Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, BancadaCasa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, BanheiroCasa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Mais Imagens+ 18

Caldes d'Estrac, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chev d’oeuvre, Dae, Durian, FARO Barcelona, Grassoler, Kyrya, Resol, Santa & Cole, Schüco, Secto, Umage
  • Colaboradora: Noelia Faílde
  • Arquiteto Técnico: Joel Vives
  • Cidade: Caldes d'Estrac
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Perto de Barcelona e localizada em uma das vilas de veraneio mais típicas da costa de Maresme, Caldes d'Estrac (Caldetes), encontra-se esta casa unifamiliar recém-construída. Ela está situada em um caminho que percorre uma longa praia, característica desta região da costa catalã. Um percurso com um carácter tranquilo, ao contrário de outras cidades costeiras, devido à sua utilização maioritariamente residencial, quer como casa principal, quer como casa de veraneio. A sua fundamental atração é, assim, o acesso imediato à magnífica praia e a apreciação, desde a fachada principal, de vistas invejáveis do mar.

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José Hevia

A casa, seguindo a tradição dos pequenos volumes mediterrânicos entre empenas, é essencialmente constituída por duas fachadas da mesma largura, uma na frente e outra na parte posterior. A fachada frontal, pela sua total orientação para o mar, é a principal. Isso resolve as entradas da casa, assim como a iluminação e ventilação dos cômodos mais importantes. A sua característica mais notável é que na parte superior existe uma grande abertura que marca formalmente o caráter do volume, tanto no exterior como no interior. Uma abertura que permite ver o mar de forma diáfana e espetacular. Uma grande janela que configura o terraço da sala e emoldura a paisagem como uma enorme pintura. A outra fachada, posterior, dá acesso ao pátio ajardinado e resolve a iluminação e ventilação dos restantes ambientes. A existência de uma terceira fachada lateral é irrelevante, pelo fato de ser, por regulamento, uma fachada totalmente cega.

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Da mesma forma, devido à regulamentação e ao contexto urbano, a cobertura é resolvida em duas águas com o uso de telha imbrex. 

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira
© José Hevia
Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Banheiro
© José Hevia

Uma característica constante deste pequeno volume é o seu cromatismo. Em geral, apenas branco e azul foram usados. O branco é muito utilizado nas fachadas e paredes interiores, bem como na escada metálica, com o contraponto azul proporcionado pela cor das portas das varandas, janelas e aberturas de acesso no térreo. Branco e azul também foram as cores usadas para resolver os banheiros.

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada
© José Hevia

Por fim, adiciona-se o tom da madeira de carvalho nos móveis fixos do interior. Ao entrar na casa, a visão do espaço térreo é total, de ponta a ponta. Com as portas de acesso abertas, desde a rua pode-se ver o pátio ajardinado ao fundo e dele é possível visualizar perfeitamente o passeio marítimo. É uma planta concebida para utilização fluída entre o interior e o exterior, da praia ao jardim. Consiste em um continuum de quatro espaços separados por divisórias transparentes. Primeiro a garagem, depois um hall onde começa a escada e inclui um banheiro, depois uma cozinha-sala de jantar e, finalmente, o pátio ajardinado.

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Bancada
© José Hevia
Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Imagem 22 de 23
Plantas
Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© José Hevia

No primeiro andar encontramos os quartos. Dois dormitórios e um banheiro compartilhado, com vista para o pátio, e outro tipo suíte em contato com a fachada principal. Este último usufrui de um generoso terraço-galeria com vista ao mar, resolvido de forma a proteger das horas mais quentes e permitir o controle da luz do dia, bem como resolver a proteção contra possíveis olhares indiscretos. Tudo isso cria uma peça intermediária, entre interior e exterior, que amplia o quarto e incorpora um espaço extremamente agradável para desfrutar no verão. A localização do banheiro neste quarto é notável, pois foi projetada de forma que o mar possa ser contemplado da banheira através das aberturas na fachada do terraço-galeria.

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José Hevia

O primeiro andar está reservado para continuar com o programa diurno. Assim como o térreo, configura-se como um espaço único onde estão localizados a sala de estar, o ambiente de pé-direito duplo, a sala de jantar, a cozinha e o banheiro social. A altura em que este andar está localizado, em relação à rua, é usada para incorporar as melhores vistas na sala de estar. É aqui que encontramos, configurando um generoso terraço adjacente no mesmo nível do espaço interno, a grande abertura que nos permite desfrutar das magníficas vistas, um orifício arquitetônico que enquadra a paisagem. E para que haja a maior continuidade visual possível entre o interior e o exterior, o fechamento da fachada é resolvido em altura total com grandes portas de correr na varanda que, ao mesmo tempo, adicionam um toque de azul ao ambiente. A continuidade espacial é reforçada por um banco em madeira de carvalho, fixado à parede longitudinal e que vai da sala à cozinha. Este banco ajuda a organizar a posição de diferentes móveis, como a lareira fina de metal, uma possível televisão, a mesa de jantar e uma superfície de apoio para a cozinha. Em suma, uma planta para desfrutar do mar, seja no terraço, na sala, ou mesmo trabalhando na cozinha, graças à continuidade espacial entre a fachada posterior e a frontal.

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta
© José Hevia

Por fim, o mezanino, também comunicado visual e espacialmente com a sala de estar, configura um ambiente que permite ser utilizado como escritório ou quarto de hóspedes. Da mesma forma, a partir daqui podemos contemplar o mar, através da varanda da sala, ou o pátio ajardinado, graças à incorporação de um pequeno terraço posterior. Mais uma vez, total continuidade espacial e visual, o leitmotiv desta casa.

Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa à Beira Mar / Llamazares Pomés Arquitectura" [Casa frente al mar / Llamazares Pomés Arquitectura] 11 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974893/casa-a-beira-mar-llamazares-pomes-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.