Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de ExteriorEdifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de InterioresEdifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de InterioresEdifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores, CercaEdifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7844
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucoil, OTIIMA
  • Arquitetos Responsáveis: ARX Portugal, Arquitectos lda. José Mateus, Nuno Mateus
  • Colaboradores: Ricardo Guerreiro, Nuno Nascimento, Vitória Vasquez, Maria Fuzeta da Ponte, Afonso Botelho, Susana Rego, Edoardo Tonello, Vera Beltrão, Nuno Carrajola, Diana Arouca
  • Dono De Obra: Vanguard Properties
  • Fundações E Estrutura: PMP Consultores de Engenharia
  • Construção: Mota Engil
  • Fiscalização: AFAplan
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tratou-se de desenhar o projecto de arquitectura de um edifício de habitação para o lote de gaveto que se localiza na esquina da Rua Castilho com a Padre António Vieira. Existia ali até então um edifício de escritórios - da autoria do arquitecto Tomás Taveira – ao qual o novo proprietário decidiu atribuir um novo uso, apartamentos, de acordo com os padrões elevados já presentes na zona. Entre outros edifícios, no antigo Hotel Ritz.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores, Vidro
© Fernando Guerra | FG+SG

Parte-se do desejo inicial de reciclar parte da estrutura existente de betão armado, adaptando-a a um programa e arquitectura completamente novos. O desejo programático lógico de inclusão de varandas, bem como a constatação, através de sondagens, de que a estrutura construída apresentava deficiências e estava longe de cumprir os regulamentos actuais da disciplina, determinariam a demolição de uma percentagem elevada da estrutura, que deveria ser profundamente reconfigurada, reforçada, estendida.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

O facto de o gaveto estar inserido numa zona onde existem diversos edifícios de altura superior ao que é comum na cidade, assim como a proximidade do Parque Eduardo VII com uma escala mais ambiciosa, justificam em grande medida a volumetria desta torre.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 20 de 33
Planta 03

Assumindo esta singularidade no contexto urbano, procurou-se relacionar o edifício com a cidade num sentido mais amplo, designadamente com a evocação dos vãos (presentes na maioria dos edifícios), materialidade (pedra branca) e sublimação da luminosidade e leveza tão características de Lisboa através das texturas e superfícies, cuja expressão varia com a evolução da luz.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

A relação urbana traduz-se também na construção de novas possibilidades de fruição da extraordinária paisagem circundante que atinge os 360 graus nos pisos superiores, seja através da criação de amplas varandas, seja pela abertura de novos vãos orientados para sul, em direção ao Tejo e ao Castelo de São Jorge, naquela que era uma empena completamente cega.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 25 de 33
Corte 02
Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Finalmente, uma alteração crucial é introduzida com a mudança da porta de entrada do edifício, anteriormente na Rua Padre Vieira, para a Rua Castilho na direção do monumental Parque Eduardo VII, de escala mais coerente com o Castilho 203.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

Numa escala menor de definição da linguagem, procurou-se evitar a ideia de ostentação ou extravagância, reflectindo essencialmente sobre noções de nobreza e de qualidade do desenho nos mais diversos aspectos do projecto. Nobreza que, numa primeira percepção do edifício, se sente no tratamento de superfícies, desde as opções matéricas, ao detalhe, onde se procura explorar, não tanto uma ideia de ornamento, mas o potencial expressivo da matéria.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

O acabamento quase integral das fachadas com mármore de Vila Viçosa, a entrada em latão oxidado, varandas forradas a alumínio anodizado bronze, ou as amplas janelas e vanradões, são o sinal exterior dessa lógica. No interior, o primeiro sinal situa-se no átrio principal, concebido com José Pedro Croft, onde o espaço e obra do artista se fundem, que incorpora ainda a paisagem exterior em jogos de percepção que interpelarão a atenção de quem atravesse aquele espaço.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Imagem 30 de 33
Modelo 02

Este aspecto é complementado por um trabalho extraordinariamente exigente ao nível dos detalhes, que incluem diversos acessórios originais concebidos para esta obra, como o puxador interior da porta principal, a bica da piscina do spa e ainda - embora a sua concepção não seja original para este edifício - a totalidade dos puxadores exteriores do edifício e apartamentos.

Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

A ideia de escala nobre, é também explorada e enfatizada no forte contraste entre a grelha pétrea que define as fachadas, de predominância de linhas verticais, e o interior mais escuro e quente, caracterizado pela aplicação de madeira e alumínio anodizado bronze escuro. Nas linhas verticais em pedra, a introdução de caneluras na sua superfície, sublinham a verticalidade, a elegância e exploram a expressão da estrutura mineral da pedra.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Castilho 203, 1070-051 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Castilho 203 / ARX Portugal Arquitectos" 21 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970452/edificio-castilho-203-arx-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.