Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de InterioresEdifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: Estúdio Módulo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AJL, CCL, Decore SC, Doril Pinturas Pintura, GF Esquadrias, Metalville, Metrea, StahlSeg
  • Arquitetos Responsáveis: Estúdio Módulo – Marcus Vinicius Damon (responsável técnico) e Guilherme Bravin
  • Equipe De Projeto: Estúdio Módulo Colaboradores: Ana Mamede, Andressa Diniz, Erica Tomasoni, Júlia Dell’Acqua, Lucas Nadalini, Lucas Zabeu Cunha, Vitoria Hassuani e Victoria Baggio.
  • Engenharia: Eduardo Reis Projetos Estruturais
  • Paisagismo: Estúdio Módulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

CONTEXTO
Em 2018, a empresa Perini Business Park promoveu um concurso de projetos, nacional e aberto, objetivando construir um novo parque tecnológico em seu condomínio, o maior parque empresarial multissetorial da América Latina, situado no Distrito Industrial de Joinville, em Santa Catarina.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

As propostas deveriam apresentar um masterplan de ocupação de uma área de aproximadamente 70.000menvolta por uma área de mata preservada, e, inserido nele, o projeto de uma edificação sede.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá
Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Ainda em 2018, iniciou-se a implantação do masterplan com a construção do primeiro edifício e sede, o Ágora HUB. O projeto do edifício Ágora MOB, dá sequência a implantação do masterplan com 7.500m² dedicados a locação de escritórios de empresas no ramo industrial e tecnológico.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

MASTERPLAN
O masterplan pensa o Ágora Tech Park como um polo de atração para o encontro entre sociedade, iniciativa privada, academia e governo, contribuindo para o desenvolvimento regional através de benefícios socioeconômicos para Joinville e Santa Catarina. O projeto oferecerá ambientes de alta qualidade para as atividades de pesquisa, desenvolvimento, trabalho e lazer, oferecendo atrativos para empresas de alta tecnologia.  Para isso, a proposta se apropria de conceitos de uma cidade inteligente, atendendo questões relacionadas ao meio ambiente, infraestrutura, mobilidade, qualidade de vida, ecoeficiência e a integração de soluções diferenciadas.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Imagem 46 de 46
Masterplan

A implantação se harmoniza com o Condomínio Perini Business Park através das linhas retas dos edifícios, das poucas alterações na malha viária, do tráfego de pessoas e veículos. Novas faixas de pedestre serão criadas para facilitar o acesso de pedestres e ciclistas ao novo parque. A proposta se organiza ao redor da mata existente. Apenas algumas alterações serão feitas, para tornar a vegetação mais agradável para a interação. A preservação da vegetação enfatizará o compromisso do parque tecnológico com sua ecoeficiência.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

O primeiro edifício, o Ágora HUB, ocupa a esquina do complexo por ser um local privilegiado visualmente e estratégico para o restante da construção do parque.

ÁGORA MOB
A implantação do Edifício 2, Ágora HUB, articula duas cotas: o acesso principal pela Av. Perini, que corta o talude com paredes de arrimo em concreto e permite acesso ao bosque que será implantado entre os edifícios e a mata preservada. Nesse nível, o átrio com pé direito triplo organiza a chegada, as circulações verticais e a sala de múltiplo uso; já na segunda cota, o nível superior dá sequência ao eixo norte, se conectando à cota do edifício sede. O passeio articula de um lado a vista para a mata preservada e de outro, lojas e lanchonetes. O edifício é fechado por vidro e pele em telha perfurada nas faces leste e oeste, com rasgos estratégicos na fachada que demarcam acessos, áreas comuns e salas especiais. Na face norte, a telha perfurada é montada como brise horizontal. Na face sul, a pele de vidro tem modulação variada, criando dinâmica na fachada.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá
Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Imagem 33 de 46
Planta - Térreo superior. marquise
Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior, Escada
© Manuel Sá

ANFITEATRO
No ponto de bifurcação dos eixos ordenadores do masterplan, realizando a transição entre a cota da marquise e o bosque, propõe-se uma grande escadaria externa acomodada no talude. Através da adoção de degraus duplos, ela assume também a função de arquibancada, criando um anfiteatro entre o Edifício 1 (HUB) e o Edifício 2 (MOB). No seu ponto de chegada conforma-se uma praça de acesso ao bosque. A praça, com o apoio da arquibancada receberá eventos ao ar livre, como palestras e shows. Em situações cotidianas pode ser usado como local de pausa e descompressão com contemplação do bosque e mata.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Imagem 45 de 46
Croquis 02

VAZIOS E FOCOS VISUAIS
Internamente, o edifício é organizado de forma pragmática, com corredor central e escritórios que ocupam o perímetro do edifício. A modulação é pensada para se adaptar a tamanhos diversos de salas, que variam entre 50m2 e 120m2. O pragmatismo extremo é rompido nas circulações, onde são posicionados vazios pensados para melhorar o conforto ambiental do edifício e para promover as possíveis relações visuais. O átrio é a grande área de encontro do edifício. É onde as relações visuais dos trabalhadores e visitantes se intensificam, assim como as relações entre o dentro e o fora se fortalecem.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

CONFORTO AMBIENTAL
A pele metálica micro perfurada que envolve as fachadas leste e oeste atenua a luz solar, reduzindo o aquecimento interno da edificação, ainda que permitindo a passagem controlada de luminosidade e visuais de dentro para fora. Nos corredores de acesso dos escritórios, tomou-se partido da necessidade de dispor escadarias resolvendo a rota de fuga em situações de emergência para criar vazios alinhados entre os pavimentos. No quarto e último andar, a cobertura é pensada para permitir a entrada de luz natural e a exaustão do ar quente que sobe até o último pavimento, configurando o efeito chaminé. Na fachada norte, brises horizontais em angulações variadas protegem a fachada de insolação direta. Por serem feitas do mesmo material da pele, telha micro perfurada, permitem a passagem de iluminação filtrada, e estabelecem a unidade do conjunto.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Interiores, Escada
© Manuel Sá
Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Imagem 41 de 46
Diagrama - Conforto ambiental
Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

SISTEMA CONSTRUTIVO
Assim como no primeiro edifício do complexo, a adoção de sistema estrutural em peças pré-moldadas (fundações e pilares hiperestáticos) combinados com elementos moldados inloco (arrimos e laje nervurada), aliada ao uso de componentes construtivos industrializados em maior parte da edificação, permitiu uma obra rápida e seca.

Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Joinville - Santa Catarina, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Ágora MOB / Estúdio Módulo" 09 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970386/edificio-agora-mob-estudio-modulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.