Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura

Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de ExteriorCervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaCervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Fortaleza, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Benevides, Mário Soares
  • Equipe De Projeto: Ademir Oliveira, Bárbara Pontes, Juliana De Boni e Victor Marques
  • Engenharia: Aldo Chaves
  • Consultores: Lula Gouveia, Ricardo Bezerra e Ricardo Muratori
  • Clientes: Cervejaria Capitosa
  • Paisagismo: PORO Arquitetura
  • Cidade: Fortaleza
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Igor Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cervejaria Capitosa. A Capitosa é uma fábrica de cerveja artesanal com área total de aproximadamente 1000 m² e produção mensal de até 50 mil litros. Localiza-se próximo à Lagoa da Precabura, onde há abundante ventilação natural e insolação, condicionantes aproveitados no projeto desenvolvido.

Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Igor Ribeiro
Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Imagem 21 de 24
Planta
Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Igor Ribeiro
Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Igor Ribeiro

Foi proposto um edifício funcional, flexível e acolhedor, dividido em três grandes blocos interligados entre si. O bloco de serviços é funcional, e corresponde aos componentes de apoio e infraestrutura da produção de cerveja, bem como chegada de insumos e saída de produtos. O bloco central, onde a cerveja é brassada, fermentada e envasada, é flexível, um grande vão que contempla, além dos equipamentos existentes, a possível atualização dos mesmos e um futuro aumento da produção. O bloco social, onde os visitantes são recebidos e onde se localizam a administração, a cozinha e o taproom, é acolhedor e convidativo, trazendo elementos típicos de uma casa para o contexto da fábrica, ao passo que mantém conexão visual com a área de produção.

Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Igor Ribeiro
Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Igor Ribeiro

A área social da fábrica integra-se com uma grande praça frontal, idealizada para eventos de médio porte e que marca a chegada à edificação. Um espaço mais intimista na lateral se apresenta como uma releitura tropical e fabril dos tradicionais Biergärten alemães. Sombreada e ventilada, a área possui mobiliários soltos e uma arquibancada lúdica em concreto, que integra a área de mesas com o espaço kids.

Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Imagem 24 de 24
Corte

O uso dos sheds, elementos que garantem a troca de ar através da exaustão e a entrada de luz natural, faz uma referência estética às edificações fabris tradicionais. Essa forma clássica contrasta com o uso de materiais contemporâneos como a telha metálica vermelha, que reveste toda a edificação, e os brises em alumínio, que protegem os painéis de vidro da forte incidência solar.

Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Igor Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Recreio, 1210 - Lagoa Redonda, Fortaleza - CE, 60831-600, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cervejaria Capitosa / PORO Arquitetura" 19 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968548/cervejaria-capitosa-poro-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.