Casa H / Architecten Broekx-Schiepers

Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de ExteriorCasa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Interiores, TijoloCasa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Interiores, Armário, TijoloCasa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Exterior, FachadaCasa H / Architecten Broekx-Schiepers - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos Responsáveis: Jo Broekx, Marcella Schiepers
  • Engenharia Estrutural: UTIL Struktuurstudies
  • Engenharia: Boydens Engineering
  • Paisagem: Aldrik Hierman
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Exterior
© Stijn Bollaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma casa unifamiliar não invasiva no meio de um bloco de construção rural. Embora seja principalmente subterrânea, a casa tem vista para os arredores. O principal recurso é a estrutura tectônica, que dá origem tanto ao espaço quanto - por meio do uso preciso do tijolo como principal material de construção - às qualidades tangíveis da casa.

Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Interiores, Cozinha, Tijolo
© Stijn Bollaert
Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Stijn Bollaert

O contexto da casa é uma aldeia típica flamenga; é um contexto que se torna raro na região. As árvores ao longo de uma linha de bonde abandonada definem o eixo principal da casa. O posicionamento da construção no topo de uma colina suave permite que os usuários capturem todas as vistas interessantes de dentro dos aposentos.

Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Interiores, Armário, Tijolo
© Stijn Bollaert

As instruções dos clientes pediam uma casa independente para uma única família - uma atribuição que por si só está em aprovação na região de Flandres. Uma estrutura forte e conscientemente tectônica - ao invés de algum tipo de bricolagem de "normalidade flamenga" - faz a mediação entre o programa e a materialidade. Tijolos em um esquema de cores que combina com os troncos das árvores no entorno, telhado de concreto e lajes e janelas de madeira definem a maior parte da presença modesta da casa - fora e dentro.

Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Imagem 16 de 20
Planta - Pavimento Térreo
Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Imagem 20 de 20
Corte 02

Além dos elementos contextuais e das necessidades dos clientes, havia muito poucas restrições. É por isso que algumas restrições foram selecionadas deliberadamente. Em primeiro lugar, por causa das vistas interessantes em basicamente todas as direções, uma casa do tipo pavilhão provou ser a solução mais adequada. Para obter um impacto mínimo no entorno, este volume foi posicionado principalmente no subsolo. Em seguida, foi definido e refinado o equilíbrio entre a estrutura tectônica da casa e seu programa, o que resultou em uma planta racional com cantos arredondados. Os espaços se fundem horizontalmente e verticalmente.

Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Interiores
© Stijn Bollaert

Pátios e claraboias de concreto estrategicamente colocadas iluminam os quartos, bem como janelas de parede a parede. A lógica da estrutura é acentuada e ampliada com o uso exato do tijolo como material de construção chave. Tudo - o comprimento das paredes internas (curvas ou retas), a altura dos tetos - é proporcionado de acordo com a união da alvenaria. Dá ao edifício uma consistência única. As paredes são de tijolo ou vidro (em janelas de madeira ou como ladrilhos de vidro), as lajes do piso são de concreto e os pisos são revestidos do mesmo tipo de tijolo que as paredes (do mesmo tamanho, mas mais finas). Mudanças sutis na ligação da alvenaria indicam quais partes das paredes são de suporte e quais partes são ocas e contêm instalações técnicas.

Casa H / Architecten Broekx-Schiepers - Fotografia de Exterior, Fachada
© Stijn Bollaert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa H / Architecten Broekx-Schiepers" [House H / Architecten Broekx-Schiepers] 07 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969669/casa-h-architecten-broekx-schiepers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.