Loja GOMotor / NORA studio

Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Exterior
© Luís Díaz Díaz

Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Exterior, FachadaLoja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Interiores, FachadaLoja GOMotor / NORA studio - Fotografia de InterioresLoja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Interiores, CadeiraLoja GOMotor / NORA studio - Mais Imagens+ 37

  • Arquitetos: NORA studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luís Díaz Díaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, BPM Lighting, Cortizo, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Marina Munar Bonnin, Rafel Capó Quetglas, Pau del Campo Montoliu, Luca Lliteras Roldán
  • Equipe De Designer: Sofia Oliva Arquitectura
  • Engenharia: Josep Marsal Sans, STATIC, Xavi Riveiro
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luís Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre Reus e Tarragona está o GOMotor. É uma loja de veículos usados ​​com um centro de exposições, localizada em uma área de 6600m². O projeto busca expor um alto estoque de veículos da forma mais visual possível. Devido ao seu número, é necessário vê-los em sequência, mas a disposição em bateria só nos mostraria os carros pela frente. Estacionados na diagonal, no entanto, podemos capturar rapidamente sua imagem geral. Por esta razão, a obliquidade dos quadrados é tida como a norma e uma grade de eixos em três direções é estabelecida em vez de uma grade ortogonal clássica. No topo da triangulação, é desenvolvido um sistema estrutural que abrange a área do projeto enquanto se adapta a cada parte do programa.

Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Luís Díaz Díaz
Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Interiores
© Luís Díaz Díaz
Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Interiores
© Luís Díaz Díaz

O sistema consiste em um telhado de barras suportado por um agregado de árvores metálicas repetidas. Cada árvore é constituída por um pilar tubular ligado a três vigas inclinadas, ou ramos, que colocam os vértices da moldura onde repousam as barras convergentes.

Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Interiores
© Luís Díaz Díaz
Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Interiores
© Luís Díaz Díaz

Na orla do complexo existem quatro naves hexagonais que contêm a programação complementar da área expositiva. Exceto por este ponto, o resto da estrutura está descoberto. As barras, além de determinarem a área de exibição, iluminam os veículos.

Loja GOMotor / NORA studio - Imagem 28 de 42
Planta a
Loja GOMotor / NORA studio - Imagem 42 de 42
Esquema
Loja GOMotor / NORA studio - Imagem 32 de 42
Planta b

Junto com as naves, a estrutura geral é coberta gerando pórticos mais altos. A sobreposição de telhados indica as áreas de acesso, e a mudança de escala ajuda a articular o papel dos galpões no complexo. O fechamento dos armazéns é feito por placas micro perfuradas colocadas sobre perfis ancorados aos pilares. As coberturas, constituídas por planos triangulares em diálogo com a estrutura, são constituídas por painéis sanduíche. Os quatro armazéns estão agrupados em dois conjuntos: um dedicado a áreas de oficina mecânica e outro a escritórios. A altura livre das oficinas é a das naves. Isso é usado para localizar um sistema de elevador de veículos, bem como uma área isolada de chapa e tinta.

Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Exterior
© Luís Díaz Díaz

Já as salas de trabalho estão divididas em dois andares. No piso inferior existe uma área de reuniões e descanso e um espaço para fotografia dos veículos. O piso superior contém os escritórios. Pelas características deste espaço, ao contrário das oficinas, o interior é revestido com acabamentos que escondem a estrutura de suporte e isolam o clima. No piso térreo, a fachada eleva-se do solo, deixando uma faixa visual aberta para o exterior. Acima, as janelas de correr deixam entrar uma luz ideal para o trabalho, filtrada pela chapa.

Loja GOMotor / NORA studio - Fotografia de Exterior
© Luís Díaz Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Reus, 08022 Barcelona, ​​Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja GOMotor / NORA studio" [Tienda GOMotor / NORA studio] 26 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971751/loja-gomotor-nora-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.