13ª Bienal de Arquitetura de São Paulo abre chamada para instituições de ensino

13ª Bienal de Arquitetura de São Paulo abre chamada para instituições de ensino

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IABsp) abre chamada educativa para a 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o propósito de reunir propostas para a ação Tramas e Costuras, que acontecerá durante o evento na cidade de São Paulo de 21 de maio a 10 de julho de 2022.

O eixo Educativo da 13ª Bienal busca evidenciar não apenas o caráter expográfico do evento, mas principalmente as ações coletivas envolvidas em todo o processo, alavancando o protagonismo, a autonomia e a agência nos territórios conforme suas demandas e narrativas. Este eixo estrutura-se a partir de oficinas que convidam o público a interagir de maneira mais ativa, prevê atividades de mediação nas exposições e também na parceria com universidades e escolas, possibilitando o intercâmbio institucional e dando visibilidade às práticas pedagógicas. 

A proposta da ação é identificar associações entre a temática contida no recorte curatorial e o conteúdo de disciplinas regulares e optativas, projetos de extensão, ensino ou iniciação científica capazes de visibilizar reflexões sobre o espaço contemporâneo enquanto desdobramento de eventos passados e ainda em curso. 

Tendo como fio condutor a relação entre corpos e territórios pelo viés de seus apagamentos e resistências, os trabalhos podem abordar um ou mais eixos apontados abaixo ou ainda apresentar similares que se encaixem na temática:

  1. práticas arquitetônicas e construtivas populares, vernaculares, marginais e insurgentes;
  2. rotas ancestrais e seus desdobramentos contemporâneos, imigrações e migrações;
  3. territorialidades e suas perspectivas históricas e contemporâneas, lugares de práticas espirituais, culturais e perspectivas de cosmovisões, saberes ancestrais e processos diaspóricos;
  4. expulsão, encarceramento e extermínio de populações;
  5. políticas urbanas, planejamento, gestão democrática e direito à cidade, conflitos por terra, soluções espontâneas e regionais, cooperativismo e autogestão;
  6. questões de privacidade, proteção de dados e experimentações com modelos de governança de dados públicos e privados;
  7. corpos e narrativas invisibilizados (epistemicídio), acessibilidade universal;
  8. agroecologia, segurança e soberania alimentar, água, segurança hídrica, desmatamento, impactos e emergências climáticas, desastres ambientais;
  9. patrimônio material e imaterial, memória e resistência.

Os trabalhos devem ter sido desenvolvidos entre 2017 e 2021 e deverão ser apresentados em um pequeno vídeo de até 3 minutos (formato .MP4, proporção de tela 16:9). Poderão se inscrever docentes ou discentes, individualmente ou em grupo, pertencentes a qualquer instituição, desde o ensino básico, fundamental, médio e superior, de qualquer país e as inscrições deverão ser feitas mediante preenchimento de formulário, disponível no site da 13ª Bienal, até dia 15 de dezembro de 2021.

Os trabalhos deverão ser selecionados por um comitê especializado, formado por membros do IAB, membros da equipe curatorial e pesquisador(es) externo(s).

No dia 23 de novembro, às 18h, será realizada uma live para mais esclarecimentos, com a participação dos curadores Larissa Francez Zarpelon, Luciene Gomes e Thiago Iaqeb Ahmose, e da Diretora de Ensino do IABsp, Mariana Wilderom, no canal do youtube do IABsp.

Mais informações sobre a 13ª Bienal e o Edital completo da Chamada estão disponíveis no site do evento. Dúvidas podem ser enviadas para o email 13bienal@bienaldearquitetura.org.br.

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "13ª Bienal de Arquitetura de São Paulo abre chamada para instituições de ensino" 19 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972161/13a-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo-abre-chamada-para-instituicoes-de-ensino> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.