Casa Pedra / Gort Scott

Casa Pedra / Gort Scott - Fotografia de InterioresCasa Pedra / Gort Scott - Fotografia de InterioresCasa Pedra / Gort Scott - Fotografia de InterioresCasa Pedra / Gort Scott - Fotografia de ExteriorCasa Pedra / Gort Scott - Mais Imagens+ 9

Whistler, Canadá
  • Arquitetos: Gort Scott
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rory Gardiner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aram Contracts, Cantu Bathrooms, Heath Ceramics
  • Empreiteiro Geral: Dürfeld Constructors
  • Consultoria Projeto Legal: Kat Sullivan
  • Empreiteiro Da Obra: Bmak
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: MCW Engineers
  • Piscina: Alka Pool
  • Fachadas: JRS
  • Carpintaria: Leon Lebeniste & Krause Woodworking
  • Engenharia Estrutural: Equilibrium
  • Vidros: Glasbox
  • Consultoria De Iluminação: EOS Lightmedia
  • Audiovisual: Millson
  • Execução Do Paisagismo: Another View
  • Paisagismo: Hapa Collaborative
  • Cidade: Whistler
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pedra / Gort Scott - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa pedra é uma nova casa no resort canadense de montanha de Whistler, projetada pelo escritório de arquitetura londrino Gort Scott. Enraizado na paisagem, o volume é composto por uma casa principal com seis quartos e uma para hóspedes com dois quartos ambas ligadas por um terraço exterior. Lâminas de concreto sobem do afloramento rochoso, fechando espaços de planta livre entre o concreto denso e uma estrutura de madeira finamente trabalhada acima.

Casa Pedra / Gort Scott - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner

A aspiração arquitetônica para este projeto segue a afirmação de Frank Lloyd Wright de que: "nenhuma casa deve ser construída sobre uma montanha. Casa e montanha devem conviver e serem mutualmente felizes”. A experiência do local antes da construção foi um momento incrível e único para o cliente, como tal, o papel da arquitetura era o de valorizar o cenário natural - revelando suas particularidades. Em vez de dominar a montanha, a arquitetura a destaca deliberadamente; atenta ao impacto visual, a arquitetura chama a atenção dos transeuntes e coloca o alto da rocha no centro do palco. Do exterior ao interior e da estratégia aos detalhes, este volume foi projetado com a experiência humana em mente.

Casa Pedra / Gort Scott - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner
Casa Pedra / Gort Scott - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner

Internamente, a jornada pela casa homenageia a experiência original de mover-se pelo local não construído em direção ao alto da rocha. Entrando pelos níveis de concreto mais baixos, o visitante é conduzido lentamente para cima através de espaços interligados. Ao longo deste percurso, zonas habitacionais distintas são concebidas em torno da vida familiar e posicionadas de acordo com a privacidade, vistas célebres, orientação solar e topografia. Mudanças sutis nos níveis e materiais demarcam essas "zonas" - incluindo uma biblioteca, sala de jantar e cozinha - dentro do espaço de planta livre. A paleta de materiais é deliberadamente refinada, variando sutilmente entre superfícies de concreto polidas e marcadas, permitindo que os padrões de sombra e luz impregnem os espaços interconectados com uma série de ambientes diferentes e envolvam todos os sentidos. A jornada interior culmina em um espaço generoso no pico da rocha, onde vislumbres percebidos através de árvores densas dão lugar a vistas panorâmicas do Lago Alta.

Casa Pedra / Gort Scott - Imagem 10 de 14
Plantas - Subsolo e Térreo

Buscando uma 'expressão arquitetônica de si mesmo', o cliente lançou um concurso de projeto somente para convidados, buscando um design que incorpore: tranquilidade, força, privacidade, respeito pela natureza, realização humana e, crucialmente, uma 'harmonização de contradições'. No início, os arquitetos passaram uma semana observando o local - sua luz, topografia, vistas e condições climáticas extremas - do nascer ao pôr do sol. Esta compreensão profunda do terreno é traduzida na arquitetura que sintetiza elementos contraditórios: exposição e intimidade; abertura e fechamento.

Casa Pedra / Gort Scott - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner

O concreto flui entre as superfícies externas e internas, borrando os limites entre a residência e a paisagem. Internamente, a madeira polida, os tecidos e as lareiras integradas adicionam calor visual e sensorial, garantindo uma sensação de intimidade e isolamento. Os forros internos de madeira são de origem local, especificados por razões de sustentabilidade e para fazer uma referência sutil às árvores de cicuta ocidental do local; convidando ainda mais a paisagem a permear os espaços habitacionais.

Casa Pedra / Gort Scott - Fotografia de Interiores
© Rory Gardiner

Estratégias de energia sustentável e detalhamento de alta qualidade garantem tranquilidade por toda parte. O envoltório é construído de acordo com os padrões Passivhaus e um sistema de painéis de madeira pré-fabricados para os níveis superiores garante a máxima qualidade e desempenho ambiental. As estratégias de controle passivo do clima tratam das variações climáticas extremas sem comprometer a ambição do projeto. Em todas as escalas, desde a base do edifício na paisagem, até as minúcias de marcenaria e acessórios sob medida, a casa celebra a expressão material. Sem sacrificar sua funcionalidade como uma agradável casa de família, o volume transforma o local e demonstra formas inovadoras de conectar arquitetura, paisagem e o indivíduo.

Casa Pedra / Gort Scott - Fotografia de Exterior
© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pedra / Gort Scott" [The Rock House / Gort Scott] 14 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966742/casa-pedra-gort-scott> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.