Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline

Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 2 de 14Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 3 de 14Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 4 de 14Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 5 de 14Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Deadline
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9324
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jan Bitter, Ana Santl
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baude, New Tendency, Piure, Schüco, Vitra
  • Arquitetos Responsáveis: Britta Jürgens, Matthew Griffin
  • Supervisão: Bollinger + Fehling Architekten GmbH Landscape Architecture: Planung.Freiraum,
  • Planejamento Estrutural Em Berlim: Eisat Gmbh, Berlin
  • Climatização: Plaschka Gmbh, Berlin
  • Proteção Anti Incêndio: KLW Ingenieure Gmbh, Berlin
  • Física Do Edifício: MF Dr. Flohrer Beratende Ingenieure Gmbh, Berlin
  • Fachada: Priedemann Fassadenberatung Gmbh, Berlin
  • Clientes: FORUM Berufsbildung e.V., represented by Sibylle Miram and Dr. Helmut Riethmüller FrizzZwanzig GbR, represented by Arno Löbbecke, Sonja Beeck and Jürgen Willinghöfer Miniloft Kreuzberg GbR, Britta Jürgens e Matthew Griffin
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 4 de 14
© Jan Bitter

Descrição enviada pela equipe de projeto. A conclusão do Frizz23 em Kreuzberg, Berlim, assinala um marco e um golpe de sorte na política imobiliária de Berlim. Este edifício cooperativo demonstra as possibilidades de desenvolvimento urbano de baixo para cima – como ele pode ser construtivo e bem-sucedido quando a liderança é tomada por cidadãos e atores locais. Durante anos, esses terrenos ao redor de um antigo mercado atacadista de flores conhecido como 'Blumengrossmarkt' foram altamente cobiçados.

Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 2 de 14
© Jan Bitter

Após a reunificação de Berlim, a fragmentada e excitante zona urbana entre Friedrichstrasse e o Museu Judaico foi o lar de várias galerias diferentes, lojas pop-up, lojas de varejo e iniciativas sociais. No entanto, após a saída do mercado de flores, o governo do estado de Berlim decidiu que, em vez de conceder as propriedades ao maior lance, premiaria o conceito mais convincente – uma decisão influenciada pelos esforços da FORUM Berufsbildung, uma ONG de formação profissional com sede na região por muitos anos, e a subsequente defesa de uma iniciativa de cidadania.

Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 5 de 14
© Ana Santl

Frizz23 combina educação sem fins lucrativos, pequenos negócios criativos e residências temporárias em um único empreendimento cooperativo. Em um processo incansável de intercâmbio com os atores locais, as autoridades distritais e o Senado de Berlim, os incitadores do FORUM Berufsbildung e Deadline Architects, juntamente com os quarenta e dois membros do grupo de construção, foi criada uma estrutura que abriga, além do FORUM Berufsbildung e uma pequena casa de hóspedes, uma grande variedade de artistas, músicos, autores, ilustradores, equipes editoriais, agentes, oficinas de conserto de bicicletas, estúdios de upcycling e uma galeria coletiva sob um único teto.

Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 12 de 14
Planta - Primeiro Pavimento
Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 13 de 14
Planta - Quinto Pavimento

Um dos aspectos centrais de seu conceito é que este edifício é mais do que apenas mais uma instalação privada para investidores-proprietários da classe criativa: a educação oferecida aqui é acessível a todos, incluindo segmentos de baixa renda da sociedade. Frizz23 é uma tentativa de contrariar a gentrificação iminente desta região e projetar uma imagem de outra Berlim.

Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 7 de 14
© Ana Santl

De acordo com a estrutura da cooperativa de construção, o Frizz23 é dividido em três seções diferentes que formam um bloco escalonado. Sua fachada, feita de painéis de alumínio azul e madeira carbonizada, une o edifício em um todo. O FORUM Berufsbildung, localizado no lado oeste do edifício e de frente para Friedrichstrasse, possui salas de seminários e espaços para eventos distribuídos em cinco andares. No lado leste, de frente para uma pequena praça, uma torre de sete andares abriga os apartamentos “Miniloft” e um café.

Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 14 de 14
Corte A

Situada entre eles está a estrutura intermediária, dividida em unidades personalizadas contendo os escritórios de criação. Estas unidades estão distribuídas pelo edifício de forma a acomodar uma grande variedade de usos também a longo prazo. As unidades variam de mini-estúdios de um andar e grandes escritórios abertos até espaços de trabalho de três andares. Cada um é adaptado às necessidades individuais de seus proprietários.

Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline - Imagem 3 de 14
© Ana Santl

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Friedrichsstraße 23, 23a, 23b, 10969 Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Corporativo Frizz23 / Deadline" [Frizz23 Building / Deadline] 21 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977145/edificio-corporativo-frizz23-deadline> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.