por múltiplas entradas que conduzem o cliente a caminhos específicos. Assim, as escadas tipicamente localizadas em átrios centrais são muitas vezes invertidas voluntariamente, como forma de prolongar a estadia do visitante. Esta tipologia é particularmente interessante para o planejamento de uma biblioteca. Suas inúmeras qualidades espaciais são componentes essenciais do que é chamado de “terceiro lugar”. Usuários circulando livremente, flexibilidade na organização espacial, múltiplos movimentos e experiências são apenas algumas dessas vantagens.

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores, Cozinha
Cortesia de Chevalier Morales
Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Imagem 25 de 25
Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores, Cadeira
Cortesia de Chevalier Morales

Os principais elementos do projeto estão diretamente inspirados na tipologia do shopping center: alas que se fundem em um espaço de encontro central, uma rede de escadas, uma arquibancada, aberturas no piso que permitem conexões visuais, várias claraboias, além de um espaço cívico. A envolvente do edifício, normalmente repleta de estacionamentos e paredes opacas, é aqui substituída por espaços verdes e planos de vidro.

Formalmente, o projeto se ajusta de acordo com os principais elementos do terreno. Em vez de ser puramente funcional e econômico, a forma do edifício é desenhada tanto para manifestar sua presença urbana no Pierrefonds Boulevard, e aproximar-se do parque arborizado, quanto para se retrair e revelar as ilhas verdes existentes no local.

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores
Cortesia de Chevalier Morales

Transparência branca e leveza estrutural. As formas e materiais do projeto são simples e pretendem desaparecer para destacar a presença de sua paisagem, usuários e livros. O branco é dominante tanto por dentro como por fora e oferece uma tela neutra a partir da qual contrastam e se destacam as cores mutáveis da paisagem, os visitantes que circulam e os muitos documentos. As superfícies brancas – paredes, tetos e estantes – também refletem e multiplicam a luz natural que entra pelas vastas cortinas de vidro, o jardim interior, o telhado de vidro e as múltiplas claraboias, permitindo que a biblioteca permaneça iluminada mesmo com tempo nublado. No nível superior, o piso de concreto com esmalte epóxi amarelo claro, as arquibancadas de carvalho e os móveis coloridos e confortáveis trazem aconchego aos espaços predominantemente brancos.

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores
Cortesia de Chevalier Morales
Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores
Cortesia de Chevalier Morales

Um sistema de planos envidraçados pontuado com seções de alumínio branco envolve o perímetro do edifício. Alguns painéis de vidro são serigrafados para criar uma transição suave entre transparência e opacidade. O envoltório também é texturizado por dentro; painéis de alumínio perfurado ladeiam o piso e o teto, que também atuam como sistema de distribuição de ventilação.

A maior parte da laje do pavimento superior está em balanço ao longo do perímetro do edifício. O desafio estrutural de preservar a impressão de leveza foi alcançado fazendo com que a laje parecesse a mais fina possível. A estrutura de aço foi cuidadosamente trabalhada em colaboração com engenheiros estruturais, especialmente a cobertura de vidro sobre as arquibancadas voltadas para a vegetação.

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores
Cortesia de Chevalier Morales

Por fim, o novo edifício estende-se à volta da biblioteca inicial. Desenvolver as junções entre a nova envolvente e a fachada existente foi outro desafio técnico e estético. Alguns tijolos recuperados foram usados para criar divisórias internas que lembram o contorno do edifício anterior. Integrar a memória da antiga biblioteca ao projeto atual foi fundamental.

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
Cortesia de Chevalier Morales

Organização e distribuição das coleções. Em diálogo com a organização das coleções em polos temáticos desejados pelos clientes, os arquitetos desenvolveram uma abordagem que prioriza os indivíduos e suas interações. Oferece visibilidade, flexibilidade e uma variedade de espaços para ler, trabalhar e relaxar. Os arquitetos optaram primeiro por uma distribuição densa das coleções para liberar o máximo de espaço nos centros e acentuar a planta livre, cuidando para preservar vistas interessantes.

Em seguida, propuseram posicionar ilhas temáticas nos espaços livres permitindo a exibição das coleções em estilo de biblioteca. Assim como se ocupa um lugar que lhe convém em um parque, esses espaços centrais são orgânicos e contêm muitos subespaços mais ou menos íntimos conforme o desejo de cada um.

Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA - Fotografia de Exterior
Cortesia de Chevalier Morales

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Montreal, QC, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca Pública Pierrefonds / Chevalier Morales Architectes + DMA" [Pierrefonds Public Library / Chevalier Morales Architectes + DMA] 07 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977991/biblioteca-publica-pierrefonds-chevalier-morales-architectes-plus-dma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.