Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados

Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 2 de 18Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fotografia de InterioresSede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fotografia de Interiores, VigaSede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 5 de 18Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Mais Imagens+ 13

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11511
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Art Versátil, Miaki, Prodomo, Vidraçaria Bom Pastor
  • Arquiteto Líder: Gustavo Penna
  • Arquitetos: Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Letícia Carneiro, Oded Stahl, Caio Vieira, Alice Leite Flores, Fernanda Tolentino, Henrique Neves, Bárbara Novais, Ada Penna, Larissa Freire, Gabriel de Souza, Larissa Freire, Sávio de Oliveira, Felipe Franco, Mariana Carvalho, Rafaela Rennó, Manoel Belisario, Raquel de Resende, Eduardo Magalhäes, Julia Lins
  • Estagiários: André Silva, Bernardo Alves, Lucas Moreira, Gustavo Monteiro, João Prado
  • Projeto De Interiores: GPA&A
  • Projeto Luminotécnico: Acropoluz
  • Projeto Elétrico: TecServ
  • Projeto Estrutural: MR Construtora
  • Construção: MR Construtora
  • Diretor: Diretor
  • Identidade Visual: GSB2
  • Marketing: Diana Penna
  • Cidade: Três Corações
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. História, vocação, trabalho e fé. De sua origem nas terras remotas da Abissínia, o café encontra no Brasil um chão escolhido. Minas Gerais, hoje a principal região produtora, misturou seu ouro ao seu café. Nascida em Carmo de Minas, a Carmo Coffees trabalha com a premissa de que a qualidade vem do respeito, do cuidado com toda a cadeia produtiva. Assim, a verdadeira parceria com os produtores de café gera excelência. Transparência e ética no processo transformam o fruto final em uma jóia, de imenso valor humano agregado. Essa reverenciada filosofia de trabalho merece uma casa generosa, um lugar sólido, um gesto de amplidão e generosidade, para marcar presença e se tornar símbolo. 

Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 5 de 18
© Leonardo Finotti

Localizado em área estratégica, à beira da rodovia BR-381, o lugar pede uma forma notável. A velocidade da visualização desde a rodovia nos conduziu à grande horizontal: clareza e força numa forma única. Sobre esta base, imprime-se o objeto de nossa reverência: um escavo, côncavo, translúcido, da cor do café torrado. 

Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 9 de 18
© Leonardo Finotti

Imaginamos a evidência de algo em movimento, transportado para todos os cantos do planeta.  Daí essa forma reentrante, aberta ao alto como uma clarabóia, entrada da luz do sol, e, à noite, expressão da luz interior. A nossa intenção é demonstrar o amor pelo trabalho realizado. Amor é zelo, cuidado, interesse, conhecimento, cooperação, solidariedade, companheirismo. Afinal, o café convida à reunião, ao compartilhamento, ao encontro, à pausa. O ambiente resultante é necessariamente solene, porque talvez seja o único momento em que essas qualidades ficarão reunidas a demonstrar o significado da atitude de afirmação da qualidade do nosso café.

Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

Entramos por um portal de chapa perfurada de grãos da colheita. No chão, o mapa da região produtora. Do lado direito, o café como uma preciosidade em suas fases de beneficiamento. Acima, o nome das fazendas, dos produtores, nossos heróis. Ao fundo, o sublimado grão do café translúcido é a expressão mais simbólica deste ambiente ritualístico.

Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 12 de 18
Planta Térreo - Geral
Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 15 de 18
Planta Térreo - Ampliação

A partir daí subimos e caminhamos na sombra de um túnel museográfico: a experiência de um percurso que conta a história e conduz ao grande armazém, visto do alto. Abaixo, na área dos microlotes, podemos pausar e contemplar admirados o beneficiamento do café. No segundo pavimento toda a área administrativa se desenvolve em torno de um grande pátio descoberto, trazendo luz e descontração ao ambiente.

Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Imagem 10 de 18
© Leonardo Finotti

O nosso projeto cria um roteiro instigante, composto de momentos potentes, poucos elementos expressivos para deixar uma impressão forte e verdadeira. Usamos os valores verdadeiros, autênticos e diretos, valores duráveis em transformação constante.

Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Três Corações, Minas Gerais, 37410-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Carmo Coffees / Gustavo Penna Arquiteto e Associados" 21 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977333/sede-carmo-coffees-gustavo-penna-arquiteto-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.