Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH

Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de ExteriorCasas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de ExteriorCasas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de ExteriorCasas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de ExteriorCasas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: YES.ARCH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  825
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yumeng Zhu
  • Arquitetos Responsáveis: Ren Luo, Yao Zhao
  • Equipe De Projeto: Nan Wang, Yuzhu Huang, Chundong Zhang, Jiawei Zheng
  • Clientes : Proprietários Privados
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada a 80 quilômetros a noroeste da Praça Tiananmen, a Montanha Yudu tem vista para a bacia de Yanhuai. A vila em questão, voltada para o sul, fica na encosta dessa montanha com seus tecidos urbanos densos e aparência típica dos campos ao norte da China. Ela tem um grande valor turístico devido à sua proximidade com o popular Longqing Gorge, bem como com a Garden Expo 2019 e o Shijinglong Ski Resort. Neste contexto, duas edificações com pátios idênticos foram alugados pelo clientes para serem reformadas e transformadas em pousadas. O programa pede aos arquitetos que aproveitem razoavelmente as edificações existentes para criar mais quartos, considerem plenamente a economia da construção e evitem que os resultados finais entrem em conflito com os interesses dos vizinhos. Como proprietários, os irmãos gêmeos também têm dois requisitos: primeiro, a reforma não deve unir os dois pátios em um só para respeitar os limites da propriedade existente; e em segundo lugar, a localização das entradas principais não deve ser alterada por motivos de ‘Fengshui’.

Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu
Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

Esperamos que a arquitetura possa fornecer condições adequadas para a contemplação da montanha, em vez de submeter o ambiente natural erigindo objetos ‘fálicos’. Essa atitude, portanto, decide a cor simples dos volumes e a apresentação arquitetônica humilde. Os únicos elementos atraentes são as plantas prósperas dos jardins. O único trabalho que a equipe teve foi limpar e restaurar.

Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

Implantamos uma 'gloriette' (pequena edificação independente) voltada para o norte que funciona como 'âncora' para atividades coletivas. Com sua vista espetacular da Montanha Yudu, a gloriette se funde com o jardim quando sua porta dobrável é totalmente aberta, permitindo a entrada da brisa e da luz do sol. A tinta branca cobre a maioria das superfícies dos volumes, o que ajuda o novo pátio a se misturar entre as casas vizinhas que usam esse mesmo revestimento.

Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu
Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

Os dois jardins são fundamentalmente diferentes, embora com um estilo um pouco parecido. Todos os espaços de atividade no jardim sul - incluindo uma piscina, um cinema aberto e um ponto de encontro com um bar semi-externo - estão espalhados pelo local circundando a gloriette, sendo cercados por piscinas e plantas de vários tamanhos com grama alta. Como uma imagem espelhada, as atividades no jardim norte estão ao redor de uma piscina com plantas no meio do jardim. Espera-se que esta estratégia inversa diferencie os dois locais e provoque formas imaginativas de utilização destes espaços exteriores. A vicissitude das plantas, bem como eventos ao ar livre animados, se misturam como um primeiro plano colorido para o cenário montanhoso.

Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Interiores
© Yumeng Zhu
Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Yumeng Zhu

As casas principais com estrutura de tijolos e madeira, em ambos os jardins, que foram mantidas por razões econômicas, receberam modificações em sua fachada sul refletindo as mudanças internas do volume. Uma parede de concreto independente é erguida para evitar danos na estrutura existente. Esta instalação cumpre três propósitos: um, confere à edificação uma fachada livre; dois, suporta um beiral de dois metros de profundidade, prolongando a cobertura existente para formar um “espaço cinza” entre jardim e quartos; por fim, a textura grosseira do concreto ecoa a paisagem rochosa áspera da montanha, contrastando com a brancura de outras superfícies. A alta elevação sul da casa é suprimida por esta fachada tridimensional, recuando na sombra para dar lugar à vista espetacular da montanha.

Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Yumeng Zhu
Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Interiores
© Yumeng Zhu

Graças à profundidade da casa original, podemos criar uma 'célula monástica' dentro de cada quarto, além do banheiro. Ao contrário da unidade de dormir que tenta maximizar sua altura explorando a estrutura existente, a célula monástica é um espaço pequeno e íntimo. Ela desafia a relação entre o corpo humano e a paisagem exterior através de janelas de vários tamanhos. É também uma zona de amortecimento para o quarto centrada na privacidade contra a animada vida do pátio.

Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Exterior, Cerca
© Yumeng Zhu
Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yanjiapu, Yanqing, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casas dos Jardins Gêmeos / YES.ARCH" [Twin Gardens / YES.ARCH] 07 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977987/casas-dos-jardins-gemeos-yerch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.