Mesquita Mohamed Abdulkhaliq Gargash / Dabbagh Architects

Mesquita Mohamed Abdulkhaliq Gargash / Dabbagh Architects

© Gerry O'Leary© Gerry O'Leary© Gerry O'Leary© Gerry O'Leary+ 23

  • Arquiteta E Fundadora:Sumaya Dabbagh
  • Equipe De Projeto:Sandrine Quoilin, Aleks Zigalovs, Hana Younes, William Java
Mais informaçõesMenos informações
© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dabbagh Architects liderados por sua fundadora, Sumaya Dabbagh, concluem a Mesquita do falecido Mohamed Abdulkhaliq Gargash (Dubai, Emirados Árabes Unidos), um local de culto contemporâneo que é discretamente magistral no uso de forma, materialidade e luz natural controlada para evocar um sentido de conexão espiritual e transição do mundo material externo para o sentimento interno. A mesquita é uma das primeiras nos Emirados Árabes Unidos a ser projetada por uma arquiteta.

© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary

Como um presente para a comunidade e em homenagem ao falecido patriarca, Mohamed Abdulkhaliq Gargash, a missão da família Gargash era criar uma mesquita contemporânea mínima, um espaço calmo e espiritual para oração, para a comunidade de Al Quoz, o coração industrial de Dubai.

© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary

No cerne do projeto, a abordagem, é o aprimoramento do ato de adoração e uma jornada de transição por todo o volume para que o usuário esteja pronto para a oração e sinta uma sensação de intimidade com o sagrado. “Criar um espaço de culto foi um desafio de projeto muito particular. A oração é um ato devocional. Requer que o fiel esteja totalmente presente. Com todas as distrações em nossa vida moderna agitada, pode ser um desafio aquietar a mente e encontrar uma calma interior que permita uma imersão total na oração”, diz Sumaya. “Através do desenho, são criados espaços que permitem ao usuário fazer a transição do agitado mundo exterior e se preparar para uma experiência interior.

© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary
Corte
Corte
© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary

A luz natural é usada como uma ferramenta para aumentar um sentimento de espiritualidade, a conexão entre o terreno e o divino, e para marcar a jornada do usuário através do volume. A escala também desempenha um papel na criação desse senso de sacralidade. Dabbagh Architects procurou evitar vários blocos, simplificando a tipologia tradicional da forma islâmica e trabalhando com sua essência. O uso de padrão e materialidade neste projeto melhora a experiência do usuário enquanto ele percorre o pátio e entra no volume. Em toda a edificação há um padrão triangular, uma referência à geometria islâmica tradicional, mas reinterpretado em uma linguagem contemporânea desconstruída.

© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary
Elevação Sul
Elevação Sul
© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary

Os painéis externos usam este padrão triangulado em elementos recuados e perfurados, o que dá à pele do volume uma aparência dinâmica. Internamente, essas perfurações espalham luz natural nas áreas de culto com grande controle e cuidado para iluminar os principais espaços e criar uma atmosfera calma e uma sensação de conexão com o divino, além de ajudar a resfriar o interior da mesquita. A cúpula de revestimento duplo permite a entrada de luz natural, filtrando-a através do revestimento decorativo interno, que incorpora o mesmo padrão triangulado. Esta luz filtrada cria um espaço de oração suave e naturalmente iluminado, adaptado à mente introspectiva durante a oração.

© Gerry O'Leary
© Gerry O'Leary

A caligrafia também desempenha um papel importante no desenho geral. Um Surah (versículo do Alcorão) envolve a sala de orações externamente para criar uma faixa protetora metafórica, sinalizando a natureza espiritual do espaço na chegada e instilando energia sagrada em todo o volume.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Mohamed Abdulkhaliq Gargash / Dabbagh Architects" [Mosque of Mohamed Abdulkhaliq Gargash / Dabbagh Architects] 15 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968503/mesquita-mohamed-abdulkhaliq-gargash-dabbagh-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.