Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão

Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior, FachadaInstalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Imagem 3 de 14Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Fotografia de Interiores, JanelaInstalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Fotografia de InterioresInstalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Estúdio Chão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  64
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renato Mangolin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Primetech
  • Projeto, Concepção E Desenvolvimento: Antonio Pedro Coutinho, Adriano Carneiro de Mendonça
  • Trilha Sonora Original: Ricardo Dias Gomes
  • Supervisão Técnica: Anderson Dias
  • Técnica De Luz: Jhone da Silva
  • Técnica De Som: Léo Maia
  • Programação: Fernando Sobreira
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior, Fachada
© Renato Mangolin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Realizada em novembro de 2021, a primeira edição do festival IluminaRio convidou sete artistas a ocuparem a Praça Mauá, zona portuária do Rio, com criações originais – objetos, instalações e projeções – que usassem a luz como principal mídia. Para nossa intervenção, queríamos propor uma experiência sensorial que fosse além dos limites visuais da luz, uma que convidasse o público a engajar seus corpos ativa e coletivamente no acontecimento da obra.

Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior
© Renato Mangolin
Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Fotografia de Interiores, Janela
© Renato Mangolin

A instalação Olho d'água é um experimento técnico-poético que constrói, num espaço circunscrito, paisagens artificiais por meio da interação programada de dispositivos eletrônicos de som, luz e vapor d'água. Quatro imagens sonoras curtas, criadas por Ricardo Dias Gomes, evocam a água em diferentes estados e proximidades, e são encenadas numa programação de luz e aspersores d'água que constroem memórias visuais imaginadas – ora nascente, ora bruma, ora tempestade. Seis torres de containers plásticos IBC conformam uma arena de 7m de diâmetro – uma micro praça dentro da praça – e servem de suporte para sonofletores, projetores de luz e aspersores que compõem as cenas de luz e som, numa nuvem d'água que se ilumina à distância e convida à imersão. Montada próximo à área central da praça histórica, a instalação cria um novo espaço interativo que transforma a experiência de quem o atravessa. Na última noite do festival, transformou-se em pista de dança ao som de DJs convidados, um inferninho efêmero a céu aberto.

Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Fotografia de Interiores
© Renato Mangolin

Esta experiência, realizada num período de redução das restrições da pandemia, revelou o desejo do público por novas formas de estarem juntas na rua. Para nós, aponta a pertinência de uma pesquisa em arquitetura efêmera, na multiplicidade de apropriações que este tipo de intervenção pode oferecer ao provocar formas alternativas de ocupação do espaço público.

Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano
© Renato Mangolin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Mauá - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Olho d’Água / Estúdio Chão" 26 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977437/instalacao-olho-dagua-estudio-chao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.