Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos

Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, VigaApartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraApartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de InterioresApartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Iluminação, FachadaApartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CIN, CLIMAR, JUNG, Microsoft, PADIMAT, SANTO BANHO, Valdama
  • Arquitetos Responsáveis: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: Rúben Mateus, Susana Luís, João Nery Morais, Maria Sousa Otto, Esteban Carbajo, Samanta Cardoso de Menezes, Diogo Romão, Arianna Camozzi.
  • Construtor: OFICINA DOS SONHOS
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Transformação total de um antigo escritório num T2 com duas suites. Redução do número total de divisões de modo a aumentar a área de todos os compartimentos que o compõem. Da construção original, o antigo escritório a funcionar há muitos anos, apenas mantinha uma instalação sanitária e uma cozinha irreconhecível onde só a chaminé estava preservada. A estratégia de intervenção passou por alterar profundamente o layout do apartamento com mudanças significativas na distribuição dos espaços tendo em conta o conceito de uso.

Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG
Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 31 de 31
Planta
Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 29 de 31
Planta - Teto
Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação
© Fernando Guerra | FG+SG

Para além da criação de duas suites, a sala de jantar ocupa agora o espaço da antiga cozinha que, por sua vez, foi transformada em kitchenette e colocada no espaço de um antigo quarto adjacente. Esta alteração permitiu ampliar e juntar a área de confecção dos alimentos e a zona onde a família se reúne às refeições. Na cozinha o destaque vai para o azulejo artesanal verde-escuro que reveste a parede acima da bancada, conferindo um toque de elegância e distinção a um dos lugares mais procurados numa casa.

Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Fernando Guerra | FG+SG
Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 30 de 31
Corte - AA, BB
Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Iluminação, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Pensou-se ainda na vantagem que seria reunir no centro do apartamento um único volume que reunisse a despensa, alguns electrodomésticos de apoio à cozinha, bem como uma pequena estante, a instalação sanitária social e um armário amplo na zona de acesso aos quartos. Para criar contraste, o armário foi lacado a preto e o seu alto brilho contrasta vivamente com o branco das paredes envolventes. Como a casa é dotada de grandes vigas proeminentes, próprias da construção original, procurou-se dissimular essas estruturas, através do desenho nos tectos de pirâmides quadrangulares que terminam em caixas de luz a iluminar nobremente o apartamento e a inusitada decoração.

Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

As carpintarias assumem aqui um papel preponderante e, por isso, foram desenhadas ao pormenor, de acordo com as necessidades específicas dos moradores, para agilizar a azáfama diária. Por outro lado, a entrada original foi restituída, tendo, no entanto, sido mantida a entrada de serviço. O projecto criou um ambiente integrado, expressivo com um visual totalmente contemporâneo marcado tanto pela funcionalidade como pela optimização dos espaços que, assim, conferem uma melhor fluidez no uso diário.

Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento FF II Y&L / João Tiago Aguiar Arquitectos" 18 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966929/apartamento-ff-ii-y-and-l-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.