Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture

Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaIntervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Interiores, FachadaIntervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de InterioresIntervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Interiores, CadeiraIntervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Mais Imagens+ 11

  • Cliente: RMIT University
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto faz parte da revitalização da esfera pública da Universidade RMIT, transformando espaços subutilizados em locais vivos e acolhedores. Isso é visto na Rodda Lane que costura um labirinto de vielas para fornecer um novo ponto focal ao campus da cidade por meio da adição de espaços flexíveis ao ar livre que contribuem para o bem-estar dos alunos.

Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Peter Bennetts

O briefing para o projeto visava melhorar os espaços públicos dentro do campus da cidade RMIT, reunindo uma série de locais remanescentes, díspares e desconexos (entre as ruas Bowen, La Trobe e Swanston) enquanto refletia a cultura do RMIT considerando a rica herança do local.

Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
© Peter Bennetts
Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Interiores
© Peter Bennetts

A resposta do projeto gira em torno de dois pátios que atuam como âncoras para as atividades sociais no distrito. Novos bancos personalizados e estruturas de sombra em forma de pérgula são colocados entre as floreiras, juntamente com maior iluminação para melhorar a experiência do aluno ao ar livre. Esses pátios são unidos por vielas estreitas com volumes verticais impressionantes: novos bancos e iluminação nesses corredores buscam acentuar os espaços existentes ao mesmo tempo em que fornecem novos lugares de estar. As múltiplas infraestruturas urbanas permitem diversos espaços e usos (de forma que nenhum deles seja dominado por um determinado usuário). Todas essas estratégias de projeto contribuem para aumentar a segurança do campus.

Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Peter Bennetts

O projeto estende a estrutura da cidade para o campus, trazendo a experiência urbana por excelência de Melbourne para a universidade. Em meio a um contexto impregnado de um rico significado arquitetônico, a abordagem do projeto busca introduzir uma nova identidade. Para criar um senso de lugar e coesão, uma paleta forte e singular foi usada. Tons de azul, cinza claro e branco atuam como um contraponto à paleta existente fortalecendo o apego ao local. Recentemente, em Rodda Lane, Sibling testemunhou namorados entrelaçados, um clube de desenho de mangá, patrulhas de segurança, um filhote recém-nascido sendo levado para uma brincadeira e alunos passando, tudo em uma hora. O projeto oferece uma exploração de como os espaços intermediários se tornam locais de celebração por meio de sua ocupação.

Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Interiores
© Peter Bennetts
Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Imagem 14 de 16
Planta

A orientação legível também é importante para criar espaços mais acolhedores e seguros. Um padrão rítmico de pavimentação e luz direcional personalizada fornece uma orientação clara no campus, sinalizando uma sensação de movimento, velocidade e estimulação na superfície do solo. O padrão de pavimentação passa a ser uma zona concêntrica, levando os habitantes a entrar no vazio e fazer uma pausa nestes espaços sociais. Esses padrões são projetados levando em consideração as estruturas de sombreamento perfuradas e se inclinam para se estender em superfícies verticais, criando loops de bancos. Conforme as pessoas se movem para o centro da Rodda Lane, outros pontos de vista são revelados, modificando as percepções.

Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Interiores
© Peter Bennetts

A materialidade do projeto é utilitária, durável, protetora e de baixa manutenção, proporcionando valor de longo prazo para o cliente. Ela cria um domínio público mais utilizável e ativo, aumenta a segurança do campus e a experiência do aluno ao ar livre, por meio de orientação clara, ao mesmo tempo em que ajuda a conectar o campus de forma significativa à cidade. Este projeto destaca a importância dos espaços públicos compartilhados dentro de um campus universitário e, em particular, a importância dos espaços ao ar livre em um ambiente pós-COVID-19. Esses espaços são a cola responsável por unir locais e alunos para que todos possam desfrutar de sua experiência no campus.

Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture - Fotografia de Exterior
© Peter Bennetts

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rodda Ln, Melbourne VIC 3000, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção Rodda Lane / Sibling Architecture" [Rodda Lane Intervention / Sibling Architecture] 21 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968788/intervencao-rodda-lane-sibling-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.