Casa EL / MBBR Arquitetos

Casa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoCasa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, CadeiraCasa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, AidoCasa EL / MBBR Arquitetos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: MBBR Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  318
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jefferson Ohara
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Castelatto, Deca, Microsoft Office, Neo Rex, Portinari, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Renato Bomfim, Thais Magalhães
  • Equipe De Projeto: Rafaella Bertolini, Maria Fernanda Gevaerd
  • Clientes: Laércio Pedro de Oliveira, Eliana Terezinha Nogara de Oliveiras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Jefferson Ohara

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Porto Rico tem se caracterizado por uma vocação turística, o município conta com 28 Km de margem do Rio Paraná, sendo um destino bastante procurado para férias e lazer nos fins de semana de toda a região do noroeste paranaense. Nesse contexto, o lote está inserido num condomínio horizontal, trata-se de uma residência de lazer para um casal de idosos receberem os familiares.

Casa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
© Jefferson Ohara
Casa EL / MBBR Arquitetos - Imagem 16 de 20
Planta - Térreo
Casa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Cadeira
© Jefferson Ohara

O ponto de partida foi entender a topografia existente e tirar proveito das potencialidades do sítio em questão. A rua conecta dois patamares, meio-nível para baixo (-1,50m) temos a garagem de veículo e barco; meio-nível acima (+1,50m) temos o restante do programa, esta ação projetual se mostrou interessante para um melhor aproveitamento das áreas livres de abrigo – jardim e piscina. O limite de divisa lateral é incorporado ao projeto através de duas empenas, adquirindo um novo olhar sobre os acessos da rua, sendo a escada (serviços) e rampa visando acessibilidade (entrada social). Sobre as empenas “pousa” a cobertura do volume social, uma laje de concreto sustentada por um conjunto de vigas protendidas invertidas e em formato “H”, formando uma planta livre de pilares e integrando estar, jantar e cozinha.

Casa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Jefferson Ohara

Vale destacar que as paredes externas da área social não encostam na laje, onde se tem uma janela fita que percorre toda a extensão da edificação frontal. Há painéis de correr em marcenaria que possibilitam a integração ou separação dos ambientes. O espaço coletivo está totalmente conectado ao pátio central, piscina e jardins, levando ao limite do que é interno e externo.

Casa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Jefferson Ohara
Casa EL / MBBR Arquitetos - Imagem 18 de 20
Cortes
Casa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Jefferson Ohara

A circulação foi pensada para gozar das vistas do pátio, evitando clausura, ora tem se o fechamento em vidro com possibilidade de plena abertura e na circulação íntima optamos por elemento vazado em concreto aparente. A passagem entre a área social e íntima é através de uma circulação que possui os acessos funcionais da casa, lavabo, área de serviço, depósito e despensa. O volume “íntimo” é mais resguardado e as aberturas dos quartos voltadas para o jardim na divisa de fundos, como devem ser os ambientes de repouso.

Casa EL / MBBR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Jefferson Ohara

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa EL / MBBR Arquitetos" 13 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971823/casa-el-mbbr-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.