Estudio Tupi convida: A origem da Arquitetura Moderna Brasileira

Centenário da Semana de Arte Moderna estimula reflexão sobre as origens da arquitetura moderna brasileira

Reud promove encontro com o arquiteto Aldo Urbinati sobre os mitos de fundação do modernismo na arquitetura, com acesso gratuito, no Teatro Unimed.

Um marco na história de São Paulo e uma das principais referências culturais brasileiras, a Semana de Arte Moderna rompeu com a tradição da produção artística da época, revelando uma nova estética vanguardista e, ao mesmo tempo, de valorização da brasilidade. Para marcar o início das celebrações do centenário da Semana, que aconteceu em São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, a Reud promove a palestra Mãe-Eiffel: Origem da Arquitetura Moderna Brasileira, com Aldo Urbinati, arquiteto e fundador do Estudio Tupi, na quinta-feira, 25 de novembro, às 19h30, no Teatro Unimed (www.teatrounimed.com.br), com entrada franca.

Com grande força literária e algumas ações musicais, a maior parte da produção da Semana foi direcionada às artes plásticas. Dada a ausência da arquitetura no evento, Aldo Urbinati iniciou uma pesquisa sobre quais seriam as origens do movimento modernista na arquitetura brasileira. Assim, nasceu a obra Mãe-Eiffel, como parte da sua tese de doutorado apresentada no departamento de Teoria e História da Arquitetura da Architectural Association School of Architecture, em Londres.

Mãe-Eiffel é uma obra de arte multifacetada entre textos, desenhos, esculturas, fotos, maquetes, projetos e um filme, construída ao longo de quase dez anos de trabalho do Estúdio Tupi. Tudo parte da ideia - um mito fundacional – de que a origem do modernismo na arquitetura brasileira se dá com a aparição da chamada Torre Eiffel Sideral, uma conjunção de astros em forma da torre, que foi vista nos céus da fazenda de café Morro Azul, localizada entre os municípios de Limeira e Iracemápolis, interior de São Paulo. Esse acontecimento está registrado na obra do poeta franco-suíço Blaise Cendrars, que veio ao Brasil especialmente para vê-lo, a convite de amigos modernistas como Oswald de Andrade e Paulo Prado.

A reconstrução dessa lenda, de que esta obra de Cendrars e a própria Torre Eiffel Sideral estão na origem da arquitetura moderna brasileira, é sintetizada na obra Mãe-Eiffel (exposta atualmente na fachada do edifício projetado por Paulo Mendes da Rocha, que já foi ocupado pela Forma e hoje é da Uniflex, na Av. Cidade Jardim, São Paulo) e será apresentada na palestra comandada pelo arquiteto e pesquisador no Teatro Unimed. Na ocasião, será exibido em avant-première o filme YemanJoyce, que ilustra a construção deste mito fundacional.
Centenário da Semana de Arte Moderna estimula reflexão
sobre as origens da arquitetura moderna brasileira Reud promove encontro com o arquiteto Aldo Urbinati sobre os mitos de fundação do modernismo na arquitetura, com acesso gratuito, no Teatro Unimed.

Teatro Unimed
Iniciativa da Desenvolvedora Reud e projeto do cultuado arquiteto Isay Weinfeld, o Teatro Unimed está localizado em um dos pontos centrais da cidade de São Paulo: esquina da Rua Augusta com a Alameda Santos, a apenas uma quadra da Avenida Paulista.

Com curadoria da programação feita por Monique Gardenberg, Carlos Martins e Jeffrey Neale, da Dueto Produções, o Teatro Unimed é voltado para espetáculos de alta qualidade e nunca antes exibidos na cidade. Muito versátil, com o que existe de mais moderno em tecnologia cênica, ideal para espetáculos de teatro, música, dança, eventos, gravações e transmissões ao vivo, o Teatro Unimed é todo revestido em madeira, com 249 lugares, palco de 100m2, boca de cena com 12m de largura e fosso para orquestra. Primeiro teatro criado por Isay Weinfeld (responsável pelos projetos dos hotéis do Grupo Fasano, do residencial Jardim, em Nova York, e do Hotel InterContinental, em Viena), o Teatro Unimed ocupa o primeiro andar do sofisticado edifício projetado pelo arquiteto, o Santos Augusta, empreendimento da REUD, combinação única de escritórios, café, restaurante e teatro. Elegante e integrado ao lobby no piso térreo, o Perseu Coffee House é a porta de entrada do Santos Augusta. Com mobiliário vintage original dos anos 50 e 60, assinado por grandes nomes do design brasileiro, como Zanine Caldas, Rino Levi e Carlo Hauner, e uma carta de cafés, comidinhas e drinks clássicos, é o lugar perfeito para encontros informais, desde um café da manhã até o happy hour. O Casimiro Ristorante é uma iniciativa de um dos mais admirados e tradicionais restaurantes de São Paulo o Tatini, fruto da dedicação de três gerações de profissionais voltados para a gastronomia italiana de qualidade: Mario Tatini, Fabrizio Tatini e Thiago Tatini.

Mãe-Eiffel: Origem da Arquitetura Moderna Brasileira
Palestra com Aldo Urbinatti
Local: Teatro Unimed
Endereço: Edifício Santos Augusta, Alameda Santos, 2159, Jardins, São Paulo
Quando: quinta, 25 de novembro de 2021, às 19h30
Ingressos: gratuito
Lotação: 249 lugares
Classificação: livre
Duração: cerca de 60 minutos
www.teatrounimed.com.br
www.facebook.com/TeatroUnimed
www.instagram.com/teatrounimed/
_______
Imagens em alta: https://www.flickr.com/gp/143277192@N03/61U88f
Mais informações para a Imprensa:
Teatro Unimed - Fernando Sant'Ana | (11) 99951-0456 | fos@uol.com.br

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

  • Título

    Estudio Tupi convida: A origem da Arquitetura Moderna Brasileira
  • Tipo

    Palestra
  • Organizadores

  • De

    25 de Novembro de 2021 07:30 PM
  • Até

    25 de Novembro de 2021 11:30 PM
  • Onde

    Teatro Unimed
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Estudio Tupi convida: A origem da Arquitetura Moderna Brasileira" 19 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972273/estudio-tupi-convida-a-origem-da-arquitetura-moderna-brasileira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.