Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers

Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de InterioresCasa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, Tijolo, VigaCasa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Exterior, TijoloCasa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Mais Imagens+ 35

St Nicholas, Bélgica
  • Arquitetos: An Schoenmaekers
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  188
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Johnny Umans
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Wienerberger
Mais informaçõesMenos informações
Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Johnny Umans

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para o projeto desta casa foi feita uma escolha deliberada de usar o que já estava ali. Afinal, trata-se de um amplo projeto de reforma de duas casas geminadas e de uma fábrica têxtil aos fundos, uma lembrança da indústria de tecido que tanto definiu Sint-Niklaas.

Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores
© Johnny Umans
Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, Escada
© Johnny Umans

Com o passar dos anos, a edificação no centro da cidade ficou tão degradada que foi declarada inabitável. Em particular, a falta de telhado nos volumes frontais causou muitos estragos.

Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Johnny Umans

Os proprietários viram neste estado dilapidado mais uma oportunidade do que um defeito: uma chance de conferir novo fôlego a um lugar desvalorizado pela história e fazê-lo de acordo com as necessidades de hoje e de amanhã. Usando os elementos que já existiam como blocos de construção (literal e figurativamente), uma casa moderna, quase neutra em energia e com o charme da antiga fábrica, pôde ser realizada.

Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Johnny Umans
Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores
© Johnny Umans

O layout da casa na frente é determinado pela escada existente, vãos das janelas, cavidades nas paredes e pisos... Usando isso como uma orientação, um layout lógico é criado no qual quase todos os espaços estão em contato uns com os outros e com o exterior. É criada uma sensação de amplitude espacial sem realmente ocupar muito volume.

Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Imagem 35 de 40
Planta - Térreo
Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Imagem 36 de 40
Planta - Primeiro Pavimento

Os materiais foram desmontados em um local e reaproveitados em outro, incluindo vigas de aço e madeira e tijolos antigos. Elementos que são novos também foram claramente projetados dessa forma, sem entrar em conflito com os existentes. Cria-se uma sinergia entre os dois, o que gera uma certa naturalidade em sua arquitetura. Ao brincar com a luz zenital, essa dinâmica ganha ainda mais vida de uma forma quase sagrada.

Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, Escada
© Johnny Umans
Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Johnny Umans

O volume da fábrica nos fundos foi parcialmente demolido, criando um grande jardim com pátio verde, um luxo no centro da cidade. O volume dos fundos com a cobertura original do galpão foi preservado e agora serve como ateliê para os proprietários que são arquitetos e músicos.

Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Interiores, Madeira
© Johnny Umans

Esta casa é um exemplo claro de como algo que inicialmente seria considerado uma edificação elegível para demolição pode se tornar um novo lar, uma versão 2.0 do que já foi.

Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Johnny Umans

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PMJ 2.0 / An Schoenmaekers" [House PMJ 2.0 / An Schoenmaekers] 01 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972604/casa-pmj-an-schoenmaekers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.