Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, EscadaPonte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, Fachada, EscadaPonte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, OrlaPonte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaPonte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Mais Imagens+ 40

Jiangmen, China
  • Arquitetos: LUO studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  166
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin
  • Equipe De Projeto: Yujie Luo, Zhuojian Lu, Beilei Wang
  • Cidade: Jiangmen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, Orla
Visão geral. Imagem © Weiqi Jin

Contexto: revitalização rural. Devido à forma única de planície de maré, Gulou na cidade de Jiangmen, China, estabeleceu a tradição de fazer uso do sistema de água ao cavar lagoas e formar montes para pesca e agricultura. Como o sistema de água e os viveiros de peixes ocupam uma grande área e formam um padrão espacial fragmentado nas vilas locais, muitas pontes foram construídas para conectar as áreas segmentadas pela água. Com a rápida urbanização na área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, muitos aldeões locais abandonaram o estilo de vida tradicional de pesca em favor de uma vida mais urbana. Por esta razão, as vilas aquáticas onde as pessoas vivem da pesca têm desaparecido gradualmente. Gulou Waterfront é uma estância de turismo eco-cultural desenvolvida pela OCT no contexto da revitalização rural, com o objetivo de combinar o desenvolvimento rural com a bagagem cultural das aldeias locais, tendo a premissa de preservar os tecidos espaciais únicos com montículos e lagoas. O resort mantém a forma do sistema básico de água local enquanto integra organicamente a educação da natureza, recreação entre pais e filhos e atividades de pesca e pecuária. Essas operações no resort exigem várias pontes em determinadas áreas para facilitar a circulação de pessoas e barcos de pesca.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Imagem 6 de 45
Ponte de madeira e seus arredores
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior
Pescador de remo. Imagem © Weiqi Jin

Ponte de madeira arqueada. Durante o período da civilização pesqueira, as estradas eram pouco desenvolvidas, de modo que os sistemas hídricos se tornaram a principal rota de transporte e logística. Como as pontes precisam ser transitáveis e ao mesmo tempo garantir mais espaço para a passagem de barcos por baixo, as técnicas tradicionais de construção na China adotaram "arcos" para criar espaço e aumentar a eficácia da estrutura. Devido à abundância de madeiras, o sul da China tem a tradição de utilizar este material para construir pontes.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, Escada
Vista superior do lado noroeste. Imagem © Weiqi Jin
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Imagem 37 de 45
Corridor enclosure structures diagram
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, Orla
Barco navegando em direção à ponte. Imagem © Weiqi Jin

Este projeto é uma ponte de madeira, uma das muitas do Gulou Waterfront Resort. Para diferenciá-la das construções urbanas e retomar a cultura rural tradicional, o estúdio LUO adotou materiais naturais para construir uma ponte em arco. O resort oferece acesso para pequenas embarcações de pesca, bem como grandes navios de turismo. Para permitir a passagem de barcos com vários tamanhos sob a ponte, a plataforma de carga na parte inferior do arco, que é 1,35 m mais alta que o nível normal da água, combinada com a estrutura em arco de 2,8 m, forma um espaço com mais de 4 m em relação ao nível normal da água. Isso atende aos requisitos para a passagem de grandes barcos de turismo. Com base em levantamentos geológicos, o vão da ponte é de 25,2m. Através de cálculo estrutural e análise de construção, o estúdio LUO utilizou 3 grandes vigas curvas como componentes estruturais principais, dispostas de forma paralela com espaçamento de 2,8 entre si. Com total consideração dos custos de fabricação e transporte, cada viga principal foi dividida em três seções em posições apropriadas, conectadas e montadas por parafusos reforçados com aço no local para formar a viga de madeira completa.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Imagem 31 de 45
Modelo
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada
Vista lateral da ponte. Imagem © Weiqi Jin

Definição do corredor coberto na ponte. A parte mais alta está localizada na zona conjunta entre uma densa rua comercial tradicional e uma área de recreio infantil. O estúdio LUO criou um espaço de corredor relativamente "fechado" na ponte de madeira, que é diferente de outras pontes com paisagem aberta no resort. Os objetivos foram acentuar a transição da área comercial “prática” para a área de recreação infantil relativamente “lúdica”, permitindo que os visitantes tenham uma sensação de cerimônia no percurso.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Escada
Entrada pelo lado oeste. Imagem © Weiqi Jin

A construção de um corredor coberto em pontes é uma tradição antiga que remonta ao "Período da Primavera e Outono" e ao "Período dos Estados Combatentes". A intenção inicial era fortalecer a estrutura da ponte, resistir à chuva e à umidade, manter a madeira seca e evitar a corrosão. Este projeto também herda a sabedoria construtiva das antigas pontes cobertas. O corredor coberto aumenta a estabilidade estrutural geral e protege a estrutura de madeira arqueada da exposição ao sol e a chuva. A área oeste do Delta do Rio das Pérolas, onde a ponte está localizada, tem chuvas abundantes, por isso, o corredor foi construído de forma relativamente fechada. O exterior do corredor é coberto por chapas metálicas que efetivamente o protegem da chuva e também criam uma sensação de coesão no espaço.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada
Vista ascendente da ponte. Imagem © Weiqi Jin

Construção do corredor coberto. O sistema estrutural é formado por componentes de madeira com pequenas seções, além das três grandes vigas arqueadas que suportam a carga principal da ponte com de seção de 600mmx300mm, e outros componentes de madeira com seções de 100mmx100mm ou 100mmx50mm. Esses pequenos elementos são interligados e ancorados às três vigas principais em arco, funcionando como "sub-vigas" nos níveis superior e inferior. Além disso, as duas extremidades dessas "sub-vigas" são combinadas com componentes ascendentes para formar um triângulo de forças estável.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
Degraus que levam à plataforma leste. Imagem © Weiqi Jin
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Interiores, Viga
Pedestre no corredor da ponte. Imagem © Weiqi Jin

O plano do telhado é um retângulo completo. As bordas superior, esquerda e direita das fachadas laterais da ponte também consistem em silhuetas retangulares, enquanto apenas a borda inferior é uma curva natural. Isso gera variações de altura no corredor que é mais alto nos dois lados e mais baixo no meio. Para garantir a estabilidade estrutural do corredor coberto, a equipe de projeto fixou bielas horizontais na seção central e adicionou duas plataformas de visualização em cada lado, o que também evita a sensação de monotonia. O sistema estrutural de pequenas seções também revela o artesanato e os detalhes elaborados aos visitantes que passam em barcos de turismo e oferece a eles uma experiência visual única.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Interiores, Viga
Área média e superior do espaço do corredor. Imagem © Weiqi Jin
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Interiores
Pedestre caminhando na área central do corredor da ponte. Imagem © Weiqi Jin

Módulos de construção e especificações de materiais. Os componentes de madeira de pequena escala são dispostos com pequenos espaçamentos entre eles. O espaçamento entre estruturas vizinhas é fixado em 1.000 mm igualmente. Isso combina perfeitamente com as escalas dos degraus e exteriores de metal. Entre as "sub-vigas" vizinhas, três degraus são colocados nas seções íngremes do arco, enquanto dois degraus são posicionados nas seções suaves. O comprimento de cada placa metálica externa é limitado em cerca de 900 mm, o que é apropriado para fabricação, transporte e instalação. O comprimento de 900 mm das estruturas de madeira também oferece um espaço adequado para uma única pessoa ficar em pé, inclinar-se e descansar.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Imagem 41 de 45
Análise Estrutural

Aberturas de luz superior, laterais e inferiores. Os degraus superiores e inferiores vizinhos do corredor têm uma folga de 70 mm. Uma lacuna de cerca de 200 mm é posicionada entre as placas de metal. Uma faixa de iluminação natural de 1.500 mm de largura é colocada no meio do teto do corredor. Ao caminhar lentamente para o corredor a partir das entradas, os visitantes podem sentir a água sob a ponte através das aberturas estreitas entre os degraus. À medida que eles continuam subindo a ponte, a luz brilhante refratada pelas placas de metal superior e inferior os atrai para olhar pelas aberturas laterais. Uma experiência de visualização especial distingue esta ponte de madeira de outras pontes abertas. Ao passar pelas plataformas e chegar ao centro do corredor, os visitantes podem experimentar plenamente a luz e as sombras do topo, sentindo calma e tranquilidade. Tal desenho forma um ritmo espacial contínuo que gradualmente atinge o clímax.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Interiores, Viga
Vista da plataforma leste da área central. Imagem © Weiqi Jin
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Interiores, Viga
Passagem de um lado da entrada. Imagem © Weiqi Jin

Industrialização e trabalho manual. Os materiais utilizados foram fabricados e processados por empresas com base nos padrões de industrialização, e todos os componentes de madeira e metal necessários foram tratados por modernas tecnologias e métodos industriais. Durante a instalação e construção, apenas as três vigas principais foram içadas por máquinas de grande porte. Todas as outras etapas de construção foram totalmente adaptáveis e transportáveis pelas mãos dos trabalhadores em resposta ao contexto local. Todo o processo de construção não só se harmonizava eficazmente com os canteiros de obra circundantes e tirava proveito de métodos industrializados eficientes, como também transmitia o clima rural, bem como a “localização” da construção.

Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio - Fotografia de Exterior
Vendo a rua à beira-mar sob a ponte. Imagem © Weiqi Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gulou Waterfront, Jiangmen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio" [Timber Bridge in Gulou Waterfront / LUO studio] 02 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977580/ponte-de-madeira-no-resort-gulou-waterfront-luo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.