Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos

Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, EscadaCasa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, EscadaCasa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 35

Estoril, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  631
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A.MOREIRA CADETE, CIN, CLIMAR, JUNG, New Terracotta, PADIMAT, SINAIS DO TEMPO, WALLTERNATIVE
  • Arquitetos Responsáveis: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: Susana Luis, Rúben Mateus, João Nery Morais, André Ferreira, Maria Sousa Otto, Diogo Romão, Samanta Cardoso Menezes, Nuno Sequeira, Constança Lino, Francisco Duarte, Renata Vieira
  • Paisagismo: Sofia Raimundo
  • Construtor: Wallternative
  • Engenharia: NEOGET
  • Cidade: Estoril
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Escada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no Estoril, uma das zonas mais cosmopolitas da região de Lisboa, a casa insere-se num lugar favorecido pela proximidade ao oceano Atlântico e à oferta cultural e de entretenimento que tornaram o Estoril sobejamente famoso.

Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

A ampliação, assim como toda a intervenção, imprime de forma marcante a tão desejada contemporaneidade ao privilegiar os espaços abertos, fluidos e muito práticos que propiciam novas impressões e interpretações de todo o espaço. Neste projecto o desafio consistiu em identificar as necessidades, gostos e determinadas particularidades dos residentes na moradia para, a partir daí, projectar uma casa que harmonizasse a arquitectura e o espaço vivido.

Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 35 de 40
Planta Piso 0
Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

A casa é constituída por dois pisos, uma piscina, garagem, alpendre e vários anexos que incluem uma sala de jogos, lavandaria e várias arrecadações, sendo que fazia todo o sentido interligar a garagem ao edifício principal, através da criação de um novo volume que, além de permitir estacionar e aceder directamente ao interior da moradia, vem ampliar a área útil em ambos os pisos e introduzir outra narrativa arquitectónica. 

Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Ainda sobre este novo corpo, é de salientar a estereotomia dos revestimentos que destaca e engrandece a nova construção graças ao padrão gráfico em alto-relevo que cobre a fachada em reboco. Esta composição, aplicada ainda aos vãos de correr de sombreamento e segurança em fenólico, alude à azulejaria tradicional lusa. Já nos interiores, aposta-se na continuidade quanto à organização espacial, uma vez que as áreas se apresentavam bem distribuídas, com as zonas privadas no piso superior e os espaços comuns no piso térreo, piso este que goza de uma pequena zona verde, um jardim de inverno criado em baixo do esconso das escadas de acesso ao piso 1.

Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 38 de 40
Planta Piso 1
Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Para proporcionar maior conforto e qualidade habitacional, as mudanças no piso superior foram pensadas tendo em vista tais pressupostos, nomeadamente o desenho de uma nova suite e de uma zona de estar a partir da demolição de uma parede de outro quarto. O acesso a esta tranquila zona de lazer é feito directamente pelo corredor, naturalmente iluminado e ventilado. Por outro lado, o closet e a I.S. de uma antiga suite são convertidos num novo quarto, enquanto uma nova master-suite é desenhada no novo volume da casa.

Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 36 de 40
Corte
Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

Já os alçados poucas alterações sofreram, excepto aquele que foi demolido para tornar possível a ampliação já mencionada, tendo os restantes passado por processos estéticos e funcionais ao nível dos revestimentos, da substituição das guardas nas varandas, agora com um design mais contemporâneo e leve, e da ampliação de vãos de peitoril para vãos de sacada.

Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Escada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Estoril RM / João Tiago Aguiar Arquitectos" 17 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966835/casa-estoril-rm-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.