Praça da Saudade / Natureza Urbana

São Luís, Brasil
  • Coordenação: Manoela Machado e Pedro Lira
  • Líderes De Projeto: Giulia Corsi e Camila Reis
  • Equipe De Projeto: Camila Sanches, Julia Marini, Luna Viana, Raquel Araruna, Renata Peres e Renan Ferreira
  • Parceiros: Alice Gambardella (assistente social), Clay Anne Azevedo (assistente social), Juliana Teixeira (assistente social), Viviane Oliveira (pesquisa histórica), Rodrigo Dias (apoio técnico local) e Alan Dias (engenheiro civil madeiras), Bianca Vasone (paisagismo), Gabriella Ornaghi (paisagismo)
  • Consórcio: Hproj Planejamento e Projetos, Daniela Dezidera (coordenadora de projetos complementares), Alexandre Ferreira (coordenador de projetos complementares), Deniti Nakazato (engenheiro civil), Gélio Benito (engenheiro civil), Paulo Maffei (engenheiro civil), Julio Masuda (engenheiro civil), Cláudio Vidrih (engenheiro Florestal), Joice Ferreira (engenheira civil) e Vitória Pezzano (engenheira civil)
  • Clientes: Banco de Desenvolvimento Internacional BID, Prefeitura de São Luís
  • Cidade: São Luís
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Praça da Saudade / Natureza Urbana - Fotografia de Exterior
© Meireles Junior

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto “Praça da Saudade”, realizado pelo escritório de arquitetura Natureza Urbana com a participação da Hproj Planejamento e Projetos, faz parte de um programa de revitalização do Centro Histórico de São Luís, capital do Maranhão, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Manoela Machado e Pedro Lira, sócios do escritório. Em um processo participativo, a população expressou suas demandas e participou da coleta de informações e sugestões por meio da realização de oficinas interativas.

Praça da Saudade / Natureza Urbana - Imagem 2 de 21
© Meireles Junior

Equipes de assistentes sociais cadastraram os comerciantes de modo a garantir que suas atividades fossem contempladas pelos novos espaços, tanto em quiosques ou pequenas bancas quanto em veículos adaptados como bike foods, ideais para vendedores ambulantes. Na Praça da Saudade, anteriormente ocupada de forma irregular e profundamente degradada, havia pouco uso como local de encontro e lazer. A área fica ao lado de um cemitério, daí seu nome, e era marcada pela venda de flores desprovida de estruturas de apoio. A Natureza Urbana propôs um projeto que conferiu unidade, organização e melhor utilização da área livre existente, além de viabilizar a integração de equipamentos locais como bancas de alimentos, de publicações, como jornais e revistas, e ponto de táxi.

Praça da Saudade / Natureza Urbana - Fotografia de Exterior
© Meireles Junior
Praça da Saudade / Natureza Urbana - Imagem 20 de 21
Planta - Implantação
Praça da Saudade / Natureza Urbana - Fotografia de Exterior
© Meireles Junior

Antes caracterizada por um grande cimentado e carente de verde, a praça ganhou morrotes para ampliar a vegetação, arquibancada em alvenaria e espaço para floristas, que agora atendem aos visitantes do cemitério com mais estrutura. Foram criadas coberturas de madeira lamelada colada, proveniente de reflorestamento. Tanto nos elementos de cobertura quanto no restante do espaço, há uma estética fluída, referência estética aos Lençóis Maranhenses.

Praça da Saudade / Natureza Urbana - Fotografia de Exterior
© Meireles Junior

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça da Saudade - Codozinho, São Luís - MA, 65015-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça da Saudade / Natureza Urbana" 19 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965431/praca-da-saudade-natureza-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.