Restaurante Kotori / Coletivo de Arquitetos

Restaurante Kotori / Coletivo de Arquitetos

© Levi Mendes Junior© Levi Mendes Junior© Levi Mendes Junior© Levi Mendes Junior+ 16

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Levi Mendes Junior, Rubens Kato
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Fahrer Design, Marcenaria Taniguchi, Mel Kawahara, Tresuno
  • Arquitetos Responsáveis:Guile Amadeu e Rodrigo Lacerda
  • Equipe De Projeto:Luna Viana
  • Luminotécnico:Marcos Castilha
  • Engenharia:K2P Projetos
  • Obra:Abduch Construtora
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Levi Mendes Junior
© Levi Mendes Junior

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante Kotori localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, foi desenhado ao longo de 2020 e inaugurado em 2021, com projeto de arquitetura do Coletivo de Arquitetos. O resultado é fruto de uma grande imersão no imaginário cultural do Japão, lugar onde o chef Thiago Bañares busca a inspiração para sua gastronomia.

© Levi Mendes Junior
© Levi Mendes Junior
Planta Baixa
Planta Baixa
© Levi Mendes Junior
© Levi Mendes Junior

Inúmeras conversas e referências estudadas ao longo do processo, somado a um bom punhado de imagens que o chef havia coletado, aproximaram o escritório do imaginário que os proprietários do restaurante desejavam. No entanto, nenhuma imagem ou referência foi tão determinante para a concepção do restaurante quanto sua própria proposta gastronômica.

© Levi Mendes Junior
© Levi Mendes Junior

O Yakitori, prato principal da casa, é uma técnica japonesa que aproveita diversos cortes do frango servidos em espetinhos de madeira. A tradução dessa maneira de servir seus clientes se tornou a mais importante ferramenta de projeto para a concepção do Kotori.

Através do estudo das amarrações e encaixes japoneses que usam elementos de madeira, o Coletivo de Arquitetos se apoia nesse tradicional raciocínio construtivo oriental para desenhar quase que integralmente o “espaço construído” do salão do restaurante.

© Levi Mendes Junior
© Levi Mendes Junior

Na imersão feita para estudar elementos da cultura japonesa, o escritório foi buscar no trabalho de Issey Miyake a referência para desenhar o barrado do bar e da cozinha, tradução feita através de artefatos pré-fabricados de concreto claramente referenciados no pliçado de tecido que o estilista tanto usa em seu trabalho.

Diagrama
Diagrama

O washi, papel especial feito a partir de fibras dos arbustos Kozo, Gampi e Mitsumata, foi inspiração para o desenho de alguns elementos de fechamento do mobiliário do salão incorporando a ideia de leveza dessa técnica milenar.

© Levi Mendes Junior
© Levi Mendes Junior

Exposta para o salão, a cozinha foi cuidadosamente pensada para absorver todo o processo de concepção do chef. De maneira clara, Thiago sempre enfatizou que desejava ter uma cozinha quadrada com uma ilha central capaz de proporcionar à ele e seus colaboradores uma total visão de todas as praças de trabalho.

© Levi Mendes Junior
© Levi Mendes Junior

Por fim, uma importante área nos fundos do salão e cozinha abrigam depósitos, câmeras refrigeradas e um escritório, ambientes necessários para dar suporte ao funcionamento da casa. Desenhado para desafogar a operação do salão, um único e longo corredor técnico conecta todas essas áreas de suporte do restaurante sem gerar qualquer tipo de interação com o cliente dentro do salão principal.

© Rubens Kato
© Rubens Kato

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Kotori / Coletivo de Arquitetos" 03 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964380/restaurante-kotori-coletivo-de-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.