Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon

Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaJardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraJardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Exterior, FachadaJardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Exterior, FachadaJardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Archikon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1962
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamás Bujnovszky
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGROB BUCHTAL, Alex bútor, Balázs-Diák, Baumit Creative Top, Eibe, Ikea, Tarkett, Thermowood, Tubadzin, UGP
  • Arquitetos Responsáveis: Csaba Nagy, Károly Pólus, Ágnes Tőrös
  • Equipe De Projeto: Ágnes Tőrös, Miklós Batta, Gábor Laczkó, Bence Várhidi, Jakab Urbán, Nikoletta Zsidai
  • Cidade: Budapeste
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Exterior
© Tamás Bujnovszky

Descrição geral - O jardim de infância está localizado próximo ao rio Danúbio, cercado por um bloco de apartamentos de dez andares do programa de habitação pré-fabricada socialista. Embora preservando o edifício do jardim de infância de dois andares da década de 1980, esta modernização e expansão deram a escola uma identidade nova e integral. Os ambientes foram expandidos em direção ao pátio original, e um playground com cobertura de madeira foi adicionado na frente. O edifício se abre sob o contorno da nova cobertura para compensar o ambiente fechado e rígido dos blocos de painéis pré-fabricados.

Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tamás Bujnovszky
Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Imagem 19 de 22
Planta - Térreo
Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Tamás Bujnovszky

Pela proximidade do Danúbio, esta instituição é um bom exemplo de como vincular o conceito de sustentabilidade - baseado no tema do aproveitamento da água -, educação ambiental e arquitetura de forma inspiradora.

Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Tamás Bujnovszky

Conceito – contexto e estratégia - Localização - O edifício está localizado em um conjunto habitacional próximo ao Danúbio, na Hungria, ao norte de Budapeste. O jardim de infância e outras instituições sociais estão alinhados no centro deste conjunto habitacional, rodeado por edifícios residenciais de dez andares e isolados do tráfego circundante. Toda a área foi construída na segunda metade da década de 1980 como parte do programa socialista.

Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Exterior
© Tamás Bujnovszky
Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Imagem 20 de 22
Planta - Primeiro Pavimento
Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Interiores
© Tamás Bujnovszky

Edifício - O prédio original era um jardim de infância de dois andares e oito salas. Era um tipo de projeto que podia ser visto em todo o país em projetos habitacionais semelhantes. Foi construído a partir de elementos pré-fabricados de concreto armado e painéis de concreto, de acordo com as tendências tecnológicas populares da época.

Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Interiores, Viga, Tijolo, Fachada
© Tamás Bujnovszky
Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Imagem 22 de 22
Corte B

Programa - A Câmara Municipal decidiu modernizar e ampliar o edifício mas não houve necessidade de aumentar a capacidade. O motivo da ampliação foi a falta de espaço nos banheiros, vestiários e a ausência de outras áreas de serviço secundárias. Foi importante para nós desenvolver o programa final de arquitetura e design de interiores em colaboração com os professores do jardim de infância e o coordenador pedagógico.

Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Exterior, Porta
© Tamás Bujnovszky

Construção – materiais e estratégia - Os interiores foram definidos pelo caráter estrito e contido do edifício existente, que foi suavizado por um acabamento interior de madeira nas aberturas e móveis. O elemento mais característico é o playground-terraço de madeira que se abre para o quintal, o que aumenta a ludicidade do espaço com escorregador e jogos ao ar livre. Sua aparência externa é caracterizada por grandes aberturas, janelas de madeira e uma cor distintamente nova, a fim de diferenciar o jardim de infância dos prédios cinzas pré-fabricados de dez andares que dominam grande parte das paisagens urbanas da Hungria. O redesenho do edifício quebra sua aparência rígida de bloco e enriquece o mercado imobiliário com um novo caráter arquitetônico.

Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tamás Bujnovszky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Budapeste, Vizafogó, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância Vizafogó Budapeste / Archikon" [Vizafogó Kindergarten Budapest / Archikon] 01 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977442/jardim-de-infancia-vizafogo-budapeste-archikon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.