Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS

Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de ExteriorCentro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, VigaCentro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de InterioresCentro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de InterioresCentro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Mais Imagens+ 18

  • Líder De Projeto: Xiaodi Zhu
  • Equipe De Projeto: Xiaodi Zhu, Dawei Wang, Yong Zhu, Zhepeng Zhang, Yanliang Sun, Qiran Zhang, Xi Zhang, Shuang Han, Yang Jing, Wenjing Liu
  • Engenharia Estrutural: Lijie Liu, Bo Han, Hui Wang
  • Engenharia Mecânica: Jianpeng Zhang, Lei Shi, Rui Zhou
  • Engenharia Elétrica: Qinghai Jiang, Shuang Wang, Lu Chen
  • Luminotécnica: Fang Hu
  • Consultoria De Eficiência Energética: Wei Xiao
  • Cliente: Beijing Wukesong Culture&Sport Center Co.,Ltd.
  • Projeto De Iluminação: Beijing Lihengyuan Decoration Co. Ltd.
  • Consultores (Conforto E Energia): Beijing Puri Lighting Design Co. Ltd.
  • Design De Interiores: Beijing Tsinghua Tongheng Urban Planning & Design Institute
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
fachada oeste. Imagem © Zhepeng Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Esportes no Gelo Wukesong é o centro de treinamento de hóquei no gelo dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Ele fica localizado na extremidade sudeste do Complexo Esportivo Wukesong, próximo da rua Changan, e sua posição no complexo é simétrica ao estádio de basquete, a oeste.

Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Imagem 6 de 23
Vista aerea. Imagem © Zhepeng Zhang

O projeto consiste em dois níveis acima do solo e dois níveis subterrâneos. Os níveis inferiores comportam as instalações necessárias para a quadra de gelo da arena, que tem capacidade para 1.900 espectadores. Também no subsolo, encontram-se outros espaços referentes cultura do esporte e têm capacidade para 900 espectadores. O Wukesong Ice Sports Center conquistou três estrelas da Green Building chinesa. O edifício é o maior estádio da China ao mesmo tempo que tem um consumo ultrabaixo de energia.

Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
Vista sudoeste. Imagem © Zhepeng Zhang
Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Fachada
Diagrid na enteada oeste. Imagem © Zhepeng Zhang

O Wukesong Ice Sports Center se torna relevante ao refletir o significado comemorativo e simbólico dos Jogos Olímpicos, tanto pela sua localização como por ser um dos poucos estádios construídos especialmente para o evento. Durante os jogos, o projeto funcionará como centro de treinamento de hóquei no gelo. Após isso, ele se tornará um dos edifícios esportivos mais importantes em atividades no gelo, o que pode despertar o interesse dos cidadãos da cidade para participar de esportes de inverno. Por conta disso, achamos que o design deveria criar conexão simbólica com o mundo do gelo e neve, unindo emoções e energia em uma paixão comum.

Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Viga
Promenade dos jogos de inverno. Imagem © Zhepeng Zhang

O Wukesong Ice Sports Center se apresenta como flocos de neve unidos, formando um padrão. O projeto visa unir essa simbologia com a estrutura para se conectar com o usuário e criar entusiasmo e expectativas pelos esportes de inverno.

Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Interiores
Vista no promenade dos jogos de inverno. Imagem © Zhepeng Zhang
Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Interiores
Sombras no promenade dos jogos de inverno. Imagem © Zhepeng Zhang

O padrão com juntas de 45 graus em um sistema diagrid envolve o edifício e cria efeitos visuais como rachaduras no gelo e camadas que se desenvolvem no espaço. Esses padrões dissimulam o volume deste edifício e criam uma silhueta mais leve e delicada para o edifício. Um corredor chamado Corredor dos Jogos Olímpicos de Inverno entre a parede de grade e a fachada principal torna-se um espaço cerimonioso e comemorativo. Quando a luz do sol passa por essas estruturas, uma pintura de luzes e sombras com o contraste entre cheios e vazios é projetada no chão e na fachada.

Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Imagem 12 de 23
Interior. Imagem © Zhepeng Zhang
Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Interiores
Auditório. Imagem © Zhepeng Zhang

Esse sistema estrutural da fachada é coerente com a treliça e as colunas inclinadas, o que mostra uma lógica estrutural com apelo estético ao mesmo que ameniza a expressão literal do símbolo de flocos de neve. Assim, os visitantes podem experimentar sensações que remetem a gelo e neve no interior do edifício. Entre a estrutura da fachada e a estrutura do edifício há uma camada translúcida que intensifica essas sensações.

Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Imagem 22 de 23
Ampliação da elevação
Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Viga
Iluminação que destaca estrutura. Imagem © Zhepeng Zhang

Para perceber o significado simbólico rico e vívido, diminuímos o número de padrões. As cores nas fachadas destacam a atmosfera vibrante e entusiasmada do estádio. As luzes retratam uma imagem poética de um mundo de gelo e neve.

Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Fachada
Vista noturna da fachada oeste. Imagem © Zhepeng Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:69 Fuxing Road, Haidian District, Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Esportes no Gelo Wukesong/ BIAD-ZXD ARCHITECTS" [Wukesong Ice Sports Center / BIAD-ZXD ARCHITECTS] 07 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976173/centro-de-esportes-no-gelo-wukesong-biad-zxd-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.