Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri

Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de InterioresCasa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de ExteriorCasa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de ExteriorCasa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Mais Imagens+ 15

Mais informaçõesMenos informações
Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de Exterior
© Raphaël Thibodeau

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Saltbox, projeto de residência passiva com certificação LEED Platinum, é apenas o terceiro edifício passivo certificado em Quebec, no Canadá. Construída na parte sul do Monte Gale, em Bromont, esta residência unifamiliar fica em uma pradaria, na margem da floresta. Com sua planta em forma de "L" combinando dois tipos de inclinação de telhado, a casa toma emprestada sua silhueta vernacular do vocabulário arquitetônico dos edifícios rurais do tipo Saltbox do século XVII, ainda claramente visível na zona rural das cidades do leste.

Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de Exterior
© Raphaël Thibodeau
Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de Exterior
© Raphaël Thibodeau
Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Imagem 17 de 20
Planta - Terreno
Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Imagem 19 de 20
Planta - Térreo

A casa de alto desempenho, construída com uma estrutura dupla e orientada para o sul, oferece um conforto excepcional a seus habitantes, seja qual for a estação do ano. A Saltbox foi projetada para uma família de quatro pessoas e tem uma área de 290 metros quadrados, construída em três pavimentos, imersa neste prado que fica na borda da área de proteção florestal de 2,5 acres de terra.

Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Raphaël Thibodeau
Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de Interiores
© Raphaël Thibodeau

O caráter natural do terreno e o patrimônio construído da região levaram a uma linguagem arquitetônica de referência histórica. Com sua disposição em "L", bem como a combinação de dois tipos de inclinações de telhados, a casa toma emprestada sua silhueta do vocabulário dos edifícios rurais Saltbox, que apareceram nas colônias da Nova Inglaterra em meados do século XVII. Com seu telhado de empena na seção principal e um telhado de uma água na parte inferior, esta tipologia tira seu nome das caixas com tampas nas quais o sal era mantido em cima da lareira, longe da umidade.

Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Raphaël Thibodeau

A planta da casa está voltada para o sul para promover o aquecimento solar passivo nos espaços internos e revelar as vistas panorâmicas do vale. A construção em três andares, esculpida na montanha, minimiza as paredes de contenção visíveis da estrada. Ao construir esculpindo na parte posterior da casa, e optando por uma inclinação de telhado que segue a do terreno, a casa se adapta de forma suave à topografia. Sua presença permanece discreta na rua, revelando seu verdadeiro programa apenas aos visitantes que tomam o caminho para a entrada da casa. O terceiro pavimento com a garagem que também serve de oficina só é visível em uma aproximação intencional.

Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fachada, Vidro
© Raphaël Thibodeau

Os princípios de eficiência energética, conforto e durabilidade orientaram o projeto e a equipe de profissionais. Opções de projeto como um envoltório altamente isolado e hermético, recuperação superior de calor do sistema de ventilação mecânica e um projeto de orientação e aberturas do edifício que maximiza a radiação solar não são diretamente visíveis na arquitetura, mas são essenciais para construir no contexto da mudança climática.

Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Imagem 15 de 20
© Raphaël Thibodeau

As decisões de projeto foram aferidas pela modelagem energética do edifício, que informou a escolha da moldura dupla para o isolamento das paredes acima do solo e a escolha de janelas passivas com vidro triplo. Além da norma PH, também reduzimos significativamente a pegada de carbono do edifício, escolhendo cuidadosamente materiais, tais como revestimento de madeira e isolamento térmico de celulose. Portanto, a Casa Passiva Saltbox demonstra que é possível construir projetos ambiciosos com altos padrões de energia a um orçamento razoável.

Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri - Fotografia de Exterior
© Raphaël Thibodeau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Passiva Saltbox / Atelier l'Abri" [Saltbox Passive House / Atelier l'Abri] 17 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966765/casa-passiva-saltbox-atelier-labri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.