Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects

Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Interiores, EscadaCasa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Mais Imagens+ 23

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, RAK, Trimble
  • Equipe De Projeto: Mohammad Abdul Kader, Mohammad Ridwan Tanvir
  • Engenharia Estrutural: Rakibur Rahman
  • Engenharia Elétrica: Niloy Das, Humaiun Kabir
  • Construtor: Humaiun Kabir
  • Gerenciamento Da Construção: Arman Rahman Rana
  • Construção Em Madeira: Komol
  • Arquitetos: Lightscape Architects
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Exterior
© Noufel Sharif Sojol

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto simboliza uma fusão entre ambientes urbanos e rurais. Foi pensado para uma pequena família que vive no meio do caos urbano, carente de ar puro e de sensação de liberdade mas com muita vontade de se reconectar com a vida bucólica. A ideia central desse projeto é preservar a essência da simplicidade que nossos ancestrais tinham em seus tempos, e transcender um pouco disso para as próximas gerações por meio de abordagens de design contemporâneo que reconhecem o contexto regional, a cultura e as estratégias vernáculas.

Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Exterior
© Noufel Sharif Sojol

Este retiro de fim de semana acomoda três quartos, duas áreas de convivência familiar, uma no térreo e outra no mezanino, área de jantar, cozinha, sala de estudo e sala de zelador. O zoneamento do plano diretor foi delineado, mantendo todas as árvores plantadas existentes no local. Além disso, a projeção do prédio foi reduzida por meio de um projeto compacto para deixar todo o local o mais verde e natural possível.

Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Noufel Sharif Sojol
Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Imagem 14 de 28
Planta - Pavimento Térreo
Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Tijolo
© Noufel Sharif Sojol

O edifício é implantado na orientação leste-oeste, o que permite que a brisa máxima entre a partir do sul e reduza o ganho de calor solar. No entanto, esta orientação expõe o edifício ao sol do sul e à chuva das monções. Varandas e terraços desempenham um papel fundamental aqui para criar uma transição entre exterior e interior. Eles protegem o espaço interno do sol e da chuva. Estes espaços semi-exteriores de diferentes formas são fundamentais em regiões quentes e úmidas em termos de conforto e de diálogo entre o ambiente interior e exterior. As varandas e os terraços acontecem em diferentes níveis e proporcionam diferentes experiências espaciais, conectando-se ao ambiente rústico do entorno, dentro e além do arrozal circundante.

Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Exterior
© Noufel Sharif Sojol

O espaço central de estar e jantar é o núcleo do edifício, que devido à sua natureza volumétrica de pé direito duplo, sempre se mantém fresco naturalmente. Janelas altas operáveis no lado norte do edifício permitem que o ar aquecido ascendente saia e induza uma variação de pressão no interior, criando ventilação cruzada constante em todo o espaço.

Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Imagem 18 de 28
Corte BB

Tradicionalmente, o conceito “Kachari Ghar” era uma prática difundida na arquitetura rural de Bangladesh. Este projeto carrega essa ideia na forma de uma biblioteca. Este quarto individual que serve como sala de estudo com armazenamento de livros, aparentemente flutua sobre o corpo d'água projetado, criando uma sensação de tranquilidade dentro e ao redor. A paisagem foi recriada com árvores e plantas comuns locais, que foram selecionadas como uma mistura sutil do entorno. 

Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Exterior
© Noufel Sharif Sojol
Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Imagem 15 de 28
Planta - 1º Pavimento
Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Exterior
© Noufel Sharif Sojol

O principal material de construção é o tijolo queimado a gás, adquirido localmente. Tijolo exposto foi usado para evocar uma sensação tátil robusta. As madeiras locais são usadas para os móveis e janelas das portas. A fim de minimizar o desperdício de material, restos de tijolos quebrados têm sido usados como lascas de tijolo em trabalhos de fundição para blocos de pavimentação paisagística no local. O sistema estrutural principal é uma estrutura de viga-coluna com paredes de suporte de carga. Para preservar a verdadeira expressão do tijolo, uma coluna composta foi projetada com RCC cercada por uma camada de tijolos. Vigas invertidas sustentam o telhado e seu benefício é duplo. Em primeiro lugar, proporciona um teto limpo e sem vigas, especialmente no espaço interior de pé direito duplo. Em segundo lugar, a viga invertida no telhado ajuda a reter a terra preenchida para o verde do telhado e o plantio.

Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Exterior
© Noufel Sharif Sojol

A população rural local teve prioridade no processo de aquisição de materiais e mão de obra. Trabalhadores locais inexperientes foram treinados para trabalhar precisamente com os materiais. Durante a construção, essa priorização ajudou as pessoas a ganharem dinheiro e se formas, o que ajudou a reduzir significativamente os custos de abastecimento e transporte do projeto. O desenho desta casa de fim-de-semana pretende responder à natureza abraçando-a, integrando-se na paisagem através da sua expressão e evocando um sentimento de pertencimento aos seus ocupantes. A abstração arquitetônica, a expressão formal e as experiências espaciais são fortemente impulsionadas pelo contexto regional, cultura e pelas estratégias vernáculas.

Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects - Fotografia de Exterior
© Noufel Sharif Sojol

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Fim de Semana / Lightscape Architects" [Weekend Retreat / Lightscape Architects] 30 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972463/casa-de-fim-de-semana-lightscape-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.