Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pedro Kok

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, VigaIpel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraIpel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Fachada, Janela, Viga, CorrimãoIpel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Cadeira, VigaIpel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  862
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminas, AutoDesk, CS Construct, Clatt, Concreserv Usina, Deca, Fernando Jaeger, Gerdau, Gigi Botelho, HitchPen, Líder Interiores, Monlline, Montele, Paulo Ito, Permetal, Planmetal, Portal Prime, Prefunde, Punto e Filo, Skymar, +6
  • Arquitetos Responsáveis: Elenice Teixeira + Fábio Guzzo
  • Clientes: Ipel Iluminação
  • Estrutura: Tholos Engenharia
  • Fundação: Solosfera
  • Instalações: Engeplot Alpha
  • Climatização: Eternamente Ar, Sertec
  • Paisagismo: Lá Fora Paisagismo
  • Construtora: Macmenge Engenharia
  • Metálica: Planmetal
  • Caixilhos: Portal Prime
  • Fachada: PSA Permetal
  • Elevador: Montele
  • Cidade: Consolação
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. A missão da nova geração à frente da IPEL Iluminação, empresa familiar que atua há 25 anos no ramo, era criar uma identidade mais jovem e leve para sua nova sede, fazendo um contraponto ao conceito poluído e confuso usualmente encontrado em muitas lojas de iluminação. O local escolhido foi exatamente no lote vizinho onde a empresa já estava instalada há alguns anos, na tradicional Rua da Consolação em São Paulo, sentido Centro, no mesmo quarteirão com a Avenida Paulista.

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Pedro Kok
Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Banco
© Pedro Kok

Os proprietários optaram pela demolição total do existente para construir uma loja nova, do jeito que a empresa precisava, ao invés de reformar o imóvel antigo que se encontrava bastante deteriorado. Estrutura metálica e instalações aparentes, concreto, chapas metálicas, painéis de exposição, vegetação, comunicação visual, mobiliário, todos esses elementos foram trabalhados pelos arquitetos para dar um novo conceito para a loja.

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Banco
© Pedro Kok

O partido estrutural da nova construção foi em metálica, tanto pela linguagem estética que os proprietários já tinham em mente aplicar, quanto pela questão logística complicada na movimentada rua da Consolação. A montagem da estrutura metálica de todos os andares e a concretagem das lajes, em sistema steel-deck, durou apenas 4 semanas.

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Viga
© Pedro Kok
Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Imagem 20 de 24
Plantas
Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Cadeira, Viga
© Pedro Kok

Todos os projetos foram feitos antes da obra começar, Estrutura, Fundação, Instalações, Climatização, Paisagismo e Arquitetura, o que permitiu uma obra muito mais tranquila e com poucas surpresas de execução. O projeto desenvolve-se em térreo, primeiro, segundo e terceiro pavimentos. No térreo, apesar de ter apenas 7,00m de testada, o projeto acomoda tanto o acesso de veículos para um estacionamento ao fundo, quanto a entrada independente de pedestres através de um hall envidraçado com escada fixa e elevador acessível.

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Vidro, Janela
© Pedro Kok

Um vazio localizado no centro do projeto corta todos os andares e cria no térreo um ambiente que foi carinhosamente apelidado de prainha e, nos andares superiores, proporciona um respiro no salão, contribuindo para uma sensação de amplitude e leveza do espaço.

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Fachada, Janela, Viga, Corrimão
© Pedro Kok

Um mural de arte foi feito na empena desse átrio interno e é possível de ser contemplado de todos os andares da loja. A exposição e atendimento ao público ocorrem no primeiro e no segundo pavimentos. A organização do layout e as visuais foram pensadas de modo a se enxergar o salão de ponta a ponta, com a presença de janelas em ambas as extremidades, o que também permite ventilação cruzada.

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok

No primeiro pavimento, ao chegar da escada, há um pequeno estar e um grande espaço linear de mostruário que percorre todo o salão. Ao fundo, em espaço mais reservado após o bloco de sanitários, acontecem as mesas de atendimento e espaço para café. No segundo pavimento, além do mostruário, uma praça descoberta abriga mostruário de iluminação externa e serve como espaço de descanso para os visitantes e funcionários.

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Imagem 24 de 24
Isometrica

No terceiro pavimento, administração e estoque executados em um sistema de cobertura leve tem uso restrito. Na fachada, foi utilizada chapa metálica expandida, que cria um véu translúcido que permite diferentes sensações de iluminação durante o dia e a noite. A IPEL Iluminação apostou na inovação de seu espaço e se posiciona com um conceito diferente e mais moderno em relação ao cenário das lojas de iluminação da Consolação.

Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. da Consolação, 2265 - Consolação, São Paulo - SP, 01301-100, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ipel Iluminação / Alvorada Arquitetos" 22 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970392/ipel-iluminacao-alvorada-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.