Villa M / Triptyque

Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaVilla M / Triptyque - Fotografia de Exterior, FachadaVilla M / Triptyque - Fotografia de ExteriorVilla M / Triptyque - Fotografia de ExteriorVilla M / Triptyque - Mais Imagens+ 32

  • Cliente: Groupe Pasteur Mutualité (Thierry Lorente, Diretor Geral do Groupe Pasteur Mutualité e Amanda Lehmann, Diretora Geral Adjunta do Groupe Pasteur Mutualité)
  • Paisagismo: Coloco, Pablo Giorgef
  • Construtora: Eiffage Construction
  • Assistência De Incorporação: SCPM Access, Guy Sanoian
  • Diretor Artístico E Designer: Philippe Starck
  • Arquiteto: Philippe Starck
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela
© Michel Denancé

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Villa M leva a Amazônia a Paris com um edifício tropical. Projetado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, com o projeto paisagístico de Coloco e direção de arte e design de espaços arquitetônicos assinado por Philippe Starck, Villa M visa criar um novo pacto entre cidades, natureza e saúde. O programa, idealizado por Thierry Lorente e Amanda Lehmann, do Groupe Pasteur Mutualité, deseja criar em Paris uma "villa médicis" e um dinâmico centro focado em saúde.

Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior
© Michel Denancé

O edifício, um centro de saúde dinâmico e em evolução, se destaca pela fachada-viva, cuja geometria formada por vigas de estrutura metálica foi concebida para abrigar plantas herbáceas medicinais, árvores frutíferas e espécies perenes de médio e grande porte. Pensada como um exoesqueleto, a fachada tem um desenho minimalista e leve, e foi composta a partir do encaixe de estruturas pré-fabricadas, como em um jogo de construção. “O próprio prédio é o suporte desse jardim vertical, que vai crescer ao longo do tempo e ocupar toda a fachada, transformando o edifício em uma floresta vertical e medicinal e tornando-se a arquitetura principal”, explica Guillaume Sibaud, sócio da Triptyque.

Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior
© Michel Denancé
Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior, Fachada
© Michel Denancé

Além da reintegração da natureza à cidade por meio da arquitetura, a fachada-viva contribui com a sustentabilidade ao colaborar com a questão térmica e, consequentemente, a eficiência energética do edifício. “Exploramos todas as superfícies disponíveis para potencializar a vegetação e evitar o desperdício de energia e carbono”, explica Sibaud. A responsabilidade ambiental também está presente na escolha de materiais básicos e orgânicos, propondo uma arquitetura low-tech.

Villa M / Triptyque - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro
© Michel Denancé
Villa M / Triptyque - Imagem 24 de 37
Axonométrica fachada
Villa M / Triptyque - Imagem 23 de 37
Axonométrica fachada
Villa M / Triptyque - Fotografia de Interiores
Cortesia de Press distribution

O design do Villa M quer que a arquitetura devolva a natureza à cidade e tem como principal objetivo oferecer aos cidadãos uma nova experiência urbana com o advento de uma “cidade natureza”. “Respirar, tomar sol e conectar-se à natureza são necessidades vitais as quais o estilo de vida urbana não consegue mais garantir”, afirma o sócio Olivier Rafaëlli. “Para combater a expansão urbana – anti-ecológica por natureza, a cidade deve proporcionar essa vivência - além de incentivar a correlação dos espaços internos e externos em áreas construídas”.

Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior
© Michel Denancé

O programa de ocupação do edifício de 8.000 m² também tem uma proposta inovadora: ser um espaço direcionado às pessoas que escolheram se dedicar a salvar vidas e ajudar outras pessoas – mas ainda aberto a todos. O complexo de uso misto reúne hotel, restaurante, bar, área de conferência, clínica, coworking e showroom de startups de saúde. O objetivo é promover a combinação, o intercâmbio e a colaboração entre diversas especialidades e gerações de profissionais da saúde.

Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior
© Michel Denancé

A crise sanitária intensificou e acelerou desafios hospitalares já conhecidos e questões geográficas e urbanísticas também passaram a ser questões de saúde. Por outro lado, a saúde transcendeu os muros dos hospitais, espalhando-se pela cidade e criando uma relação mais aberta entre cidadãos e profissionais de saúde. Mesmo projetado antes da pandemia da Covid-19, o programa inovador do Villa M cataliza a ideia de abrir a saúde para a cidade e a cidade para a saúde. “O Villa M é um modelo para imaginar a cidade do amanhã. É o novo prédio parisiense”, conclui Raffaëlli.

Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior
© Michel Denancé

O Villa M reafirma o compromisso da Triptyque com a criação de projetos integradores da natureza ao espaço urbano, 10 anos depois da concepção do Harmonia 57, no Brasil. Localizado na Vila Madalena, em São Paulo, o projeto construído em 2008 impulsionou o escritório nacional e internacionalmente com sua atenção à questão ambiental, ainda mais aprofundada no conceito do edifício em Paris. O novo empreendimento é resultado do encontro entre Guillaume Sibaud e Olivier Raffaëlli com o paisagista Pablo Georgieff, do Coloco. Em 2010, o trio prometeu inverter os papéis: a arquitetura servindo à paisagem e não o contrário. A oportunidade surgiu anos depois, quando o Grupo Pasteur Mutualité os convidou para colaborar neste projeto inovador e inspirador que é o Villa M. Um manifesto naturista toma forma.

Villa M / Triptyque - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Michel Denancé

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:24-30 Bd Pasteur, 75015 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Villa M / Triptyque" 26 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967426/villa-m-triptyque-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.