Curso online "A construção do vazio na arquitetura japonesa", com Marina Lacerda

Forma e vazio são conceitos indissociáveis na cultura japonesa. O curso propõe a análise de obras arquitetônicas selecionadas, apoiada pela noção estética Ma, para explorar diferentes concepções de espaço-tempo no Japão. Busca-se apresentar aspectos conceituais, espaciais e materiais dos projetos para a compreensão das possíveis relações entre forma e vazio, bem como da aproximação do vazio como potência e não ausência. O curso é destinado a pessoas interessadas em arquitetura e Japão de forma geral.

Aula 1 | O vazio como potência

A noção estética Ma + Sky House (1958), Kiyonori Kikutake.

Aula 2 | Habitar o desconforto

White U (1976), Toyo Ito + Azuma House (1976), Tadao Ando.

Aula 3 | O espaço fissurado

The Uncompleted House (1970), Kazuo Shinohara + Villa in the Forest (1992), Kazuyo Sejima.

Aula 4 | A dissolução da matéria

Kiro-san Observatory (1995), Kengo Kuma + China Academy of Art’s Folk Art Museum (2015), Kengo Kuma + Final Wooden House (2008), Sou Fujimoto.


Marina Lacerda

Marina Lacerda é arquiteta e pesquisadora com mestrado sobre a obra do arquiteto japonês Toyo Ito pela UNICAMP (2019). Especialização em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (2015). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Integra a equipe editorial das revistas científicas da Escola da Cidade. Pesquisa e ministra cursos sobre os temas: Diagramas na Teoria e no Projeto de Arquitetura, Processos e Análise de Projeto de Arquitetura, Arquitetura Contemporânea e Arquitetura Japonesa.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso online "A construção do vazio na arquitetura japonesa", com Marina Lacerda" 02 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967885/curso-online-a-construcao-do-vazio-na-arquitetura-japonesa-com-marina-lacerda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.