Casa MJA / Pereira Miguel Arquitectos

Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaCasa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Comporta, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BANDALUX, Pedra e Decoraçao, panoramah!®
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Comporta, a casa MJA resulta da ampliação de uma habitação existente. O projeto estabelece-se num novo conjunto arquitetónico composto por quatro volumes distintos perpendiculares à casa principal, um pequeno núcleo de acesso, e uma piscina, peça central entre todos estes elementos. Os novos volumes definem-se por plataformas de betão retangulares, pousando no terreno num só nível.

Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 24 de 30
Planta - Implantação
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 9 de 30
© Fernando Guerra | FG+SG

A sua implantação foi pensada de forma a preservar todas as árvores existentes, dispondo-se entre os pinheiros e sobreiros, e de forma a tirar partido de uma orientação solar favorável. Também o posicionamento face à pré-existência foi estrategicamente estudado com o intuito de criar um conjunto com fortes relações visuais entre todos os elementos. Este, procura manter um distanciamento controlado face à casa, de forma a valorizar o espaço entre a casa principal e as construções propostas. É precisamente este espaço intersticial que permite que todo o conjunto comunique, unindo-os enquanto lugar natural.

Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 13 de 30
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 8 de 30
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 6 de 30
© Fernando Guerra | FG+SG

Deste modo, o contacto entre a pré-existência e as novas construções é feito a partir de um percurso em tábuas de madeira, que parte do jardim a Sudeste, através do qual se ramificam outros percursos, junto aos quais se estabelecem os quatro volumes paralelepipédicos. Para além disto, adicionou-se ainda um núcleo de acesso junto à casa principal, que funciona como espaço de entrada de exterior. Pretendeu-se que este volume, em vidro espelhado, desaparecesse por completo e se fundisse com a paisagem. Este elemento estabelece assim uma relação espacial entre casa e entrada, procurando uma posição clara na articulação entre os diferentes volumes.

Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 25 de 30
Planta - Térreo
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 16 de 30
© Fernando Guerra | FG+SG

Os quatro volumes apresentam uma linguagem formal e um sistema construtivo muito semelhante entre si, distinguindo-se entre estes um módulo com maior volumetria, de morfologia díspar e que se destina à zona social, com sala de estar e convívio. Estes elementos caracterizam-se por coberturas planas compostas por uma sucessão de barrotes de madeira que se prolongam do interior para o exterior, desmaterializando-se aquando atingem o exterior. Esta projeção das coberturas para além de criar uma área de sombra generosa em torno dos volumes, protegendo os espaços durante o Verão, promoverá uma sensação de continuidade espacial e potenciará a experiência de contemplação da paisagem.

Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 29 de 30
Alçado e Corte - DD
Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Fernando Guerra | FG+SG

Numa estratégia de prolongamento das vivências interiores para espaços de estar exteriores e consequente valorização das características naturais deste lugar, desenharam-se, nos três módulos de menores dimensões, um pátio exterior encerrado. Estes volumes, que irão compreender cada um uma suite distinta (com um quarto e com uma casa de banho), irão tirar partido da sua relação com o exterior através das plataformas em deck que os rodeiam, e de forma mais privada e contida, através dos respetivos pátios.

Casa MJA  / Pereira Miguel Arquitectos - Imagem 14 de 30
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MJA / Pereira Miguel Arquitectos" 28 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977079/casa-mja-pereira-miguel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.