Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office

Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de ExteriorDestilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de ExteriorDestilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de ExteriorDestilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraDestilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Mais Imagens+ 15

Emeishan, China
  • Arquitetos Responsáveis: Lyndon Neri, Rossana Hu
  • Diretor Associado: Nellie Yang
  • Associado: Utsav Jain, Siyu Chen
  • Equipe De Projeto: Feng Wang, Guo Peng, Josh Murphy, Fergus Davis, Alexandra Heijink, Vivian Bao, Yota Takaira, Rosie Tseng, Nicolas Fardet, Yin Sheng, Lili Cheng, July Huang, Luna Hong, Haiou Xin
  • Cliente: Pernod Ricard
  • Cidade: Emeishan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Hao Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por mais de mil anos, o Monte Emei tem persistido como um dos lugares mais profundamente espirituais da China e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996. O solo venerado em que nosso projeto se encontra tem uma história rica - através dos séculos, esta terra já foi um mosteiro impressionante, local de várias batalhas históricas e um ponto de parada ao longo de muitas rotas de peregrinação e comércio. Embora quaisquer resquícios construídos do passado não permaneçam mais no local, seu próprio vazio sugere poderosamente todas as suas memórias fabulosas. Três anos atrás, Neri & Hu venceu o concurso de projeto e aceitou o desafio de projetar uma destilaria e lar para o primeiro uísque da Pernod Ricard na China, uma oportunidade de criar uma arquitetura atemporal que expressa os valores fundamentais de uma nova marca visionária, bem como o patrimônio material e cultural que aspira manter.

Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Hao Chen

Cercado em três lados por um riacho sinuoso e com o majestoso pico Emei como pano de fundo, o local para este projeto é uma exemplificação da noção chinesa da dualidade dos elementos naturais que compõem o mundo em que vivemos. Shan-shui literalmente significa 'água da montanha'. Enquanto shan representa força e permanência, shui representa fluidez e transformação; são duas forças opostas, mas complementares. No espírito desta filosofia, a posição da proposta é conceber um gesto cuja força reside na sua humildade e simplicidade, no seu profundo respeito pela natureza. Esse paradigma também se manifesta na pintura shan shui, um dos três gêneros da pintura tradicional chinesa, em que a integração de dois elementos remete a outra dimensão do pitoresco. A própria arquitetura manifesta essa dualidade equilibrada de muitas maneiras, com os edifícios industriais como uma interpretação moderna da arquitetura vernácula chinesa e os volumes para visitantes como geometrias elementares baseadas no terreno.

Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Hao Chen
Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Hao Chen

Três longos volumes que abrigam as instalações de produção de uísque estão situados no lado norte do local; em formação paralela, eles estão inseridos na inclinação natural do terreno com linhas de cobertura que descem gradualmente. Em uma interpretação da arquitetura vernácula, as telhas de barro recuperadas dão uma textura humilde aos telhados inclinados que repousam sobre uma moderna estrutura de vigas e pilares de concreto. O preenchimento das paredes rochosas é feito a partir das próprias pedras extraídas do solo durante o nivelamento do local, para que o ciclo de destruição e recriação possa continuar em evolução permanente.

Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Hao Chen
Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Hao Chen

Em contraste com as raízes vernáculas dos edifícios industriais, os dois volumes da experiência do visitante são construídos sobre geometrias fundamentais: o círculo e o quadrado, que na filosofia chinesa representam o céu e a terra, respectivamente. O volume redondo está parcialmente submerso no solo, com cinco salas de degustação subterrâneas em torno de um pátio abobadado que contém uma cascata com água no meio. A parte superior da cúpula revela-se ligeiramente fora do solo; com três anéis concêntricos de tijolos no topo espelha sutilmente a silhueta do Monte Emei. Este relevo escultural torna-se uma presença icônica que pode ser vista de todas as partes do terreno e, enquanto isso, atua como um destino culminante do qual os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica completa. O volume quadrado do restaurante e bar está localizado mais abaixo na topografia, com balanço em dois lados com um canto pairando sobre a margem do rio. Enquanto o espaço para refeições é organizado ao longo do perímetro do edifício com vistas panorâmicas, no centro um pátio ao ar livre é orientado para enquadrar o pico Emei como um cenário emprestada.

Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hao Chen
Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hao Chen

Além de um profundo apreço pelos recursos naturais do local, o projeto também é uma personificação do refinado senso artístico embutido na fabricação e mistura de uísque, que está em diálogo com o artesanato tradicional chinês e o conhecimento dos materiais. Uma variedade de misturas de concreto, cimento e pedra formam a paleta de material de base, encontrando ressonância na forte presença mineral do local. Os materiais de destaque são retirados daqueles usados na arte do uísque, como os potes de destilação de cobre até os tonéis de carvalho envelhecidos. Ao longo do projeto, Neri & Hu tenta incorporar o conceito chinês da dicotomia de dois elementos que existem em oposição, mas se complementam, e encontrar um equilíbrio harmonioso entre arquitetura e paisagem, entre indústria e experiência do visitante, entre montanha e água.

Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Emeishan, Leshan, Sichuan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Destilaria de Whisky de Malte Chuan / Neri&Hu Design and Research Office" [The Chuan Malt Whisky Distillery / Neri&Hu Design and Research Office] 01 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972568/destilaria-de-whisky-de-malte-chuan-neri-and-hu-design-and-research-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.