Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE

Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti

Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de InterioresCentro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de InterioresCentro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de InterioresCentro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de InterioresCentro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Coletivo LEVANTE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  194
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Construtora UNI, Depósito Areia Branca, Interpam Iluminação, Luxion, O/M Light - Osvaldo Matos, Omega Light, Sherwin-Williams, Solpack, Templuz, Tramatto Elementos Vazados, Trust iluminação
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando Maculan, Joana Magalhães
  • Equipe De Projeto: Ricardo Lobato, Cássio Lopes, Luiza Salomé, Julia Passos, Arthur Souza, Richard Ramos, Marina Vilela, João Pedro Pujoni
  • Clientes: Lá da Favelinha
  • Iluminação: Mariana Novaes - Atiatîa Design | Equipe: Marina Faria, Pedro Ferreira, Wallace Moreira
  • Paisagismo: Felipe Fontes
  • Colaboradores: Bruno Ulhoa, Micrópolis, REMEXE Favelinha, Fábrica Jangada, Jacques Simão de Siqueira, Luiz Eduardo Andrade Chiatti e Movimento Gentileza
  • Consultor De Engenharia: Marcello Cláudio Teixeira
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação ocupa integralmente o terreno de 78,20m² na vila conhecida como Favelinha (Aglomerado da Serra, Belo Horizonte) e totaliza, em três níveis, 194,73m² de área coberta. A construção existente foi iniciada em 1995, embora nunca tivesse sido totalmente concluída até 2017, quando o projeto/coletivo LEVANTE Favelinha foi iniciado.

Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

A intervenção arquitetônica foi realizada ao longo de aproximadamente 3 anos em um processo coletivo que envolveu a comunidade Lá da Favelinha, os profissionais e estudantes do LEVANTE, designers, costureiras, empresas de engenharia, pedreiros, serventes, serralheiros, vidraceiros e pintores do Aglomerado da Serra. O trabalho do LEVANTE é voluntário e 100% dos recursos arrecadados via vaquinha virtual foram destinados à execução das obras.

Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de Interiores
© Leonardo Finotti

O imóvel tem três níveis, embora anteriormente à reforma apenas dois deles estivessem em uso, com o terraço, ainda inacabado, servindo de depósito de materiais diversos à espera da conclusão da obra. Nesse momento, surge a ideia do LEVANTE Favelinha – união de arquitetos, estudantes e engenheiros, liderados por Fernando Maculan e Joana Magalhães, para elaborar projetos, trazer fornecedores e apoiadores para a transformação da obra em curso.

Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Imagem 16 de 24
Planta baixa primeiro pavimento
Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Imagem 19 de 24
Corte A

A intervenção trouxe algumas supressões e correções espaciais, de modo a organizar melhor os espaços vazios, mais abertos à livre apropriação (térreo e terraço), e aqueles mais compartimentados e com usos definidos (segundo piso). O projeto também promove a circulação de ar e entrada de luz natural em todos os espaços, adotando elementos vazados e aproveitando aberturas para o fosso-fenda entre as duas paredes na divisa de fundos, por aonde chega uma luz indireta surpreendente. Faixas vermelhas de tela agrária - elementos marcantes da fachada e cobertura – amenizam a insolação direta, afirmam a presença do centro cultural na comunidade e estabelecem um limite sutil entre os espaços internos e a paisagem.

Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de Interiores
© Bruna Brandão

Como partido conceitual, o projeto deveria refletir e reafirmar a alegria, a vibração e a potência criativa das pessoas que vivem o centro cultural, o que acabou se materializando nas cores adotadas nos espaços internos e na vestimenta da construção.

Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Imagem 21 de 24
Fachada

Não à toa, os elementos que compõem a fachada e a cobertura são têxteis, costuradas pela equipe do REMEXE (projeto de moda e upcycling da Favelinha), e os espaços internos são pensados como corpos de cor (salve Hélio Oiticica!) - arquitetura cênica para a exaltação dos bailarinos, modelos, empreendedores e artistas que encontram na Favelinha uma ponte para o mundo.

Além do brise/pergolado de tela agrária, executado pelo ateliê REMEXE, o projeto abriu frentes específicas como o mobiliário (open source) de formas de compensado resinado com corte CNC pela Fábrica Jangada, o mural com a comunidade Lá da Favelinha por Bruno Ulhoa e o parklet elaborado com o coletivo Micrópolis com a participação de crianças e jovens da favela. Este projeto inaugura, para o grupo de arquitetos envolvidos, uma forma mais íntima de estar e de atuar na favela, e que já se desdobra em uma série de outros projetos no aglomerado, com distintas escalas e naturezas, ganhando lugar vital em nossa prática e papel social.

Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aglomerado da Serra - Vila Novo São Lucas, Belo Horizonte - MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Lá da Favelinha / Coletivo LEVANTE" 09 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976529/centro-cultural-la-da-favelinha-coletivo-levante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.