Coliving Interlomas / A-001 Taller de Arquitectura

Coliving Interlomas / A-001 Taller de Arquitectura

© Sandra Pereznieto© Sandra Pereznieto© Sandra Pereznieto© Sandra Pereznieto+ 21

Naucalpan de Juárez, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  462
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Sandra Pereznieto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Bluedot, Duhart, Fábrica Astilla, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável:Eduardo Gorozpe
  • Equipe De Projeto:Arturo Olavarrieta, Erik Ley, Gustavo Fajardo, Mariluz Arce
  • Engenharia:Fernando Calleja
  • Colaboradores:Joel Betanzos, Agustín Pilar
  • Cidade:Naucalpan de Juárez
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Coliving Interlomas consiste em uma proposta residencial voltada para a comunidade estudantil, que está localizada a oeste da área metropolitana da Cidade do México; sugerindo uma arquitetura que reúna a vida e a academia em comunidade, seguindo os princípios da otimização dos espaços em sistema de convivência. A forma arquitetônica nasce da experimentação volumétrica no terreno, com o objetivo de gerar espaços privados e partilhados que convivem no mesmo local para doze alunos. A distribuição espacial foi definida em 3 setores de privacidade: os quartos, os espaços comuns internos e os espaços comuns com ligação ao exterior.

© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto

Um volume inicial foi desmembrado em quatro torres com quatro níveis cada, que abrigam os quartos, enquanto nos espaços vazios gerados entre os blocos, a vida compartilhada se desenvolve a partir dessas áreas de uso comum totalmente abertas. O resto do programa de uso comum inclui: duas salas de estudo, uma área de lazer, duas cozinhas, uma área de refeições, um ginásio, uma área de serviço e duas zonas de convívio na cobertura. O projeto reinterpreta a tradicional dicotomia casa-pátio, partindo de um eixo linear composicional que se fragmentou para gerar pátios interiores em cada um dos quarteirões habitáveis, conferindo-lhes vitalidade digna, já que cada um deles possui iluminação e ventilação naturais e áreas naturais na maioria de suas orientações. Uma das características mais importantes da obra é a utilização de concreto canelado, que confere caráter ao projeto, além de calor térmico e exclusividade. A utilização deste material representou um desafio para alcançar um acabamento peculiar, refletindo esteticamente aquela técnica artesanal que caracteriza a obra mexicana. Este processo agrega valor ao edifício, uma vez que nenhuma parede de concreto é exatamente igual à outra, gerando um efeito visual interessante e permitindo a imperfeição do feito à mão para tornar a experiência de viver única.

© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto
Planta - Alta
Planta - Alta
© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto

No interior foram integradas texturas e tons claros, características dos materiais pétreos e que, por sua vez, requerem pouca manutenção. Para intervir nesta paleta de cores neutras, considerou-se a utilização de mobiliário fixo em madeira (desenhado pelo estúdio), aliada a uma adequada utilização da engenharia exposta, contrastando visualmente e conferindo um carácter lúdico aos espaços. Esses elementos funcionam em alguns casos para delimitar espaços e ao mesmo tempo diferenciar um lugar do outro, gerando rotas interessantes. De forma a respeitar a vegetação do local, menos de 55% do terreno foi ocupado, amenizando o impacto do projecto no local, integrando à proposta uma série de jardins de cobertura. O paisagismo foi pensado como um sistema produtivo de plantas com espécies como: passiflora, limão, lima e goiaba, a fim de proporcionar um uso nutricional, além da função estética.

© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Naucalpan de Juárez, Méx., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Coliving Interlomas / A-001 Taller de Arquitectura" [Coliving interlomas / A-001 Taller de Arquitectura] 24 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971972/coliving-interlomas-a-001-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.