Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture

Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 2 de 21Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 3 de 21Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 4 de 21Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 5 de 21Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Mais Imagens+ 16

Shanghai, China
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1781
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Qingshan Wu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  SKF Construction
  • Arquiteto Responsável: Lu Feng
  • Equipe De Projeto: Chuanchen Li, Wenlai Zhu, Beibao Zhu, Yi Gao
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 2 de 21
© Qingshan Wu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Turístico de Zhujiajiao está localizado na extremidade noroeste do centro velho da cidade de Zhujiajiao, uma área de preservação histórica no distrito de Qingpu, em Xangai. O local também fica na divisa entre a área histórica e a parte nova da cidade, construída nos últimos vinte anos. O contexto do projeto, portanto, é dividido em duas partes: por um lado, a característica histórica local da cidade velha e, por outro, a condição espacial de um novo ambiente urbano. Como responder a tal contexto foi o ponto de partida do processo de criação para projeto do novo edifício.

Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 7 de 21
© Qingshan Wu

A cobertura metálica em cor cinza escuro e a sua forma inclinada se deve as exigências da construção em área histórica imposta pelas leis locais. Para reduzir a escala do novo edifício, a cobertura foi dividida em duas partes triangulares.

Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Qingshan Wu
Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Qingshan Wu

O edifício do centro turístico tem dois pavimentos. O térreo, usado principalmente como centro de informações e banheiros públicos para visitantes, é fechado por paredes de vidro. Superfícies transparentes funcionam como uma espécie de publicidade do prédio, criam uma relação amigável com a rua e o espaço externo, além permitir a entrada de luz natural no interior do edifício.

Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Qingshan Wu

O primeiro andar abriga escritórios de gestão e serviços turísticos. O volume de madeira em balanço traz ao edifício uma identidade que não é apenas visual, mas também material e tecnológica. Garante-se, dessa forma, o diálogo com as construções históricas da cidade velha, cujas fachadas são sempre marcadas por janelas e portas características e em madeira.

Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 3 de 21
© Qingshan Wu
Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 4 de 21
© Qingshan Wu

A rua Kezhiyuan fica na parte posterior do centro turístico. De frente para a rua, um volume pendente se expande para a frente para sinalizar a entrada e cobri-la. Em contraste com um campo aberto, essa característica foi escolhida pela baixa densidade urbana da cidade nova. Este espaço coberto dá uma oportunidade para os visitantes terem uma experiência sobre o local. A parede do volume saliente é permeada, com painéis de grade revestidos por aço inoxidável polido espelhado. A luz flui para o volume vazio, os espelhos refletem a cena ao redor. O espaço de entrada torna-se um ponto de articulação entre a arquitetura e o espaço urbano.

Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
© Qingshan Wu

O centro de informações oferece serviços como ingressos, guias turísticos, lounges, lojas de presentes, etc. Uma faixa de abertura zenital é colocada na parte superior do balcão de informações para permitir a entrada da luz natural e tornar o interior mais confortável. O banheiro público é projetado seguindo o padrão 3A de banheiros turísticos, com local de lavagem independente, banheiro familiar e sala de cuidados com o bebê. Clarabóias também são utilizadas nos banheiros para proporcionar aos visitantes uma melhor experiência.

Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Fotografia de Interiores
© Qingshan Wu
Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Imagem 5 de 21
© Qingshan Wu

O projeto do Centro Turístico de Zhujiajiao visa responder ao contexto histórico e cultural da cidade velha, sem deixar de atentar para a experiência da ausência de lugar que ocorre no entorno devido ao rápido desenvolvimento do subúrbio da cidade nova e tentar contribuir para a reconstrução do local.

Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture - Fotografia de Interiores, Escada
© Qingshan Wu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:No.555 Kezhiyuan Road, Qingpu, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture" [Zhujiajiao Tourist Center / Wuyang Architecture] 06 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977807/centro-turistico-de-zhujiajiao-wuyang-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.