Conheça os seis projetos finalistas do Architecture-in-Development Global Challenge 2021

O Architecture-in-Development (A--D) tem o orgulho de apresentar os seis projetos finalistas do Global Challenge 2021. Além disso, as seis equipes selecionadas serão incluídas em um programa de incentivo e desenvolvimento de seis meses, o qual tem como principal objetivo aproximá-las de potenciais parceiros e colaboradores além de possíveis oportunidades de investimento público e recursos que possam finalmente auxiliá-las a encontrarem os meios de realizarem seus projetos no futuro próximo.

Em que consiste o A--D Global Challenge?

O Global Challenge, ou Desafio Global, não é como a maioria dos concursos de arquitetura, esta é uma convocatória que busca descobrir e promover iniciativas comunitárias que possam impactar positivamente, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida das comunidades nas quais encontram-se inseridas. O A--D procurar celebrar e reconhecer o esforço de comunidades engajadas em busca de um futuro melhor assim como projetos desenvolvidos em estreita colaboração com os moradores ou até pelas próprias comunidades, permitindo que, através de uma rede mundial de parceiros e colaboradores, estes projetos possam ser realizados e postos para funcionar. Nesta edição de 2021, 202 projetos foram inscritos para o Desafio Global A--D, dos quais foram selecionados 56 projetos em uma primeira etapa, e seis propostas finalistas as quais conheceremos a seguir.

OS FINALISTAS

Cozinha CoLaboratorio, México

No início de 2018, reunidos em meio a ameaçada reserva florestal de Lacandona, um grupo de fazendeiros, pesquisadores, chefs de cozinha e outros parceiros se sentaram à mesa para trocar conhecimentos. Depois de anos desenvolvendo e testando receitas para sistemas alimentares resistentes ao clima, a comunidade decidiu desenvolver um projeto para construir um Laboratório de Cozinha Agroflorestal. Operando como um importante espaço de encontro e trocas entre a comunidade e seus parceiros, a Cozinha CoLaboratoria será um importante elemento para regenerar os ecossistemas locais e manter as culturas que se alimentam dele.

Conheça os seis projetos finalistas do Architecture-in-Development Global Challenge 2021 - Imagem 7 de 7
Imagem cortesia de A--D

Taller Tropical Moravia 2.0, Colômbia

O Taller Tropical Moravia é um projeto de centro comunitário voltado para o desenvolvimento de atividades culturais e de educação ambiental. Desenvolvido em colaboração entre os moradores da comunidade de Moravia, Medellín e um grupo de arquitetos de Berlim, o Taller Tropical é um protótipo em pequena escala estabelecido na comunidade de Moravia em 2018, o qual hospeda atualmente uma infinidade de diferentes eventos com mais de 10.000 visitantes todos os anos. O novo projeto, selecionado como finalista do Desafio Global A--D deste ano, procura  aprimorar a estrutura do centro comunitário combinando uma nova escola de culinária, uma fábrica laboratório de reciclagem com espaços para residências de artista além uma cobertura-mirante multiuso.

Conheça os seis projetos finalistas do Architecture-in-Development Global Challenge 2021 - Imagem 3 de 7
Imagem cortesia de A--D

Uma Escola Construída Pelo Povo e Para o Povo, Índia

As plantações de chá de Assam estão enfrentando uma crise socioeconômica sem precedentes, causada principalmente pela mecanização do campo que levou mais de um milhão de trabalhadores ao desemprego ao longo das últimas décadas. O projeto da Escola do Povo é o ponto de partida para uma nova forma de empoderamento das pessoas que ali vivem através de uma ação contínua e em comunidade. Nesse sentido, o projeto nasce de uma colaboração entre arquitetos e membros da comunidade local como um esforço coletivo para inspirar e engajar pessoas em busca da transformação em direção a uma nova realidade.

Conheça os seis projetos finalistas do Architecture-in-Development Global Challenge 2021 - Imagem 2 de 7
Imagem cortesia de A--D

Kickstarter Comunitário: Plataforma de Observação do Distrito de Ger, Mongólia

Em mongol, não existe uma palavra para definir “comunidade”. Pensando nisso, o projeto da Plataforma de Observação do Distrito de Ger visa dar o pontapé inicial no processo de construção de uma nova comunidade, criando um mirante como um importante espaço de encontro e socialização no distrito de Ger em Ulaanbaatar: um assentamento informal e sem qualquer tipo de infraestrutura pública. Neste sentido, o projeto procura revelar a história deste lugar e preparar a comunidade local para enfrentar os desafios do futuro.

Conheça os seis projetos finalistas do Architecture-in-Development Global Challenge 2021 - Imagem 4 de 7
Imagem cortesia de A--D

Jaraguá 160, Brasil

O principal intuito do projeto Jaraguá 160 é transformar as características dos espaços compartilhados entre as famílias desta comunidade. A casa Jaraguá 160 é uma pequena estrutura em um bairro que está passando por um voraz processo de gentrificação—o destino de mais de três mil novas famílias que chegam para trabalhar na  indústria da confecção (atualmente organizados em uma forma de cooperativa), duas delas lideradas por mães solteiras. Através de um processo participativo, o projeto foi desenvolvido para transformar os espaços comunitários para melhor atender às novas demandas e necessidades, uma casa para compartilhar alegria e também humanidade.

Conheça os seis projetos finalistas do Architecture-in-Development Global Challenge 2021 - Imagem 6 de 7
Imagem cortesia de A--D

Reconstrução da Biblioteca Comunitária de Haadibadi, Índia

A projeto de reconstrução da Biblioteca Comunitária de Haadibadi é um esforço para salvar a primeira infância das crianças de comunidades marginalizadas em Haadibadi, oferecendo um espaço seguro para que elas tenham acesso a cultura e a educação. Este é um projeto concebido também com o objetivo de incentivar as crianças a participarem de uma série de atividades educativas que ampliarão seus horizontes dentro e fora da sala de aula. Localizado junto ao pátio do centro de Tecnologia de Bengaluru, uma região de grandes contrastes e onde as desigualdades são bastante evidentes.

Conheça os seis projetos finalistas do Architecture-in-Development Global Challenge 2021 - Imagem 5 de 7
Imagem cortesia de A--D

Entre estes seis projetos, dois deles receberão um prêmio de € 3.000 em dinheiro:

Embora o A--D tenha hoje condições de trabalhar com apenas seis equipes finalistas, consideramos todas as inscrições recebidas como projetos vencedores, iniciativas inspiradoras que nos motivam a seguir em frente e buscar resolver alguns dos problemas mais urgentes da atualidade—além de demonstrar a importância da cooperação entre arquitetos e comunidades. Todos os projetos recebidos podem ser conhecidos na nossa plataforma do A--D, a qual foi concebida para promover e divulgar estas importantes iniciativas. 

Como são selecionados os projetos finalistas?

Os seis projetos finalistas são escolhidos com base não apenas na qualidade da proposta em si, mas principalmente em como estes estabelecem o engajamento de comunidades e profissionais, estabelecendo práticas Do-It-Together (DIT). Os seis projetos finalistas aqui apresentados representam os principais desafios do desenvolvimento sustentável nos dias de hoje em uma variedade de escalas e contextos, incluindo, mas não se limitando à alimentação, agricultura, mudanças climáticas, restauração do patrimônio construído e o acesso à moradia digna para todos.

Para avaliar as mais de 200 propostas recebidas, o Desafio Global deste ano contou com a colaboração de 11 especialistas da área. Os membros do júri revisaram, avaliaram e comentaram cada um dos projetos selecionados individualmente. No último dia 10 de setembro, realizamos uma reunião para discutir os projetos mais relevantes para finalmente escolher os seis finalistas do Desafio Global deste ano de 2021.

O júri inclui ainda membros do conselho consultivo, parceiros e arquitetos de renome como: Ole Bouman, Cameron Sinclair, Anna Heringer, Johann Baar, Kira Intrapor, David Basulto, Luisa Pastore, David Cole, David Barragan, Pelayo Achondo e Swati Janu.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hernández, Diego. "Conheça os seis projetos finalistas do Architecture-in-Development Global Challenge 2021" [Meet the 6 Finalists of the Architecture-in-Development Global Challenge 2021] 18 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969956/conheca-os-seis-projetos-finalistas-do-architecture-in-development-global-challenge-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.