Casa entre empenas / AR3 Arquitectes

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de ExteriorCasa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cadeira, PortaCasa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, EscadaCasa entre empenas / AR3 Arquitectes - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: AR3 Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  217
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Milena Villalba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Construcciones metálicas Cañellas, Ladrillerias Mallorquinas
  • Arquitetos Responsáveis: María Francisca Lliteras, Jaume Gual, Luz Guasp
  • Arquiteto Técnico: Sebastià Miquel
  • Construção: Riostra Balear
  • Cidade: Manacor
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de uma antiga carpintaria situada entre empenas na área de pequenas indústrias da cidade de Manacor, Espanha.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta
© Milena Villalba

O edifício original tinha dois vãos principais e foi construído com bloco de pedra "marés", típica da ilha, com uma grande viga de concreto armado entre eles, o que criava um grande espaço livre no interior. O aproveitamento deste espaço foi o ponto de partida do projeto. Além disso, o caráter industrial do espaço deveria ser mantido e, para tanto, a maior parte dos materiais da construção foi deixada aparente.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, Escada
© Milena Villalba

O terreno tem acesso a partir de uma praça e de uma rua do lado oposto, com orientação norte-sul. A casa está situada na parte do terreno com acesso pela praça, enquanto na parte do terreno com acesso pela rua oposta há uma entrada para veículos e um pequeno depósito. No centro fica um pátio com jardim e uma piscina.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Milena Villalba

A casa tem dois andares, além de uma cobertura que pode ser acessada. No térreo há uma área comum com sala de jantar e cozinha que unifica quase todo o espaço da antiga carpintaria. No centro, um banheiro em forma de caixa distribui o espaço que separa a entrada do restante e dá acesso a um escritório. A cozinha tem uma pequena despensa na parte posterior, e a sala está centrada em torno de uma lareira a lenha. Do lado de fora, um pergolado de bambu percorre toda a fachada do edifício.

No primeiro pavimento ficam três quartos duplos, dois banheiros e uma lavanderia, o que permite um trânsito menor de roupas sujas e limpas dentro da casa.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Milena Villalba

Dos materiais originais, tanto os dois blocos marés no térreo, quanto a viga que suportam foram mantidos aparentes. A viga de concreto e a laje de teto da abóbada também foram preservadas e simplesmente pintadas. Além disso, as novas paredes de tijolo cerâmico das empenas que tiveram que ser construídas para a nova estrutura do primeiro andar também ficaram sem revestimento, dando uma textura especial a estes pontos. A estrutura das paredes de tijolo foi combinada com uma outra estrutura, a de pilares tubulares metálicos que dão leveza e estão em harmonia com o resto do edifício, já que também foram deixados aparentes. O piso é feito de concreto maciço polido.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Imagem 15 de 18
Planta Primeiro Pavimento

No pavimento superior, a estrutura metálica está mais presente e suporta a laje do teto. A madeira de carvalho foi introduzida em armários e portas para dar calor à atmosfera dos ambientes. O piso também é feito de concreto maciço polido, valorizando os demais materiais da casa.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, Fachada
© Milena Villalba

Os caixilhos externos da fachada principal são feitos de ferro seguindo os padrões das pequenas indústrias da região, com formatos quadrados que criam aberturas diferentes. No térreo, foi utilizado vidro tipo "listral" para evitar vistas e, ao mesmo tempo, permitir a entrada da máxima luz. A porta de entrada é feita de chapa de ferro. Na fachada do pátio foi utilizada caixilharia de alumínio, com persianas de correr de ripas horizontais do mesmo material.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

Em ambas as fachadas foi instalado isolamento externo com revestimento de argamassa bruta, deixando visíveis as vigas metálicas horizontais da estrutura. A piscina foi acabada com argamassa de concreto.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Milena Villalba

A casa fica voltada para o sul em direção ao pátio, permitindo a entrada da luz natural nos quartos principais no inverno e a proteção do sol no verão com as persianas e o pergolado. O jardim, junto com as árvores (uma delas caducifólia) e a piscina contribuem com a adaptação ao clima.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Milena Villalba

A climatização é feita a partir do aquecimento por piso radiante com sistema aerotérmico e painéis solares. Além disso, a casa tem ventilação cruzada e a possibilidade de colocar ventiladores em todos os seus cômodos.

Casa entre empenas / AR3 Arquitectes - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa entre empenas / AR3 Arquitectes" [Vivienda entre medianeras / AR3 Arquitectes] 10 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976384/casa-entre-empenas-ar3-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.