Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira

Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores, CadeiraCapela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de InterioresCapela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de InterioresCapela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de InterioresCapela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Mais Imagens+ 41

Miljana, Croácia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  92
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carvalho Baptista & C, Dorma, Duravit, Roca, SOLFA, Saint-Gobain, Vola
  • Arquiteto Local: Andrija Rusan
  • Líder De Projeto: Clemente Menéres
  • Equipe De Arquitetos Locais: Bruno Krunić
  • Gerente De Projeto: Šime Malec
  • Empreiteira: KAMGRAD
  • Carpintaria: Stolarija Horvat
  • Pedras: Verica Ivković
  • Encanamento / Eletricidade: Kračun
  • Consultor Geotécnico: ING-JET
  • Consultoria De Piso De Concreto: AS FLOOR
  • Cidade: Miljana
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior
© Miljenko Bernfest

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 9 de maio de 2009, um evento cultural de grande relevância aconteceu em Zagreb, Croácia - Kenneth Frampton inaugurou uma exposição de desenhos de Álvaro Siza.

Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior
© Miljenko Bernfest
Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior
© Miljenko Bernfest

A Galeria de Arte não era grande o suficiente para acomodar todos os interessados — na ocasião foram exibidos desenhos nos quais Siza buscava a expressão final para a capela. Doze anos depois, a capela foi finalmente executada para o cliente, em uma paisagem de Hrvatsko Zagorje, dentro do parque de um castelo — o Castelo Barroco de Miljana.

Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Imagem 40 de 46
Croqui

Um volume monolítico, quase completamente fechado, revestido com placas de calcário, foi construído na encosta da parte mais alta da propriedade. Esta proximidade com o ambiente indica a ascética introversão da capela. Entretanto, o arquiteto projetou uma área de transição entre o natural e o artificial na forma de um terraço - uma piazzetta - com vista para a região montanhosa de Zagorje e para as cordilheiras de montanhas azuladas ao fundo. Dessa forma, sente-se a transição para outro mundo - o mundo da meditação e da espiritualidade. O próprio edifício é marcado pela dualidade de sua materialidade: os contornos externos são feitos de de pedra, um material natural, e a pele interna, de concreto. Em termos de redução ao mais elementar, a técnica de execução do concreto aparente determinou a imagem do interior. A única "decoração" é a fôrma da moldura e as reentrânicas para sua fixação. A pureza da abordagem do autor talvez nos lembre dos primeiros edifícios da igreja cristã; em termos de tradição, o passado é imanente no presente. Claramente, não há dúvidas sobre a modernidade e até mesmo sobre a atualidade desse desenho minimalista.

Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores
© Damir Fabijanić
Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores
© Damir Fabijanić

A luz natural entra apenas através de uma abertura muito baixa disposta horizontalmente atrás do altar, portanto, a luz artificial desempenha um papel importante. Siza a projetou de forma a permitir que o visitante se oriente, mas acima de tudo para criar definitivamente um espaço muito especial, recuado, mas também certamente estimulante. Neste sentido, o pensamento de Walter Benjamin sobre a arte como meio cognitivo poderia ser aplicado à Capela de Miljana.

Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Damir Fabijanić
Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Imagem 25 de 46
Planta baixa pavimento térreo
Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Imagem 27 de 46
Corte 2
Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Damir Fabijanić

O arquiteto projetou todo o equipamento da igreja de acordo com as ideias da capela - precisa e consistentemente, sem nada supérfluo ou no intuito de agradar. Dominante é certamente a cruz de madeira cuja forma evoca uma associação com o Cristo crucificado, lembrando-nos da cruz na famosa Igreja de Santa Maria em Marco de Canavezes, uma das mais importantes obras iniciais de Siza.

Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Interiores
© Damir Fabijanić
Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Imagem 43 de 46
Croqui
Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior, Fachada
© Damir Fabijanić

Como neste edifício sagrado, há também duas escalas na Capela Miljana - a escala do homem como indivíduo e a escala do mundo. A estrutura de concreto repartida ao lado do portal de entrada simboliza a escala humana - ao mesmo tempo é o beiral, o nicho e a bancada. Isto permite uma entrada protegida para o espaço de 8 metros de altura que, graças à direção da luz artificial, não parece determinante. Com sua poética completamente pessoal, Álvaro Siza criou um espaço sagrado em Miljana que é tão individual quanto universal.

Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira - Fotografia de Exterior
© Damir Fabijanić

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:49296, Miljana, Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela em Miljana / Álvaro Siza Vieira" [Chapel in Miljana / Álvaro Siza Vieira] 28 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975917/capela-em-miljana-alvaro-siza-vieira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.