Edifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte

Edifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroEdifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Mais Imagens+ 22

Colombes, França
  • Arquiteto Responsável: Christophe Rousselle
  • Cliente: Altoa Promotion
  • Assistência De Gestão: Amodev
  • Diretor De Projeto: Jean-Philippe Marre
  • Estrutura: Progerep
  • Economista: Progerep
  • Consultoria Térmica: ATPS
  • Consultoria Acústica: ATPS
  • Cidade: Colombes
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto “Courbes” faz parte do programa de renovação urbana do ZAC Charles de Gaulle em Colombes, na França. A área é facilmente identificada graças à arquitetura eclética do tecido urbano, misturando bangalôs e prédios de apartamentos dos anos 1980-90. Hoje em dia o metrô de superfície finalmente chegou a este bairro, o que permitiu o início de sua verdadeira transformação devido à sua proximidade altamente valorizada com o distrito comercial de La Défense.

Edifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takuji Shimmura

O projeto arquitetônico é composto por dois edifícios com lojas amplas e de pé-direito duplo no térreo, restaurando a noção de alinhamento do bulevar e conferindo leveza visual aos pavimentos superiores graças à flexibilidade de seus volumes interligados. As importantes variações de altura do envoltório e da planta do projeto resultam da presença de recuos em todos os pavimentos, que possibilitam oferecer volumes ricos de acordo com o contexto do entorno. O núcleo do bloco se beneficia com a criação de um corredor de pedestres com mais de 30 pinheiros, e o edifício residencial é revestido em aço inoxidável brilhante, o que amplifica a percepção da vegetação e da luz dentro do bloco. O projeto, com seus 134 apartamentos, serve para sinalizar a entrada da cidade enquanto os volumes moldados conferem a cada apartamento um caráter único. O objetivo foi adensar a área, respeitando o conforto de todos ao mesmo tempo. Cada pavimento foi concebido de acordo com a sua localização específica, respeitando a orientação, as estruturas vizinhas e os volumes dos níveis superiores e inferiores. A aparência maciça do edifício é atenuada pela presença de varandas - entre reflexão e transparência - oferecendo espaços exteriores a céu aberto. Mais de 2 km de vidros curvos foram necessários para concluir o projeto.

Edifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Takuji Shimmura

Os espaços exteriores são em média 22 m² por apartamento. Embora situado no segundo anel dos subúrbios de Paris, o edifício se beneficia de espaços interiores de qualidade, ilustrados em particular pela escolha de pisos de carvalho maciço para todos os cômodos do edifício, bem como para as áreas comuns. A extremidade sul do volume é tratada como a proa de um navio com vista para o exterior. Os apartamentos dispõem de grandes janelas de altura total e amplos terraços voltados ao sul com uma vista panorâmica do bairro de La Défense.

Edifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:92700 Colombes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Courbes / Christophe Rousselle Architecte" [Courbes Residential Building / Christophe Rousselle Architecte] 25 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975751/edificio-residencial-courbes-christophe-rousselle-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.