Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO

Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de ExteriorEdifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de InterioresEdifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaEdifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Exterior, TijoloEdifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: AGIT STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  436
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Arquitetos Responsáveis: Jamin Seo, Guen-il Huh
Mais informaçõesMenos informações
Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Kyungsub Shin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma área residencial no centro de Seul com regulamentos físicos que criam restrições ambientais fundamentais, o projeto ‘MOTTAGI 99’ (a palavra ‘mottagi’ significa cortar um canto: chanfrar) obscurece os muitos limites rígidos da área circundante. Isso cria uma nova lacuna na paisagem urbana padronizada. Este projeto começou com uma questão sobre a tipologia da habitação, que se tornou o resultado de uma combinação de regulamentação urbana e desejos individuais. ‘MOTTAGI 99’ é uma habitação multifamiliar de cinco andares para cinco famílias, com comércio no primeiro andar.

Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Exterior
© Kyungsub Shin
Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Imagem 31 de 44
Planta - Térreo
Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Interiores, Viga
© Kyungsub Shin

Massa, densidade reorganizadora
Os pedestres se deparam com a massa monolítica na rua, enquanto enfrentam visualmente o espaço desocupado do solo e o vazio superior do edifício, em grande parte removido. Este jogo de cheios e vazios do edifício é o resultado de forças externas que são as ‘leis, densidade urbana, distância pública e privada’. Essa massa única funciona organicamente do solo ao topo, permitindo que as pessoas se movam e experimentem o local. Dentro do terreno limitado, o primeiro andar reorganiza a densidade, resolvendo várias distâncias exigidas por lei, incluindo entradas, estacionamento, etc.

Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Interiores
© Kyungsub Shin

O volume curvo conduz os visitantes da rua ao hall enquanto acomoda o programa, fornecendo espaço para vizinhos e pedestres, afastado da rua. Rebaixada 700 mm no nível do solo, a loja atrai visitantes separadamente. Esta diferença de nível permite que o espaço exterior e cada pavimento tenham a altura necessária disposta no regulamento. 

Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Interiores
© Kyungsub Shin
Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Imagem 32 de 44
Planta - Primeiro Pavimento
Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Kyungsub Shin

As proporções um tanto estranhas da parede chanfrada (em forma de arco) revelam o contraste entre as partes superior e inferior da massa. Isso indica a direcionalidade de empurrar para cima o volume, além da coluna estrutural de suporte de carga. O chanfro multifacetado foi planejado para suavizar os limites entre os terrenos, bem como para aliviar a rigidez entre os componentes arquitetônicos.

Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Kyungsub Shin
Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Interiores
© Kyungsub Shin

Estrutura e Espaço
A 'variação do chanfro' da massa continua no interior é ainda mais ampliada nas residências do 4º e 5º andar, onde a família do cliente mora. As escadas passam pela abertura no volume e a luz flui do teto curvo, criando texturas abundantes. As partes recuadas ou ousadamente removidas do exterior tornam-se um terraço privado para cada habitação, permitindo-lhes uma distância confortável entre os vizinhos circundantes.

Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Kyungsub Shin
Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Imagem 41 de 44
Elevação Leste
Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Kyungsub Shin

A escadaria pública do edifício, que representa uma beleza estrutural, também resulta da reorganização da densidade. A parede situada no centro sustenta a escada em uma estrutura em balanço que, ao mesmo tempo, é um corpo integrado.

Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO - Fotografia de Exterior
© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício MOTTAGI 99 / AGIT STUDIO" [MOTTAGI 99 Building / AGIT STUDIO] 26 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969048/edificio-mottagi-99-agit-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.