Apartamento Borrell / AMOO

Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores, Dormitório, PortaApartamento Borrell / AMOO - Fotografia de InterioresApartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Borrell / AMOO - Fotografia de InterioresApartamento Borrell / AMOO - Mais Imagens+ 13

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: AMOO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, FLOS, Franke, ICONICO, JUNG, Osram, Roca
  • Arquitetos Responsáveis: Aureli Mora, Omar Ornaque
  • Equipe De Projeto: Inès Martinel, Albert Renau
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado no primeiro andar de um edifício construído em 1925 no bairro Nova Esquerra de l'Eixample em Barcelona. O edifício tem 4 apartamentos por patamar, convertendo a tipologia típica de residências de l’Eixample em andares intermediários.

Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores
© José Hevia

A casa é feita com paredes estruturais distribuídas em dois pátios com divisórias que criam um corredor de um lado e pequenos cômodos do outro. O acesso é feito por uma extremidade e sua fachada principal está voltada ao pátio interno do bloco onde a sala de jantar ocupou a antiga galeria, voltada para o nordeste. A área total é de 60,48m².

Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores, Cozinha
© José Hevia
Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores
© José Hevia

O projeto visa esfumaçar o espaço do corredor, tentando criar uma planta reconhecível, mas permeável; Também buscam-se múltiplas imagens cruzadas que ampliam a sensação de profundidade do pavimento.

Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Apartamento Borrell / AMOO - Imagem 17 de 18
Planta - Depois
Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta
© José Hevia

É proposto um escoramento na parede de suporte que liga a sala à nova cozinha, demolindo as divisórias restantes. Uma nova faixa funcional e de serviço, de cor verde, ligará o apartamento de ponta a ponta: começando como um móvel de recepção com balcões e armários, contendo as duas portas de acesso ao cômodo principal e ao banheiro, sendo totalmente aberto para a cozinha, definido apenas pela área da geladeira, uma prateleira acima e volume do balcão abaixo, favorecendo o uso do corredor como espaço de cozinha. Após a parede de suporte, a faixa verde divide cromaticamente a área entre a sala de estar e a de jantar, contendo as instalações e assumindo irregularidades pré-existentes na estrutura principal do pavimento. A galeria é um espaço integrado gratuito e incorpora a pequena varanda com uma grande porta de correr de seis folhas.

Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Outra estratégia favorece as intenções iniciais: em vez de fechar o banheiro com duas divisórias de altura total, são utilizadas duas aberturas envidraçadas. A primeira relaciona-se com o quarto; a segunda, com a cozinha. Assim, toda a profundidade é percebida e a luz das duas janelas do banheiro é utilizada para eliminar definitivamente a percepção do corredor como um elemento escuro e isolado.

Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© José Hevia

Os outros espaços são definidos por móveis feitos sob medida e adaptados aos usos, categoria em que se destaca o desejo ancestral de um lar, por parte do cliente, que preside na sala de jantar. Esta exigência se materializa em um armário com nicho baixo de mármore que parece ser uma lareira, devido à impossibilidade de se obter a regulamentação para uma. No acabamento superior, um recorte, como rebordo clássico, esconde a bomba de calor, transformando um móvel auxiliar na imagem do conforto doméstico, simbolicamente e na prática.

Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José Hevia

O formalismo da cornija é extrapolado de maneira alegórica em vários elementos trabalhando na manipulação do seu uso para restabelecer, em parte e de forma referencial, a retirada de pormenores originais em alguma reforma anterior.

Apartamento Borrell / AMOO - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Borrell / AMOO" [Casa Borrell / AMOO] 29 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964113/apartamento-borrell-amoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.