EDP Business Park / IT'S Informov

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraEDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaEDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Terraço, PátioEDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, CozinhaEDP Business Park / IT'S Informov - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: IT'S Informov
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Arquiteto Líder: Pedro Coivo
  • Equipe De Projeto: Thais Rosa, Carolina Plascak, Isabel Motta, Ludymilla Vileneve, Tatiana Moyses, Ana Koga, Jessica Passos, Danilo Santana, Maria Alice
  • Luminotécnico: Nathany Eiros, Cintia Guedes
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando chegamos ao espaço nos deparamos com uma estrutura que não se apropriava daquilo que a edificação tinha a oferecer. Por exemplo, a entrada de iluminação natural era praticamente inexistente, tornando o espaço pouco convidativo para que as pessoas quisessem estar ali.

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ana Mello

Precisaríamos idealizar um escritório para 700 pessoas trabalharem de forma simultânea em um ambiente agradável e convidativo. Lembrando que o projeto foi desenhado e implantado durante o período de pandemia, e seu uso deveria ser pensado para um momento pós-pandêmico. E como faríamos para colocar 700 pessoas trabalhando no mesmo ambiente parecer um aglomerado de gente, com aquela sensação de um escritório bastante denso? Buscamos quebrar a linearidade com diferentes formas de mesa, onde temos mobiliário tradicional, mas também temos mesas em formatos orgânicos que trazem leveza e fluidez.

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ana Mello
EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ana Mello

Conceito. Entendendo que a EDP é a fruto da energia das pessoas, projetamos um espaço onde essa energia seja o ponto de conexão e convergência entre as pessoas, e entre a EDP e a cidade. Propondo um espaço único e acolhedor, trazendo pertencimento a todos aqueles que com ele interagem. Onde os sentidos humanos são aguçados por toda a flexibilidade, mobilidade e diversidade. Potencializador das relações humanas.

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Ana Mello

O Projeto. O Projeto nasce do entendimento desses fatores somado a própria vocação do edifício. Explorando sua localização, orientação solar e fluxo. Trazendo assim para dentro da edificação, por meio de aberturas em sua fachada, Iluminação natural, ventilação natural e conexão entre ambiente interno e externo; a biofilia em sua essência. Pontos de Interesse ao redor do edifício e a própria cidade, nos levaram a buscar essa conexão por meio de aberturas e enquadramentos.

“Uma conexão que extrapola os enquadramentos visuais, e que convidam todos a entrar”

EDP Business Park / IT'S Informov - Imagem 22 de 26
Planta baixa térreo

Interiores. Extraímos da marca as formas que direcionaram a espacialidade proposta no layout, onde cada círculo nos leva a um ponto de interesse, de atenção e convergência.
1º A diversidade nasce no coração do projeto. Por meio da arte, mostramos que todos devem ocupar o mesmo lugar de forma harmônica e igualitária.
2º No centro do staff posicionamos a árvore da energia, afinal a EDP é energia feita da boa energia das pessoas.
3º E abrimos o prédio buscando simbolizar a abertura da EDP a novos horizontes e trazer a biofilia como sendo esse ponto de conexão.
“A biofilia é a necessidade que sentimos de estar em contato, interagir e nos relacionarmos com a natureza”

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores
© Ana Mello

Buscando um espaço acolhedor, mas ao mesmo tempo inovador, fomos quebrar padrões por meio de soluções de engenharia e tecnologia. Transformamos o coração da nova sede da EDP em um grande centro de inovação, o LAB, um conjunto de experiências, onde cada fatia foi projetada a ser o cenário ideal para o desenvolvimento das etapas do design thinking (empatia, definição, ideação, prototipação). A tecnologia adota diferentes características, funcionais e imersivas, levando todos aqueles que interagem com o espaço a uma experiência única e exclusiva.

EDP Business Park / IT'S Informov - Imagem 24 de 26
Corte AA
EDP Business Park / IT'S Informov - Imagem 26 de 26
Fachada 02

Biofilia. O edifício escolhido pela EDP já tinha uma vocação própria, pela sua forma e arquitetura, o espaço já nos trouxe algumas possibilidades. Primeiro que o entorno do edifício já é bastante interessante, onde temos um bosque de um lado, a marginal de outro, e toda essa disponibilidade foi o propulsor para nosso partido arquitetônico neste projeto. Nossa ideia partiu do contexto de que deveríamos abrir esse prédio para que as pessoas que estivessem no exterior da edificação pudessem olhar o que existe dentro, e que as pessoas da parte interna do ambiente também pudessem interagir com o meio em que estão inseridas.

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Ana Mello
EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Ana Mello

Criar conexão do ser humano com o ambiente que o cerca é uma forma de promover qualidade de vida, então decidimos abrir uma fachada inteira para trazer a sensação da cidade adentrando à edificação, a imagem do bosque e a entrada de iluminação natural trouxe a biofilia em sua essência, unindo homem e natureza num único espaço ao se apropriar de tudo aquilo que já existia no entorno.

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Ana Mello
EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Terraço, Pátio
© Ana Mello

Humanização. O bem-estar também se dá através do senso de pertencimento ao ambiente ao qual se está inserido. Humanizar o espaço favorece as relações, a troca e a criatividade. Um dos fortes pilares da EDP é o respeito à diversidade. Por isso, no coração construímos uma instalação artística onde utilizamos uma diversidade de cores para simbolizar as diferenças que convivem de forma harmônica. A arte apresenta que cada cor e cada tom ocupam espaço de forma organizada, convivem entre si e pertencem a um mesmo local.

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Ana Mello
EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Ana Mello

Fluxo e Compartilhamento. As circulações inspiradas nos grandes eixos de circulação das nossas cidades, conectam todos os pontos de interessante e são responsáveis por estabelecer conexões sociais. Mobilidade e a flexibilidade se dão pela movimentação das pessoas aos diferentes pontos de interesse. Os fluxos foram pensados para conectar, então posicionamos pontos de compartilhamento de ideias entre locais estratégicos, como a área da diversidade, a árvore e a varanda. Estabelecemos as circulações que unam esses pontos, e ao longo delas inserimos algumas ilhas de socialização, porque entendemos que muito do que somos é fruto daquilo que trocamos.

EDP Business Park / IT'S Informov - Imagem 23 de 26
Planta baixa mezanino

Energia e movimento. No centro do staff incluímos a representação de um outro pilar da marca: a energia, que vem simbolizada pela árvore. Nesse ser da natureza está a vida, que lembra a todos que a olham e passam por ela que a EDP é uma empresa feita da boa energia das pessoas, energia da vida.

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Ana Mello

Abertura e acolhimento. Esse novo projeto de escritório surgiu do momento da empresa em se alinhar às tendências mundiais, abrindo novos horizontes. E essa é mais uma das razões pela qual o prédio se abre para fora. E ao abrir-se para o externo, acolhe todos que desejam adentrar.

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Ana Mello
EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Ana Mello

Identidade da marca do layout ao piso. A identidade visual da EDP é circular. Então buscamos traçar um paralelo entre as formas e o design do projeto, que apresenta uma consequência de vários círculos que funcionam como pontos de atração: a varanda é um semicírculo, a árvore, a arte da diversidade, a recepção, o game room e o refeitório. Quando se olha o projeto da EDP por ângulos diferentes, ele parece se movimentar, então, desses círculos principais de convergência explodimos outros círculos que se interconectam também através da paginação do piso, e transmitem essa ideia de movimento e energia!

EDP Business Park / IT'S Informov - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "EDP Business Park / IT'S Informov" 25 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975720/edp-business-park-its-informov> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.